Cristiano Ronaldo lidera os jogadores mais influentes da Nielsen no Instagram
3 de novembro de 2022Cristiano Ronaldo lidera a lista dos jogadores mais influentes da Instagram que deverão jogar na Copa do Mundo da FIFA 2022™, segundo a solução Nielsen InfluenceScope. O atacante português chega à frente do argentino Lionel Messi, do brasileiro Neymar e do francês Kylian Mbappé.
Os rankings são baseados na ferramenta de medição de influência da Nielsen, InfluenceScope. A Nielsen utilizou sua plataforma InfluenceScope para avaliar o total de seguidores, crescimento de seguidores, taxa de engajamento e valor médio da marca por postagem no Instagram para determinar quais jogadores fornecem o maior Valor de Redes Sociais pela taxa exigida.
Visite a Copa do Mundo da FIFA 2022™da Nielsen: o hub de dados essencial para obter mais informações. A plataforma tem previsões, estatísticas sobre as Copas, a classificação, as tendências de patrocínio, as percepções dos fãs, os jogadores mais influentes, entre outros dados exclusivos.
Destaque
Cristiano Ronaldo, que tem sido uma superestrela global por quase 20 anos com o Manchester United, Real Madrid e Juventus, quase dobrou seus seguidores no Instagram no ano passado, com cerca de 47% de crescimento de seguidores.
O ataque do Paris Saint-Germain de Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé está nessa ordem atrás de Ronaldo, cada um com média de mais de US$ 1 milhão em valor de mídia por postagem. O valor de mídia de Messi é superior a US$ 2,6 milhões por postagem e seus 358 milhões de seguidores ficam atrás apenas de Ronaldo.
O novo super astro jovem brasileiro, Vinícius Júnior, de 22 anos, marcou o gol da vitória do Real Madrid na final da Liga dos Campeões de 2022. Seus seguidores no Instagram aumentaram 90% na última temporada, o maior crescimento de um jogador entre os 10 jogadores mais influentes da Nielsen.
N’Golo Kanté, que ganhou a Copa do Mundo, a Liga dos Campeões e a Premier League, tem a maior taxa de engajamento com seus seguidores no top-10 da Nielsen, com 11%. Kantéé o único jogador da Premier League inglesa a chegar na lista dos 10 melhores jogadores da Nielsen.
O meio-campista do Barcelona e da seleção espanhola, Gavi, é o melhor jogador revelação no índice da Nielsen de prováveis jogadores da Copa do Mundo, à frente dos brasileiros Raphinha e Antony.
Gavi, que fez sua estreia no Barcelona e na seleção espanhola no ano passado, aumentou seus seguidores em mais de 5000% desde agosto de 2021, atingindo 5,5 milhões de seguidores. Suas postagens têm uma incrível taxa de engajamento de quase 30%.
A mudança de verão de Raphinha do Leeds United para o Barcelona e a transferência de Antony do Ajax para o Manchester United em agosto de 2022 provavelmente ajudará os dois alas a continuarem a subir no ranking dos Jogadores Revelação.
A juventude não é necessariamente um pré-requisito para chegar ao top 10 do Jogador Revelação, como evidencia o meio-campista argentino Rodrigo De Paul (28). Ele está em quinto lugar na lista de revelação depois de mais do que dobrar seu número de seguidores sociais no último ano para quase 5 milhões. Sua taxa de engajamento de mais de 13% também é alta.
A França , atual campeã do mundo, se prepara para a Copa do Mundo de 2022 como a equipe nacional mais influente do torneio, à frente do Brasil e de Portugal. Este trio são as únicas equipes nacionais com mais de 10 milhões de seguidores.
64% dos fãs da França vêm de fora de suas fronteiras. Quatro titulares franceses no top-10 dos jogadores de futebol mais influentes da Nielsen (Mbappé, Benzema, Kanté e Paul Pogba) aumentaram o alcance global do Les Bleus, mas ainda têm menor apelo internacional do que outras grandes nações do futebol europeu.
86% dos fãs que seguem Portugal vêm de fora do país. Os 10,3 milhões de seguidores de Portugal no Instagram totalizam mais do que a população do país inteiro. O apelo internacional de Ronaldo certamente desempenhou um papel na popularidade global da equipe nacional.
As outras principais equipes europeias, Inglaterra, Espanha, Alemanha e Holanda, atraem mais de 70% de seus torcedores de fora do país. Junto com a França e Portugal, todas venceram ou estiveram na final da Copa do Mundo ou do Campeonato Europeu desde 2010.
Marrocos será a equipe africana mais influente nas redes sociais rumo à Copa do Mundo deste ano. O Marrocos impulsionou o maior crescimento de seguidores de todas as 32 equipes da Copa do Mundo no último ano e desfruta de uma taxa de engajamento de 3,4%, a mais alta entre os 10 primeiros colocados.
O lateral marroquino Achraf Hakimi, número oito entre os 10 melhores jogadores revelação da Nielsen InfluenceScope, ajudou potencialmente a impulsionar esse crescimento de seguidores para a seleção nacional. Os 10 milhões de seguidores de Hakimi mais do que duplicaram desde que ele se juntou a Messi, Mbappé e Neymar no Paris Saint-Germain, em julho de 2021.
Menos da metade dos 5,7 milhões de seguidores do México no Instagram são de fora do país, apesar de mais de 25 milhões de americanos reivindicarem o fandom de El Tri de acordo com a Nielsen Fan Insights.
Marco Nazzari, Diretor Geral de Esportes Internacionais da Nielsen disse: “Com dezenas dos atletas mais reconhecidos do mundo competindo pelo prêmio máximo do futebol, a Copa do Mundo chamará a atenção de quase um bilhão de pessoas. Este evento oferece às marcas oportunidades únicas de parceria com os jogadores de futebol certos para engajar efetivamente seus públicos-alvo. A Nielsen InfluenceScope avalia todos os aspectos da influência de um determinado jogador para que as marcas possam garantir que elas recebam uma taxa de retorno adequada para o investimento correto”
Por Bernardo Torelly