Dia dos Pais deve movimentar R$ 24 bilhões no comércio, aponta CNDL
8 de agosto de 2022De acordo com a pesquisa, 29% das pessoas pretendem desembolsar um pouco mais no presente este ano
A expectativa do comércio é que o Dia dos Pais deva movimentar a economia em R$ 24 bilhões. É o que indica pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
Segundo o levantamento das entidades, 63% dos consumidores pretendem comprar algum presente para o Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que cerca de 101,8 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no dia 14 de agosto, segundo domingo do mês.
O levantamento ainda aponta que 34% das pessoas têm a intenção de gastar o mesmo valor que em 2021, enquanto 29% pretendem desembolsar um pouco mais e 26% querem economizar no presente.
Para o empresário Pedro Castro, founder e CEO da SnowGO, é importante que os varejistas estejam atentos e saibam aproveitar o momento para estabelecer uma relação mais próxima com seu público. “O comércio varejista depende muito dessas datas sazonais para alavancar as vendas e atingir as metas do ano, então é importante fidelizar o cliente, proporcionar uma experiência de compra mais humanizada e descomplicada. Já estamos em um processo economicamente difícil, ainda vivendo uma pandemia, então cabe às lojas entregarem uma experiência personalizada para que esse cliente permaneça durante todo o ano”, conclui.
Ainda em relação ao poder de compra, a CNDL identificou que entre aqueles que pretendem investir um pouco mais no presente do Dia dos Pais, 50% desejam comprar um presente melhor, 49% acham que valores estão mais altos e 19% querem comprar mais de um presente.
As compras pela internet seguem em alta: cerca de 43% dos consumidores devem comprar pela internet, sendo que 70% farão suas compras em sites, 64% em aplicativos e 21% pelo Instagram, de acordo com o levantamento.
Na pesquisa, o presidente da CNDL, José César da Costa declara que “As compras pela internet, que já eram uma tendência em crescimento, se mostram cada vez mais fortes. Por isso, é importante que o comércio se prepare. Mesmo os micros e pequenos negócios, que não possuem uma página na internet, por exemplo, podem utilizar as redes sociais e aplicativos como WhatsApp para atender e atrair os consumidores”, conclui.
Com essa expectativa em alta, nada mais certo do que aproveitar a ocasião para fidelizar novos clientes. Considerando que o consumidor de hoje está cada vez mais exigente e busca por conveniência, personalização e valorização, elementos que compõem uma experiência completa e fluida, é indispensável aproveitar essas datas para oferecer uma experiência cada vez melhor para os clientes.
“Como empresário, sempre busco ter um olhar 360° para diminuir as fronteiras entre o online e off-line, pois isso faz com que eu possa explorar modelos de negócios diferentes, como o pick up store (conceito omnichannel em que a loja online permite a retirada física), prateleira infinita, estoque unificado, opções mais rápidas e baratas de entrega e claro, mais qualidade no atendimento do cliente e entendimento melhor da jornada de compra”, ressalta Pedro.
A pesquisa feita pelas entidades ainda revela outro dado significativo: 37% das pessoas pretendem comemorar a data em sua própria casa, enquanto 33% vão confraternizar na casa do pai e apenas 10% pretendem almoçar fora.
“O segmento de gelado também é impactado com essas datas, afinal, as pessoas que vão se reunir em suas casas querem consumir uma bebida geladinha, então é um momento em que nosso serviço de entrega tem uma grande demanda”, comemora Pedro.
Para o presidente da CNDL, José César da Costa, o Dia dos Pais traz uma expectativa de que tanto as comemorações quanto os presentes tragam uma movimentação importante para o comércio em todo o país.
Pedro Castro – Empresário do mercado de gelados. Founder e CEO da SnowGo, logtech que tem como propósito facilitar o acesso dos clientes ao produto, promovendo uma experiência de compra ágil e acessível. Com uma cartela de mais de 3 mil clientes atendidos na cidade de São Paulo, a empresa tem um conceito de DNA inovador, com o objetivo de facilitar, modernizar e tornar ainda mais acessível e rápida a compra do gelo, seja para eventos corporativos, aniversários, comemorações, churrascos, ou até mesmo para aquele almoço em família.
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