Crise climática: UniCuritiba apoia projetos de enfrentamento
30 de setembro de 2024Professores vão ministrar cursos e workshops oferecidos pelo programa Semente Climatechs com o objetivo de acelerar startups socioambientais
Ondas de frio ou calor, tempestades, enchentes, aumento do nível do mar, temperatura global em elevação e extinção de espécies da fauna e da flora. Os efeitos da crise climática mundial exigem medidas urgentes e, para contribuir na busca por soluções inovadoras, o UniCuritiba – instituição da Ânima Educação – se uniu ao Semente Climatechs.
O programa desenvolvido pela Impactability em parceria com o Instituto Legado vai acelerar startups socioambientais capazes de oferecer soluções inovadoras para o enfrentamento da crise climática.
O foco está em três verticais – descarbonização (redução das emissões de gases de efeito estufa), cidades resilientes (adaptação das cidades a eventos extremos) e agro sustentável (promoção de práticas agrícolas sustentáveis).
A diretora do UniCuritiba, Larissa Albuquerque Dutra, explica que a parceria envolve o compartilhamento de capital intelectual. “Nosso apoio será com os docentes para ministrar os cursos que serão oferecidos às startups selecionadas pelo programa Semente Climatechs. Sem dúvidas, a crise climática afeta a todos e, como uma instituição de ensino voltada à inovação e aos temas da atualidade, não ficaremos de fora.”
Segundo o Head de Inovação da Impactability, Leo Tostes, a crise climática é um sistêmico e envolve toda a sociedade, poder público e empresas. “Não temos tempo a perder. É necessário começar a mudança de forma contundente, impedir que as novas empresas sigam pelo mesmo caminho do passado e criar políticas públicas que fomentem a mudança positiva”, diz.
Foi pensando assim que a empresa criou o Semente Climatechs. “Com o programa vamos acelerar inovações e negócios de startups socioambientais para trazer soluções que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas”, continua Leo.
O programa Semente Climatechs oferece vagas gratuitas. As inscrições estão abertas no site do programa: https://www.sementeclimatechs.com.br/. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de outubro e a divulgação das startups selecionadas será no dia 01/11.
Leo Tostes explica qual é o perfil ideal para participar do programa Semente Climatechs. “A startup deve ter um MVP (Produto Mínimo Viável) pronto para ser entregue ao mercado e ser testado em empresas, no setor público ou junto à sociedade. É essencial também que tenha uma equipe mínima bem montada, capaz de pensar, desenvolver e entregar a solução proposta.”
Além disso, as startups devem ter negócios de impacto, focados na solução dos grandes desafios das mudanças climáticas em uma das três verticais propostas pelo programa e demonstrar potencial para se desenvolverem e crescerem como negócios lucrativos. Para auxiliar na aderência ao programa, a Impactability oferece 10 vagas gratuitas e mais vagas poderão ser ofertadas com o apoio de outras empresas patrocinadoras.
SERVIÇO
· O quê: Programa Semente Climatechs de aceleração de startups
· Por quê: obter soluções inovadores para conter a crise climática
· Quem: Impactability e Instituto Legado, com o apoio do UniCuritiba
· Como participar: startups interessadas podem se inscrever até o dia 20/10 em https://www.sementeclimatechs.com.br/.
·Todos os detalhes no edital https://drive.google.com/file/d/1v8eb92p6B-rwbVyhjQS8Bkt9Zpc8GsX0/view
Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.
Mem Comunicação