DIA NACIONAL DO LIVRO: CONHEÇA 24 LIVROS INDICADOS POR EMPREENDEDORES
24 de outubro de 2022Apesar de muitas vezes ser considerado apenas um entretenimento, muitos livros abordam questões importantes sobre empreendedorismo e desenvolvimento profissional. Para incentivar o hábito da leitura, no próximo dia 29 é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data foi criada em 1810 em comemoração a transferência da Real Biblioteca para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
Para ajudar interessados em crescer profissionalmente, reunimos algumas dicas de diretores, empreendedores e CEO ‘s de 24 empresas que podem contribuir. Confira a lista:
O Lado Difícil das Situações Difíceis – Autor: Ben Horowitz
Indicado por Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, o livro trata de experiências reais baseadas em momentos difíceis, tomada de decisões duras, mas que são importantes para o negócio. A obra mostra que nenhum problema é igual ao outro, mas as angústias, dúvidas e espinhos são comuns em toda jornada de negócios.
Como Chegar ao Sim: Como Negociar Acordos Sem Fazer Concessões – Autores: Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton.
Indicação de Tania Gomes, Diretora de Inovação do Ibrawork, o livro dá algumas dicas importantes sobre como concentrar-se mais nos interesses do que nas posições, criando assim opções positivas para as duas partes, além de mostrar a importância de separar pessoas e problemas, o que facilita muito a compreensão de quais são os pontos de conflito e como evitá-los.
Sonho grande: Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo
Indicado por Rodrigo Petroni, CEO e fundador da UPM2, o livro ensina que na jornada empresarial, temos que correr risco o tempo todo e as pessoas que se dispõem a correr risco devem ser valorizadas. Além de mostrar a lição mais importante, que é sonhar grande e o sonhar pequeno dá o mesmo trabalho.
Experiência do cliente: Na teoria e muita prática – Coordenação: Bruno Guimarães e Christiano Bem
Indicado por Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co, é o primeiro livro de Customer Experience do Brasil. A obra traz uma visão abrangente com diferentes desafios, experiências, soluções e cases de implementação da experiência do cliente nas organizações, a partir do know how de 35 especialistas referências no mercado de CX.
Capital Relacional: A estratégia de resultados da nova economia – Autor: Roberto Tranjan
Indicado por Pamela Paz, CEO do Grupo John Richard, o livro propõe que pessoas, negócios e mercados resgatem a razão de ser da sua existência, para trilhar um caminho sólido e bem-sucedido rumo ao crescimento.
Guga, Um Brasileiro – Autor: Gustavo Kuerten
Indicado por Nicolaos Theodorakis, fundador e CEO da Noah, a obra relata todas as passagens mais marcantes da vida do tenista Guga. Embora conectados ao esporte, o livro remete a diversos aspectos que podem se relacionar com o empreendedorismo, destacando que a necessidade de se superar a cada instante faz com que nos dediquemos diariamente, a fim de superar todos os nossos desafios e enfrentar as adversidades constantes da vida.
Empreendedoras de Alta Performance – Coordenação: Andréia Roma, Janine Brito e Katharine Bernardes
Indicado por Jefferson Araújo, CEO da Showkase, o livro vem se tornando referência ao compartilhar as histórias da atuação de mulheres na cidade em que vivem. Ao todo, são 29 líderes, dos mais diversos segmentos, que representam o modo feminino de empreender.
Investimentos: Como Administrar Melhor Seu Dinheiro – Autor: Mauro Halfeld
Indicado por Samir Iásbeck, CEO e Fundador da Qranio, o livro dá dicas de como administrar melhor o dinheiro e como ele pode se multiplicar com o passar do tempo. Com uma abordagem objetiva e didática, ele fala de questões como os melhores caminhos para o orçamento pessoal, a compra de imóveis e os investimentos financeiros.
O Catador de Sonhos – Autor: Geraldo Rufino
Indicado por Mateus Vicente, CEO e fundador do MaisMei, o livro mostra que trabalhar com o espírito e a mente é a fórmula do sucesso que Rufino conseguiu desenvolver. Ensinou também enxergar oportunidades em cenários diversificados, não se deixar abalar pelas crises e manter a credibilidade em momentos críticos.
A morte é um dia que vale a pena viver – Autora: Ana Claudia Quintana Arantes
Indicado por Guiarruda, CEO da Vertown, o livro aborda o “fim” sob um ângulo diferente. Para a autora, o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la, de não usarmos nosso tempo da maneira que gostaríamos.
