Cooperativismo é um dos setores que mais cresce em MS e responde por quase 60% de investimentos

Cooperativismo é um dos setores que mais cresce em MS e responde por quase 60% de investimentos

27 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Economia Paulo Massaharu Yafusso 25/novembro/2022 4:38 pm Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O cooperativismo é um dos setores que mais cresce na economia de Mato Grosso do Sul, respondendo pelo menos por 60% dos empreendimentos implantados nos últimos anos. Atualmente o Sistema OCB MS (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul) reúne 125 cooperativas no Estado e mais de 390 mil cooperados. Além disso garante pelo menos 11 mil postos de trabalho no Estado.

Esta força da união pôde ser constatada no Encontro Estadual de Cooperativismo do Sistema OCB MS, realizada nesta quinta-feira (24).

O evento contou com a abertura do secretário de Estado de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck. Ele destacou a força do cooperativismo no desenvolvimento do Estado. “O cooperativismo de MS é um dos maiores investidores do Estado, respondendo por pelo menos 60% dos empreendimentos instalados nos últimos anos”, enfatizou.

A união do segmento também foi destacada pelo secretário. “O cooperativista olha o seu cooperado como ele olha a sua empresa, o seu sistema de gestão. E nós aqui do Estado, buscamos recentemente atender uma demanda do setor, um pedido tributário. Por isso nós publicamos um Decreto permitindo que a OCB também passe a compor o Tribunal Administrativo Tributário (TAT) para fazer a defesa da tributária das cooperativas do estado de Mato Grosso do Sul”, citou.

Verruck destacou o avanço das cooperativas no interior. “Por onde andamos nos municípios estão abrindo uma Sicredi, o Sicoob, está instalando uma unidade da COAMO, está abrindo uma nova estrutura de armazenagem da Copasul, enfim, inúmeros investimentos do cooperativismo no Estado. E sempre contando com o apoio do Governo, seja com incentivo fiscal, outros investimentos privados às vezes pelo FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste).  Então, isso é um esforço de vocês de tomarem a decisão e obviamente propiciando o excepcional crescimento do segmento”, concluiu.

Rosana Siqueira – Semagro
Foto: Divulgação


Compartilhar