Documentário sobre agronegócio ganha as telas do cinema este mês

Documentário sobre agronegócio ganha as telas do cinema este mês

20 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Mais de 40 professores, pesquisadores e produtores rurais participam do documentário “Ecossistemas de Inovação: a Revolução Agro”. De Goiás, Sônia Bonato é uma das entrevistadas.

Quem atua no agronegócio enche a boca de orgulho para falar o quanto o Brasil evoluiu nas últimas décadas graças à produção agrícola e pecuária. Mais do que o econômico, o país desenvolveu de forma exponencial a sua forma de produzir alimentos em consonância com a preservação ambiental e o uso de novas tecnologias. E esta realidade será retratada no documentário Ecossistemas de Inovação: a Revolução Agro, produzido pela Prosa Press, que terá o pré-lançamento no próximo dia 22 de novembro, às 20h, no Shopping Market Place, na capital paulista.

Ganhar as telas do cinema é novidade para o agronegócio, setor que tem o grande desafio de conseguir se comunicar melhor com a sociedade. Junto com especialistas como Marcos Fava Neves, Gustavo Spadotti, e dezenas de outros, está a produtora rural Sônia Bonato, de Ipameri, em Goiás, premiada diversas vezes pelo trabalho de preservação que realiza na Fazenda Palmeiras, junto com seu marido.

O solo é o bem mais valioso da humanidade. Nós, produtores rurais, temos a certeza disso e vivemos diariamente cuidando do meio ambiente e de tudo o que ele nos oferece. Somos guardiões da natureza”, afirma ela. 

Inquieta e sempre ávida por conhecimento, Sônia Bonato é hoje um dos nomes mais conhecidos do agronegócio dentro da porteira. Participa de diversos eventos do agronegócio, realiza encontros em sua propriedade visando proporcionar novas experiências a quem já atua no setor ou quer conhecer mais sobre a vivência no campo. Atualmente, ela está realizando todos os protocolos para obter certificações internacionais. Há três anos, participa de dois programas de certificação e sustentabilidade internacionais, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado, ligado ao Reino Unido, e a Certificação de Sustentabilidade para Fornecedores de Matéria Prima da Holanda.

Além das atividades de sustentabilidade e comunicação do agronegócio que realiza, Sônia Bonato é palestrante e tem uma forte atuação com as mulheres do agronegócio. Foi Embaixadora por quatro edições do Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (CNMA) representando a região centro-oeste e proporcionando o relacionamento entre centenas de mulheres com outras regiões do país. 

Além de ser uma das entrevistadas para o documentário que será lançado este mês, Sônia Bonato é uma das comandantes do Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (Enmcoop), que acontecerá a bordo do navio MSC Preziosa de 21 a 24 de novembro, com a participação de mais de duas mil mulheres. E assim que embarcar de volta, irá integrar o Comitê de Mulheres da Sociedade Rural Brasileira, em um evento que será realizado presencialmente na capital paulista dia 24 de novembro.

Com a logomarca Embaixadora do Agro, Sônia Bonato faz referência ao trabalho de homens e mulheres do campo, como semear, cuidar e colher. “A coroa é para a produção que significa ‘Agro, Rei da paz’”, explica. E por falar em semear, a produtora rural Sônia Bonato já publicou seis livros com receitas apresentadas no Festival Gastronômico Receitas da Roça, que acontece em Ipameri/GO com o intuito de promover a cultura rural, além de proporcionar a integração das famílias do campo. 

Comunicativas


Compartilhar