Diálogo pelo desenvolvimento sustentável é destaque na agenda de Esther Dweck em Nova York
20 de setembro de 2023Ministra faz parte da delegação do Governo Federal que acompanha o presidente Lula em uma série de compromissos com lideranças globais, nos Estados Unidos
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, está em Nova York, nesta semana, como parte da delegação que acompanha o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em eventos e encontros com lideranças globais, em Nova York, nos Estados Unidos. Nesta terça-feira (19/9), o presidente fez o discurso de abertura da 78ª reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Detalhes da agenda
A ministra também teve encontro bilateral com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn e participou da conferência com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, sobre temas voltados ao uso e regulação da inteligência artificial para acelerar o desenvolvimento sustentável mantendo privacidade e segurança de dados.
Ainda fizeram parte da agenda da ministra, na terça-feira (18/09), reuniões com a chefe do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Mariangela Parra-Lancourt, e com a economista italiana Mariana Mazzucato. Esther Dweck também participou de encontros com representantes dos povos originários e com a diretora da América Latina, Michelle Muschett, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
No domingo (17/9), a ministra Esther Dweck representou o governo brasileiro no lançamento da “Iniciativa de Alto Impacto do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Infraestrutura Pública Digital”. O encontro faz parte do SGD Digital Summit, promovido pela International Telecommunication Unit (ITU) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o lema ”Dezessete objetivos, Dezessete soluções digitais”, em referência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Ainda no domingo, a ministra esteve presente, ao lado do presidente Lula e de outros ministros, no jantar oferecido pela CNI e a Fiesp. O encontro buscou estreitar o diálogo entre o governo e empresários e atrair investidores para o País. A ministra também fez dois encontros bilaterais com as delegações dos governos do Cazaquistão e da Espanha.
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com edição da Agência Gov