Deputados discutem impactos da importação de leite na produção nacional

Deputados discutem impactos da importação de leite na produção nacional

16 de outubro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Deputada diz que subsídios argentinos prejudicam pecuaristas brasileiros

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (19) os impactos da importação de lacticínios de países do Mercosul na produção nacional. A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 9h30.

A deputada Ana Paula Leão (PP-MG) foi quem pediu a audiência. “Os produtores de leite do País padecem, há muito, da ausência de políticas públicas efetivas e contínuas de fomento à atividade”, reclama.

Subsídio argentino
Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), de janeiro a julho deste ano, as importações de leite em pó aumentaram 268%, em comparação com o mesmo período de 2022. Mais de 90% desse volume vêm da Argentina e do Uruguai, países-membros do Mercosul.

“Cerca de 52% do volume total tem origem na Argentina, país que vem aplicando subsídios diretos à produção leiteira”, critica Ana Paula.

Esses subsídios, acrescenta a deputada, elevam a desigualdade do produto importado frente ao brasileiro. A situação gera queda nos preços pagos aos pecuaristas, desestimula a produção e intensifica o êxodo rural. “O setor leiteiro nacional não suporta mais”, alerta Ana Paula.

Agência Câmara


Compartilhar