De olho no crescente mercado audiovisual brasileiro, Trip consolida divisão de filmes com documentário sobre racismo na Discovery
1 de dezembro de 2022Filme foi produzido em parceria com marcas, mas com total liberdade editorial em um novo modelo de branded content
São Paulo, 1º de Dezembro do ano 2022 – Um dos nomes mais respeitados no mercado de comunicação brasileiro, a Trip acaba de dar um importante passo através de sua mais nova frente de negócios: a Trip Filmes. Nascida de uma evolução natural da Trip TV, cujos conteúdos já foram veiculados em canais como TV Bandeirantes e Netflix, as produções agora atingem novos e mais abrangentes públicos, como aconteceu com o programa “Jogo de Duplas”, já em sua segunda temporada no canal GNT e produzido pela Trip Filmes.
“O grande diferencial da Trip Filmes é a linha editorial já conhecida da Trip, que busca produzir reflexões relevantes sobre a forma que vivemos e pensamos, revelando histórias que inspiram e contribuem para a evolução de cada um de nós. Por conta disso, a Trip Filmes não se coloca como uma produtora, uma vez que não produz qualquer tipo de material, mas sim conteúdos que transformam, seja para as marcas que querem participar das discussões mais relevantes da sociedade, ou para os canais e streamers que buscam conteúdo de alta qualidade editorial”, explica Cristiano Frois, sócio e gestor criativo da Trip Filmes.
Documentário aborda racismo no mercado de trabalho
Seguindo a linha editorial de “conteúdos que transformam”, a Trip Filmes lançou neste mês o documentário “Cartas Marcadas” no Discovery Channel e que também está disponível no streaming discovery+.
Com narração da atriz Camila Pitanga, o filme mostra a realidade de três jovens negros que, apesar de terem ensino superior, ainda precisam enfrentar as diferentes faces do racismo ao longo de suas carreiras. Ao longo de 60 minutos, o documentário acompanha o dia a dia de Merielen, Lucas e Matheus, que escancaram suas realidades em relatos íntimos e sinceros em conversas com familiares. Para ajudar a elucidar as complexas tramas do racismo estrutural no Brasil, o documentário, escrito, realizado e dirigido por uma equipe majoritariamente formada por profissionais negros, conta com a análise de diversos especialistas no tema da desigualdade.
Com direção de Karol Maia e produção e direção criativa de Cristiano Frois, “Cartas Marcadas” foi idealizado por Eduardo Migliano, da 99Jobs, é uma coprodução entre Warner Bros, Discovery e Trip Filmes, e contou com a participação e patrocínio de Mercado Livre e Dasa.
“Esse documentário foi feito com total liberdade editorial. A presença das marcas era necessária para a discussão do tema e elas foram inseridas por sua relevância e conexão com o assunto. É uma evolução do branded content tradicional, que muitas vezes apresenta um viés publicitário vestido de conteúdo. É algo real e conectado com os valores das marcas e o do público, que gera interesse e conexão genuínos com as pessoas.” complementa Frois.
Por Érika Valois