Dia de Campo na CRIO reforça potencial de crescimento do Brangus nacional no mercado

Dia de Campo na CRIO reforça potencial de crescimento do Brangus nacional no mercado

13 de dezembro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Reunindo criadores e representantes de diferentes centrais de inseminação do país na terça-feira (10/12), o Dia de Campo na CRIO – Central Genética Bovina reforçou o potencial de crescimento da genética Brangus nacional no mercado. Um dos sócios-proprietários da empresa e também inspetor técnico da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Fernando Velloso, destacou que há um importante espaço a ser explorado pela raça, já que apenas 44% do sêmen Brangus utilizado no Brasil é oriundo de touros nacionais. Os dados são da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) e levam em consideração o período 2018 a 2023. “Hoje temos um grande mercado ocupado pelo Brangus importado. Os criadores precisam confiar mais na genética brasileira, pois seguramente terão boas surpresas em termos de fertilidade, produção e desempenho”, apontou.

Presidente da ABB, Cacaio Osório, afirmou que a associação está trabalhando para validar com o Conselho Técnico alternativas para valorizar cada vez mais o Brangus nacional. “Nosso objetivo é buscar reverter esse quadro com a mesma qualidade genética. Temos muito a crescer”.

Divulgação

Brangus na CRIO
Atualmente, a CRIO conta com 27 touros Brangus em coleta, representando 25% dos animais da empresa. Exemplares, inclusive, oriundos de provas de eficiência alimentar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Além de termos um número representativo de reprodutores da raça em coleta, vários deles apresentam grande número de doses produzidas”, sinaliza. Hoje a CRIO participa com 25% das doses Brangus produzidas no mercado nacional.

O Dia de Campo contou com cerca de 60 pessoas. Entre eles, membros da diretoria da ABB, criadores e representantes de centrais como Select Sires, Solução Genética, Central Bela Vista, ABS Pecplan e CRV Lagoa na sede da CRIO, em Cachoeira do Sul (RS).

Jardine Comunicação
Rua dos Andradas, 1464/113 – Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
reportagem@jardinecomunicacao.com.br
(51) 99911-1342


Compartilhar