De Onde Vem o Dinheiro?

De Onde Vem o Dinheiro?

25 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Ministério da Agricultura apresenta

Com dramaturgia e música autoral de Renata Mizrahi e direção de Pedro Garrafa, a peça faz da imaginação dos pequenos um espaço fértil para solidificar boas ideias e práticas. Estreia acontece no Tucarena no dia 30 de setembro

Com a missão de ensinar para a criançada como lidar de forma responsável com o dinheiro e a empreender de maneira sustentável, a peça De Onde Vem o Dinheiro estreia no dia 30 de setembro, no Tucarena. O trabalho é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio pelo Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). 

A direção é de Pedro Garrafa, a dramaturgia inédita e as músicas originais são assinadas por Renata Mizrahi, com trilha sonora original de Carlos Careqa; e o elenco traz Iris Yazbek, Lucas Padovan e Rebeca Oliveira. 

Já a produção é da WB Produções, comandada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsável por grandes espetáculos como Misery, de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; e Três Mulheres Altas, de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.

Antônio (8), melhor amigo de Tininha (8), que mora no Rio de Janeiro, se mudou para um outro estado do país, Belém do Pará, no Norte. Os dois, agora, só se falam pelas telas, mas a vontade de se ver ao vivo, brincar no presente, é muito maior.  Tininha não aguenta de saudades e quer muito visitar Tom Tom, o apelido carinhoso. Mas quando pede para sua mãe comprar a passagem, leva um banho de água fria. É muito caro ir do Rio até Belém e ela não vai conseguir. Marta explica de onde vem o dinheiro e a importância de juntá-lo para conseguir realizar a viagem. Tininha não se conforma e briga com a mãe por achar que ela não quer ajudá-la a encontrar seu amigo. 

Triste e cheia de saudade, Tininha e Antônio pensam num jeito mais rápido de conseguir o dinheiro da passagem. Eles sabem que   existem games onde os personagens alcançam moedas rapidamente (Mario Bros., Subway Surfers, Sonic, entre outros) e pensam na possibilidade de eles mesmos entrarem num game e ganharem moedas dessa maneira.

Mas o que eles não sabem é que Marta ouve essa conversa e pensa num jeito de fazê-los se sentirem num game.

Ela inventa um formulário para eles participarem do Game Reino da Rainha Bufunfa, a fim de pegarem moedas. Sem desconfiar, eles se inscrevem, mas para serem selecionados, precisam passar por várias perguntas e dizer por que eles realmente precisam de moedas. Antônio e Tininha fazem uma linda canção sobre a força da amizade deles. E passam.

Enquanto Tininha dorme, Marta transforma da filha o quarto num verdadeiro cenário de game e se veste na Rainha Bufunfa, a dona do Reino Bufunfa, a terra da moeda. Tininha acorda nesse cenário e logo chama o amigo na tela. Antônio fica chocado. Parece que eles estão dentro do game. Mas nada será fácil, eles precisam passar de fases, responder perguntas, numa verdadeira gincana de aprendizado sobre economia, para conseguirem as moedas.  Numa dinâmica divertida e recheada de músicas, orquestrada pela Rainha Bufunfa, que na verdade é mãe, Marta, Antônio e Tininha aprendem sobre De Onde Vem o Dinheiro.

No final eles passam de todas as fases e conseguem a viagem. Mas antes descobrem que tudo foi uma grande brincadeira feita por Marta. Tininha entende que não é que mãe não quer que ela vá, é que dinheiro não cai do céu. E em vez de reclamar, vai ajudar a mãe economizar para ir viajar o mais rápido possível.

Finalmente, após um tempo, Tininha e Tom tom se encontram na casa do amigo em Belém e ficam cheios de felicidades por se verem ao vivo e dão um belo abraço de amigos.

Com leveza, muita música, simplicidade e humor, “De onde vem o dinheiro?” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas práticas e ideias.

Sinopse

A peça conta a história de Tininha, que mora no Sudeste, e Tom tom, que recentemente se mudou para o Norte do país. A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de avião é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo. Com a ajuda de um game, a menina aprende a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas. E descobre que, se tiver foco e paciência, logo conseguiria juntar o valor necessário para visitar o amigo.

Este espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre Renata Mizrahi – dramaturgia e canções originais

Renata Mizrahi tem um portfólio de sucesso como roteirista e dramaturga. No cinema, ganhou prêmio de Melhor roteiro no Festival de Triunfo pelo filme Amores de Chumbo, com direção de Tuca Siqueira (atualmente na Amazon e no Now). É autora do longa-metragem Os Sapos, que rodou em outubro de 2021, baseado na sua peça homônima, direção de Clara Linhart. 

É roteirista do longa “Meus 4 Maridos”, que rodou em outubro de 2021, direção de Fred Mayrink; autora do curta-metragem “Bodas”, que estreou na mostra paralela do Festival de Cannes e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Primeiro Festival Internacional de La Gent Gran de Barcelona 2019.

Na TV, escreveu a segunda temporada de Homens São de Marte…(GNT); escreveu a segunda temporada da série “Matches” para a Warner; e formatou e escreveu “Tem Criança na Cozinha” (Gloob), que ganhou o prêmio Comkids e foi indicado ao Emmy Kids. Escreveu “Minha Estupidez”, com Fernanda Torres (GNT); “Vai que Cola” e “A Vila” (Multishow); a série “Minha Estupidez” (GNT), com Fernanda Torres, entre outros. 

