Cooperados da Frísia recebem troféu do programa Fazenda Sustentável
13 de dezembro de 2024Iniciativa incentiva práticas nas propriedades com uma série de critérios que visa proporcionar uma produção ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa
Após um ano de aplicação de práticas sustentáveis, 36 cooperados da Frísia, que representam 43 propriedades, receberam ontem (11) os troféus por destaque no programa Fazenda Sustentável Frísia. A entrega aconteceu na Agropecuária Vendramin, localizada no município de Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná.
O evento reúne produtores de diversas culturas da região, como soja, milho e cevada, e visa o reconhecimento do trabalho e aplicação do planejamento para tornar as fazendas mais sustentáveis. Na ocasião, estiveram presentes cooperados que alcançaram os níveis 3, 4 e 5, este o mais alto, quando se atinge o nível máximo de boas práticas de sustentabilidade do programa.
“Estamos muito felizes pela conquista dos cooperados. A Frísia tem a sustentabilidade como um dos seus valores, e o programa é esse conceito sendo colocado em prática. O Fazenda Sustentável, com certeza, melhora o desempenho das propriedades e gera resultados concretos para o cooperado”, afirma a analista da Frísia, Priscila Azevedo.
O programa Fazenda Sustentável Frísia é um projeto de incentivo a práticas sustentáveis no meio rural, onde as propriedades que participam recebem orientação e são avaliadas em critérios de sustentabilidade, trabalhando com módulos e enquadrando as propriedades em níveis. São desenvolvidos os módulos de segurança do trabalho, treinamento aos colaboradores, gestão de processos, gestão de pessoas, certificação, entre outros.
Para alguns cooperados, o Fazenda Sustentável Frísia se tornou o primeiro passo para a obtenção da certificação RTRS, que permite, por exemplo, se comercializar créditos de produção sustentável de culturas como soja e milho. Um próximo passo seria comercializar a soja física certificada.
O Fazenda Sustentável foi “acelerado” em sua concepção com a construção da maltaria em Ponta Grossa (PR), realizado por um grupo de cooperativas, incluindo a Frísia, para a produção de malte nos Campos Gerais. Uma das exigências das indústrias compradoras do malte é que parte da cevada seja sustentável, ou seja, com os produtores cumprindo uma série de requisitos (ambientais, sociais, trabalhistas e de infraestrutura).
Sobre a Cooperativa Frísia
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2023 produziu 334,7 milhões de litros de leite, 1 milhão de toneladas de grãos, 73,5 mil toneladas de madeira e 26,6 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.084 cooperados e 1.272 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.
Luis Fernando Duarte | pg1 Comunicação