Documentário sobre agronegócio ganha as telas do cinema este mês
20 de novembro de 2023Mais de 40 professores, pesquisadores e produtores rurais participam do documentário “Ecossistemas de Inovação: a Revolução Agro”. De Goiás, Sônia Bonato é uma das entrevistadas.
Quem atua no agronegócio enche a boca de orgulho para falar o quanto o Brasil evoluiu nas últimas décadas graças à produção agrícola e pecuária. Mais do que o econômico, o país desenvolveu de forma exponencial a sua forma de produzir alimentos em consonância com a preservação ambiental e o uso de novas tecnologias. E esta realidade será retratada no documentário Ecossistemas de Inovação: a Revolução Agro, produzido pela Prosa Press, que terá o pré-lançamento no próximo dia 22 de novembro, às 20h, no Shopping Market Place, na capital paulista.
Ganhar as telas do cinema é novidade para o agronegócio, setor que tem o grande desafio de conseguir se comunicar melhor com a sociedade. Junto com especialistas como Marcos Fava Neves, Gustavo Spadotti, e dezenas de outros, está a produtora rural Sônia Bonato, de Ipameri, em Goiás, premiada diversas vezes pelo trabalho de preservação que realiza na Fazenda Palmeiras, junto com seu marido.
“O solo é o bem mais valioso da humanidade. Nós, produtores rurais, temos a certeza disso e vivemos diariamente cuidando do meio ambiente e de tudo o que ele nos oferece. Somos guardiões da natureza”, afirma ela.
Inquieta e sempre ávida por conhecimento, Sônia Bonato é hoje um dos nomes mais conhecidos do agronegócio dentro da porteira. Participa de diversos eventos do agronegócio, realiza encontros em sua propriedade visando proporcionar novas experiências a quem já atua no setor ou quer conhecer mais sobre a vivência no campo. Atualmente, ela está realizando todos os protocolos para obter certificações internacionais. Há três anos, participa de dois programas de certificação e sustentabilidade internacionais, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado, ligado ao Reino Unido, e a Certificação de Sustentabilidade para Fornecedores de Matéria Prima da Holanda.
Além das atividades de sustentabilidade e comunicação do agronegócio que realiza, Sônia Bonato é palestrante e tem uma forte atuação com as mulheres do agronegócio. Foi Embaixadora por quatro edições do Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (CNMA) representando a região centro-oeste e proporcionando o relacionamento entre centenas de mulheres com outras regiões do país.
Além de ser uma das entrevistadas para o documentário que será lançado este mês, Sônia Bonato é uma das comandantes do Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (Enmcoop), que acontecerá a bordo do navio MSC Preziosa de 21 a 24 de novembro, com a participação de mais de duas mil mulheres. E assim que embarcar de volta, irá integrar o Comitê de Mulheres da Sociedade Rural Brasileira, em um evento que será realizado presencialmente na capital paulista dia 24 de novembro.
Com a logomarca Embaixadora do Agro, Sônia Bonato faz referência ao trabalho de homens e mulheres do campo, como semear, cuidar e colher. “A coroa é para a produção que significa ‘Agro, Rei da paz’”, explica. E por falar em semear, a produtora rural Sônia Bonato já publicou seis livros com receitas apresentadas no Festival Gastronômico Receitas da Roça, que acontece em Ipameri/GO com o intuito de promover a cultura rural, além de proporcionar a integração das famílias do campo.
Comunicativas