Correios eleva nível de maturidade de governança em ciclo avaliativo do Ministério da Economia

Correios eleva nível de maturidade de governança em ciclo avaliativo do Ministério da Economia

21 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Nesta quarta-feira (14), os Correios foram premiados com o “Nível 2” em Maturidade de Governança Corporativa no 6º Ciclo do Indicador de Governança das Empresas Estatais Federais (IG-SEST). Foi a melhor nota da estatal nos ciclos avaliativos realizados desde 2017. Com o resultado, a empresa figura entre as 20 estatais que se destacaram na avaliação. 

Realizado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest)/Ministério da Economia, o questionário avaliou 55 estatais nas Dimensões: Governança – Conselhos e Diretoria; Transparência; e Gerenciamento de Riscos, Controles e Auditoria. 

Uma das ações que auxiliaram o aprimoramento e consequente elevação do Índice de Maturidade da Governança dos Correios foi a aprovação do indicador estratégico IMSG – Índice de Maturidade do Sistema de Governança dos Correios, peça constante do Plano Estratégico 2022/2026 e do Programa de Remuneração Variável de Administradores (RVA)  – Programa de Remuneração Variável Anual – RVA 2023 dos Membros da Diretoria Executiva das Empresas Estatais Federais. 

Outra iniciativa que contribuiu com o resultado foi a aprovação do indicador setorial IGOV – Índice de Governança Corporativa, baseado na execução de Plano de Ação de Melhoria elaborado para sanar lacunas apresentadas em avaliações externas e internas quanto à Governança dos Correios, segmentadas pelas diversas áreas da empresa. 

As interações constantes realizadas pela governança da empresa junto a órgãos externos, a exemplo da SEST e do TCU, de forma a facilitar o entendimento e a internalização das questões apresentadas nas avaliações junto às áreas da empresa, também estão entre os fatores que permitiram a elevação do índice. 

A evolução do indicador demonstra o empenho e comprometimento dos Correios nas ações de governança, de forma a possibilitar, ainda mais, o aprimoramento dos processos e firmar, de forma definitiva, a cultura da governança na organização.  

Assessoria de Imprensa dos Correios


Compartilhar