Nada Easy: O passo a passo de como combinei gestão, inovação e criatividade para levar minha empresa a 35 países em 4 anos – Autor: Tallis Gomes
Indicado por Vinicius Callegari Co-fundador da GaussFleet, a obra retrata o cenário empreendedor no Brasil. Muito interessante para quem está pensando em abrir um novo negócio ou precisando aprimorar sua veia empreendedora.
Do mil ao milhão – Autor: Thiago Nigro
Indicado por Carla B. Schork, Diretora de Novos Negócios Texneo, o livro mostra que a riqueza é possível para todos, basta estar disposto a aprender e se dedicar.
Pense simples – Autor: Gustavo Caetano
Indicado por Mateus Magno, CEO da Sambatech, o livro mostra que, ao contrário do que se imagina, inovar é simples. A obra ensina como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso, a lógica da simplicidade para estimular a inovação e, principalmente, a importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador.
Avalie o que importa – Autor: John Doerr
Indicado por Thiago Campaz, CEO do VExpenses, a obra é ideal para o empreendedor que deseja criar um modelo simples e eficiente de definição e mensuração de Objetivos e Resultados-chaves (OKRs)
Persuasão: Como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional – Autor: Maytê Carvalho
Indicado por Camila Florentino, CEO da Celebrar, o livro ajuda as pessoas a se comunicarem melhor, ter mais protagonismo, voz ativa e a capacidade de influenciar as tomadas de decisões.
Vendedor bonzinho não fica rico: Os quatro princípios sobre como ganhar dinheiro com vendas – Autor Thiago Concer
Indicado por Gustavo Mota, CEO da Sales Clube, o livro aponta os fatores e as razões que influenciam o sucesso na área de vendas.
Feedback corporativo – como saber se está indo bem – Autor: Simoni Missei
Indicado por Gustavo Malavota, sócio-diretor da SalesFarm, o livro vai mostrar como um feedback pode ser eficiente e enriquecedor para as empresas e funcionários e como eles devem agir em caso de retornos positivos ou construtivos.
Os Eleitos – Autor: Tom Wolfe
Indicado por Paulo Castro, CEO do Contbank, o livro é uma biografia que conta a história de pilotos envolvidos em experiências de foguetes americanos no pós-guerra e documenta as histórias dos primeiros astronautas do Projeto Mercury, primeiro projeto tripulado de exploração espacial feito pela NASA.
Alta Performance em Vendas: Como fazer amigos & Influenciar Clientes Para Aumentar Suas Vendas – Autores: Dale Carnegie, J. Oliver Crom e Michael Crom
Indicado por Rafael Gianesini, CEO e co-fundador da Cidadania4u, o livro é um clássico na área comercial e desmistifica o processo de vendas com dicas que vão desde a prática até psicológicas, como o motivo por trás do interesse no produto.
Psicologia financeira – Autor: Morgan Housel
Indicado por Pedro Santiago, CEO e co-fundador da Idez, o livro apresenta casos de sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca da felicidade.
Gestão do Amanhã – Autores: Sandro Magaldi e José Salibi Neto
Indicado por Daniel Kroin, CEO e co-fundador da DIWE, o livro apresenta conceitos de alto impacto como a criação dos motores de crescimento que são basicamente como estamos atentos para o futuro e nos transformando para uma nova economia.
Gestão de alta performance: tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados – Autor: Andrew S. Grove Indicação de Jota Baptista, CMO e Sócio da Vivalisto, a obra traz ensinamentos sobre como criar e manter uma empresa e insights práticos de como gerenciar negócios e conquistar desempenho e performance. O livro foi escrito por Andrew Grove, que foi CEO da Intel.
A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção – Autores: Reed Hastings e Erin Meyer Indicado por André Brandão, CEO da Medictalks, o livro traz detalhes da cultura criada pela Netflix, como o negócio atingiu o sucesso e também os principais ensinamentos a respeito de gestão de pessoas e liderança. Liminal Thinking – Autor: David Gray Indicado por Daniel Guedes, Co-founder e CEO da Socii Law, o livro busca simplificar a vida das pessoas, trazendo imagens e pensamentos visuais e explicando como o Pensamento Liminal – Liminal Thinking em tradução livre – pode ajudar os seres humanos a encontrarem oportunidades por trás das suas crenças. A obra é uma ótima indicação para líderes de diferentes departamentos e profissionais da área de design.
PiaR Group,.