Cummins Brasil explora tecnologia de motor a etanol para o setor de transportes, alinhada à matriz energética brasileira
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Cummins Brasil explora tecnologia de motor a etanol para o setor de transportes, alinhada à matriz energética brasileira

6 de novembro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
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04/11/2024 – Na Fenatran 2024, maior feira de transportes de carga e logística da América Latina, a Cummins Brasil exibe o conceito do motor B6.7 movido a etanol, considerando seu potencial para atender às demandas específicas do setor de transporte rodoviário brasileiro. Essa solução representa um passo importante para a empresa no Brasil, ao explorar o uso desta fonte renovável como uma alternativa estratégica para a matriz energética nacional. 

“O Brasil está em uma posição única para avançar de forma sustentável e precisamos reconhecer o imenso potencial da nossa matriz energética e infraestrutura. Para isso, é essencial encontrarmos soluções que aliem inovação e viabilidade econômica para o nosso País”, afirma Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil. “Essa estratégia está alinhada à nossa visão de Destino ao Zero e tem como objetivo garantir uma transição que equilibre progresso tecnológico, infraestrutura adequada e a sustentabilidade”.

Nesta Fenatran 2024, o conceito B6.7 etanol, primeiro motor turboalimentado com ignição por centelha e baixas emissões de NOx, representa um termômetro para a Cummins Brasil medir a receptividade deste biocombustível como alternativa energética para o setor. Equipado com um cabeçote de duplo comando de válvulas e um sistema de injeção de combustível a 350 bar, o motor entrega 325 hp (330 cv) a 2800 rpm e torque de 895 Nm a 1800 rpm, destacando-se pela eficiência no consumo e manutenção simplificada.

Construído a partir da consagrada plataforma B, que acumula mais de 40 anos de sucesso e ultrapassa a marca de 13 milhões de unidades produzidas globalmente, o conceito B6.7 etanol responde à demanda do mercado por um produto que combina as características de durabilidade e desempenho de um motor diesel, com as vantagens ambientais deste biocombustível. 

Entre seus principais diferenciais está a simplificação dos sistemas de pós-tratamento exigidos nos motores diesel. Além disso, não há necessidade de adição do agente de ureia, Arla 32, o que reduz custos de manutenção e operacionais. 

O motor conceito B6.7 etanol considera três pilares fundamentais: confiabilidade, baixo custo de propriedade – com manutenção preventiva facilitada e intervalos de serviço ampliados – e alta performance, em conformidade com as mais rigorosas normas de emissões, sem comprometer o desempenho de potência e torque.

“O etanol é uma realidade consolidada no Brasil desde os anos 70, sendo um combustível sustentável com uma infraestrutura de distribuição bem estabelecida em todo o país”, afirma Rishi. Em nossa região, o B6.7 etanol pode ser uma alternativa viável para diversas aplicações, como ônibus, caminhões leves de entrega, pick-ups, vans e trailers. Sua versatilidade e adaptabilidade fazem dele uma solução ideal para atender às variadas demandas dos clientes em múltiplos segmentos de transporte e logística.

Calibrado para maximizar a potência e o torque, o B6.7 etanol atende às condições de operação locais. O turbocompressor, desenvolvido para aumentar a vazão de ar, proporciona uma resposta otimizada para as demandas de uso típicas do Brasil, assegurando desempenho robusto e eficiente do motor em cenários desafiadores, como altas temperaturas e variações climáticas extremas.

“O B6.7 etanol é mais um passo na nossa jornada de descarbonização. Nosso foco está na ação e na inovação. Este conceito de motorização reflete nosso compromisso em descarbonizar produtos e criar um futuro com zero emissões, garantindo que nossos clientes tenham a flexibilidade necessária para continuar prosperando”, finaliza Rishi.

Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, grupos geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins produz eixos e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, acesse nosso site www.cummins.com.br

Textofinal de Comunicação Integrada


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