Dia da Escola: sustentabilidade e economia preparam novos cidadãos
16 de março de 2023Educação financeira e abolição de descartáveis são algumas iniciativas em escolas de Curitiba
“Fim dos descartáveis na cantina e em todo o colégio. A natureza agradece!” Esse é um dos anúncios recentes que estudantes de Curitiba receberam em 2023. Desde o começo de fevereiro, a cantina do Colégio Marista Anjo da Guarda não utiliza mais copos, talheres ou pratos descartáveis, o que muda um pouco a rotina do local, mas tem um impacto ainda maior na natureza e na comunidade.
A produção e consumo de plástico vem crescendo a cada ano, o que é muito preocupante para a natureza e também para os seres humanos. Dados do Plastic Waste Makers Index (PWMI) apontam que em 2021 foram consumidos 139 milhões de toneladas de plásticos descartáveis. Em 2019 esse número era de 133 milhões de toneladas. Os resíduos se acumulam em lixões, praias, rios e oceanos, colocando em risco a vida de muitas espécies e acelerando as mudanças climáticas no planeta.
“Por isso, iniciativas contra o plástico são tão importantes. Muitos países já seguiram nesse caminho com resultados positivos e aqui na escola queremos dar o exemplo e ensinar crianças desde pequenas que é possível ter uma vida mais sustentável. É nosso papel enquanto instituição de ensino, focar em práticas economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas ”, explica, a gerente do Colégio Marista Anjo da Guarda, Mariana Clemente Gasparoto. A cantina serve cerca de 300 almoços por semana, o que, ao longo do ano, gerará um grande impacto no meio ambiente local e também como ação de conscientização, reforça Mariana.
Consumo sustentável em foco
Além de lições ambientais, as escolas também estão se ajustando para capacitar os alunos com habilidades complementares, essenciais para o sucesso na vida adulta. A Oficina de Educação Financeira já está disponível para estudantes do Colégio Marista Santa Maria há alguns anos, e a cada ano traz novidades diante das demandas dos estudantes. Podem participar alunos do 4o ano do Ensino Fundamental, até a 2a série do Ensino Médio e seus familiares.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, Honório Petersen Hungria Junior, o objetivo é trazer conceitos e práticas que serão usados na vida adulta, independentemente da profissão escolhida. “Desde o estímulo ao raciocínio lógico, passando pela reflexão de planejamento para alcançar os sonhos, incluindo disciplina, sustentabilidade e consumo sustentável, a oficina prepara crianças, jovens e até adultos para lidarem de uma forma saudável com o dinheiro. Com foco na autonomia e na prosperidade, é papel da escola formar cidadãos completos, com todas as ferramentas para lidar com o cenários futuros”, explica o coordenador.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.
PG1 Com,.