Em época de “arraiás”, pequenos negócios inovam com produtos temáticos
4 de julho de 2022Empresárias Ana Clara Rosa Balbe, de Campo Grande e Carolina de Azevedo Andrade, de Bela Vista, aproveitam festejos para atrair clientes
Após dois anos de restrições devido medidas de biossegurança, os tradicionais “arraiás” que acontecem nos meses de junho e julho voltaram em 2022 com um clima especial e muita expectativa. Com o mercado em movimento, os pequenos negócios sul-mato-grossenses têm aproveitado a ocasião para oferecer produtos e serviços, além de inovarem para atrair clientes.
A empresária Ana Clara Rosa Balbe, de Campo Grande (MS), dona da Personal Pets CG, trabalha no ramo pet há seis anos e conta que, desde a abertura do empreendimento, a inovação a acompanha. “Assim que criei a empresa, eu prestava todos os meus serviços na casa dos meus clientes. Eu oferecia passeios, adestramento, petsitter – cuidadores de pet que iam até a casa dos clientes quando eles viajavam. E, há três anos, pude realizar o sonho de montar o meu espaço físico de hotel e creche para cães”, disse.
Após a estruturação do negócio, inovar nos produtos foi a receita de sucesso que ela manteve durante os festejos juninos, ao oferecer uma programação diferenciada para os bichos de estimação. “Aproveitamos o mês de junho para fazer uma festa junina para nossos alunos (cães). Fizemos uma decoração especial, encomendamos comida típica (especial para cães), fizemos quadrilha, caça ao petisco típico e tiramos fotos de todos os alunos no painel. Além disso, aproveitamos para arrecadar ração para protetores de animais, já que o ingresso para os cães que não eram alunos foi um saco de ração de 5kg”, diz Ana Clara.
Outra que está aproveitando as festividades é a empreendedora Carolina de Azevedo Andrade, dona da Brigadeiro Mania, que fica no município de Bela Vista (MS). Ela conta que, desde pequena, é apaixonada por doces e seu primeiro contato foi na infância vendo a avó cozinhar. Alguns anos depois, ainda na época do colégio, começou a fazer seus próprios quitutes para vender.
“Comecei a empreender com os doces artesanais em 2010, ainda na época do colégio. Depois, parei um tempinho e retornei em 2012, junto com a faculdade e assim criei a Brigadeiro Mania. No começo, senti um pouco de dificuldade com os meus investimentos iniciais e a gestão do negócio, mas, segui em frente com a ideia”, conta Carolina.
Para o período junino, ela pensou em estratégias para atrair novos clientes. “Esse ano inovamos nos doces típicos. Após uma pesquisa com nossos clientes, percebemos que a cidade estava bem carente de doces típicos de festa junina e fomos os primeiros a trazer doces nesse segmento. Atendemos com bolos temáticos dos mais variados, além de itens como pamonha, curau etc. Isso nos abriu muitas portas e alcançou novos clientes. Por serem produtos que estão presentes na mesa do povo, os doces foram aceitos por pessoas das mais diversas idades e culturas”, menciona.
Jornada Empreendedora
Preparar-se para datas comemorativas e festas tradicionais com a oferta de produtos diferenciados pode trazer vantagens para os empreendedores, empenho traduzido em vendas. Porém, até chegar nesse momento, é preciso planejamento e estruturação do negócio.
Logo após a abertura do espaço físico, uma das maiores dificuldades percebidas por Ana Clara, por exemplo, foi encontrar funcionários experientes, captar e fidelizar os clientes. Hoje, ela aponta que ainda precisa melhorar a gestão, mas quando mantém sua equipe unida e motivada, ela consegue obter bons resultados. Para a empreendedora, as melhorias vieram quando começou a participar do programa Sebrae Delas, oferecido pelo Sebrae/MS.
“Desde o início da pandemia fiz os cursos do Sebrae com mais frequência e todos eles me ajudaram muito naquele momento em que tínhamos incertezas sobre o que seria das nossas empresas. Desde a abertura da empresa, participo dos cursos e eventos do Sebrae. O Sebrae Delas veio para complementar mais ainda a parte de gestão e organização financeira”, expôs.
A empresária Carolina de Azevedo Andrade também participa do Sebrae Delas e, nele, viu a possibilidade de aprimorar a gestão do negócio e o marketing da Brigadeiro Mania. “Fazer parte do programa me ajudou a conhecer melhor o que é empreender, sobre como é realmente ser uma empreendedora de sucesso. Hoje, sei que preciso conhecer meu cliente, além de me tornar uma pessoa livre no meu negócio, sabendo por onde começar e o que fazer, hoje eu tenho uma direção”, conta.
Conheça o Sebrae Delas
O Sebrae Delas, Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Realizado pelo Sebrae/MS, busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino por meio do suporte à gestão, capacitação, oficinas, encontros, consultorias e mentorias.
Para informações sobre as demais ações do Sebrae/MS entre em contato por meio do número 0800 570 0800.
Sebrae-MS