Sua série autobiográfica, foi selecionada para o LAB Varilux Cinema Francês em junho de 2022. Venceu o Festival Cabíria 2020 de melhor argumento infanto-juvenil (com Renata Diniz) por Rodante. Foi curadora do Festival Cabíria 2021 de roteiros de longa-metragem. No teatro, ganhou o Prêmio Shell por Galápagos, em 2014. E os prêmios Zilka Salaberry 2010 e 2012 pelos infantis Joaquim e as Estrelas e Coisas que a Gente Não Vê.

Sobre Pedro Garrafa – direção

Pedro Garrafa é diretor, ator, dramaturgo, roteirista e professor de Teatro. Ganhador do Prêmio São Paulo (FEMSA) de Teatro Infantil e Juvenil como Melhor Texto e Melhor Espetáculo de 2015, por O ALVO, espetáculo de grande sucesso de público e crítica, e do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelo texto e direção de NOMO, em 2019.

Pedro ainda assinou nos últimos anos, texto e direção de outros espetáculos como: Espartanos (2016), O Alvo – Hateclub (Parte 2 Em 2016) O Que A Dorothy Quer (2015), Nem Sonhando (2012), Enquanto O Mundo Explode (2010) E Oito A Zero, Os Futebóis Do País (2008). Como Diretor, Ainda Assinou O Espetáculo Fale Mais Sobre Isso (2015), de Flávia Garrafa, considerado a “melhor comédia de 2015 na escolha do público” pela Folha de São Paulo. Além do clássico AS TRÊS IRMÃS, na montagem de 2010 Cia dos Desejos, DESVIO, de Juliana Gonçalves, em 20011 e a da direção de AQUI ACONTEÇO, solo de Suia Legaspe sobre a obra poética de Orides Fontela, espetáculo da CIA DRAMÁTICA EM EXERCÍCIO em 2008.

Sobre a WB PRODUÇÕES

Fundada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, a WB Produções é uma empresa realizadora de projetos culturais, que tem em seu DNA a missão de produzir experiências transformadoras ao público através da cultura brasileira. Há 16 anos no mercado, a WB realiza projetos originais, e também é responsável por grandes obras premiadas internacionais no Brasil. 

É a produtora de mais de 20 projetos, dentre eles “Através da Iris”, de Cacau Hygino – homenagem a nova-iorquina Iris Apfel, interpretada por Nathalia Timberg; “Misery” da obra de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; “Três Mulheres Altas” (Three Tall Women) de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill; “Gargalhada Selvagem” (Laughing Wild) de Christopher Durang, com Alexandra Richter e Rodrigo Fagundes, dentre muitos outros. Ao todo, a WB Produções atingiu um público de mais de 1,5 milhão de espectadores em mais de 700 sessões realizadas, envolvendo mais de 500 profissionais entre artistas, técnicos e equipe em seus projetos.

Ficha Técnica

Idealização: Bruna Dornellas e Wesley Telles

Dramaturgia: Renata Mizrahi 

Direção: Pedro Garrafa

Assistente de Direção: Rafael Cabral

Elenco: Iris Yazbek, Lucas Padovan e Rebeca Oliveira

Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles 

Trilha Sonora Original: Carlos Careqa

Iluminador: Cesar Pivetti

Cenografia e Figurinos: Paula De Paoli

Produção: Bia Mendes

Cenotécnico: Wagner José de Almeida

Aderecista: Gê Campelo

Assistente de figurinos: Rubens Carvalho

Costura Figurinos: Zezé de Castro

Costura Cenografia: Ateliê Cecília

Preparadora Vocal: Mariana Nunes

Preparador Corporal: Cezar Rocafi

Visagista: Bruna Recchia

Produção Executiva: Aline Gabetto 

Assistente de Produção: Inês Munhoz

Técnico e Operador de Luz: Rafael Pivetti

Técnica e Operadora de Áudio: Natalia Francischini 

Contrarregra: Ian Carvalho

Camareira: Claudia Luna

Técnica e Operadora de Som e Luz – Turnê: Julia Maria

Assistente de Produção: Anna Mittmann

Designer Gráfico: Jhonatan Medeiros e Lydia Spinassé

Motion Design: JLStudio

Social Media: Ismara Cardoso 

Coordenadora do Projeto: Letícia Napole 

Gestão de Projetos: Deivid Andrade

Fotos: Priscila Prade

Vídeos: gaTú Filmes

Gestão de Mídia: R+ Marketing
Ilustrações: Rayan Casagrande

Assessoria Jurídica: Maia, Benincá & Miranda Advocacia

Assessoria Contábil: Leucimar Martins 

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Gestão de Patrocínio: Incentiv

Apresentado por: Ministério da Cultura

Patrocínio: Nubank

Realização: WB Produções  

Serviço

De Onde Vem o Dinheiro

Temporada: 30 de setembro a 22 de outubro de 2023

Sábados e domingos às 16h 

Teatro Tucarena – Rua Bartira, 347 – Perdizes

(11) 3670-8455 / Estacionamento no local

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada).

Vendas: Pelo site/app da Sympla ou na bilheteria do Teatro

Capacidade:  288 lugares

Classificação Indicativa: Livre

Acessibilidade. Haverá intérprete de LIBRAS diariamente e audiodescrição. Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Espetáculo infantil ensina conceitos de educação financeira e empreendedorismo para a criançada * (Ft,. Arquivo)

Pombo Correio


Compartilhar