ELEIÇÕES 2022 Datafolha: Lula tem 50% de votos válidos e pode vencer no 1º turno

25 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Jair Bolsonaro (PL) tem 33% dos votos

Por TERO QUEIROZ 22/09/22 às 21H55 atualizado em 22/09/22 às 23H02

Esquerda: Lula em Contagem (MG), participa de ato com a prefeita Marília Campos – Foto: Ricardo Stuckert. Direita: Jair Bolsonaro. Foto: Pedro França/Agência Senado

Lula (PT) tem 47% dos votos do eleitorado brasileiro mostra a pesquisa Datafolha realizada de 20 até esta quinta-feira (22.set). O levantamento foi divulgado nesta noite, pelo jornal Folha de São Paulo. A íntegra.  

Em 2º lugar, aparece Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Dificilmente esse modelo será alterado, pois faltam apenas 10 dias para a ida às urnas. Em 3º lugar, empatados dentro da margem de erro de 2%, estão Ciro Gomes (PDT), com 7% e Simone Tebet (MDB), com 5% dos votos.

Brancos, nulos e que não vota em nenhum dos candidatos são 4%. Indecisos são 2%. Outros 1% vão depositar seu voto em outros candidatos. O gráfico:


O candidato petista se movimentou positivamente dentro da margem de erro. O MS Notícias mostrou que Bolsonaro e Lula há 4 meses se movimentam dentro da margem de erro. Na prática, eles conquistaram pouquíssimos pontos percentuais além daqueles que já detinham desde o início da campanha.  

De acordo com o Datafolha, a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), está com a pontuação total de 1%. Os demais candidatos e candidatas, Padre Kelmon (PTB), Vera Lúcia (PSTU); Sofia Manzano (PCB); Felipe d’Avila (Novo); Leonardo Péricles (UP) e Constituinte Eymael (DC), não pontuaram. O gráfico: 

A mostra desta quinta se aproximou da mostra do Ipec (ex-Ibope) na distância entre o 1º e 2º colocado. No levantamento do Ipec, Lula tinha uma vantagem de 16 pontos sobre Bolsonaro. Nesta mostra da Folha a diferença é de 14 pontos percentuais, se tornando a 2ª pesquisa a mostrar a ampla vantagem de Lula.  

Nesse cenário, Lula vence as eleições no dia 2 de outubro, já que tem 50% dos votos válidos. Esse percentual variou 2 pontos para cima em uma semana.

Bolsonaro tem 36%, contra 35% no estudo anterior. No Brasil, para ser eleito no 1º turno, o candidato ou candidata precisa receber pelo menos 50% mais 1 dos votos válidos.

Ou seja, precisa ter mais votos do que todos os adversários somados. Nesse cálculo, não são considerados os votos em branco ou nulos.

É assim que o Tribunal Superior de Justiça (TSE) contabiliza quem saiu ganhador.  

MS Notícias


Compartilhar