Embrapa conquista Prêmio Embrapii na categoria de projeto mais inovador

Embrapa conquista Prêmio Embrapii na categoria de projeto mais inovador

13 de dezembro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto: embrapii/Google

Credenciada há menos de um ano e meio, a Unidade Embrapii Itech-Agro (Integração de Tecnologias Habilitadoras no Agronegócio) da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), conquistou o primeiro lugar do Prêmio Embrapii ao concorrer com outras 19 na categoria de projeto mais inovador com micro e pequenas empresas (MPE).

Trata-se do projeto Grain Analytic System (GRAS), uma tecnologia pioneira para classificação automática de defeitos de grãos de soja, utilizando fotônica, visão computacional e inteligência artificial.

A cerimônia de divulgação dos resultados e a entrega de prêmios ocorreu nesta terça-feira, 10, em Brasília (DF), durante o Encontro Anual das Unidades Embrapii.

No total, 65 unidades Embrapii se candidataram nas sete categorias propostas no Programa de Reconhecimento Sistema de Unidades Embrapii. 

Contribuição à inovação

O objetivo do programa é reconhecer as Unidades Embrapii e pesquisadores que contribuem para a inovação industrial do Brasil por meio de seus projetos, comprometimento, resultados e desempenho, em alinhamento ao modelo de operação e de excelência da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

“A premiação é um reconhecimento do compromisso das Unidades Embrapii com a excelência e a inovação. Ela celebra o talento e a dedicação de quem transforma conhecimento em impacto real para a indústria e para a sociedade”, afirma Álvaro Toubes Prata, diretor-presidente da Embrapii. 

Esforço reconhecido

O GRAS é resultado de pesquisa desenvolvida no Laboratório Nacional de Agrofotônica (Lanaf) da Embrapa Instrumentação em parceria com a startup Brasil Agritest, primeira empresa a firmar um contrato com a Unidade Embrapii Itech-Agro.

Em 2023, a startup recebeu apoio da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – para alavancar a finalização do equipamento.

Para Anielle Ranulfi, diretora de Tecnologia da Brasil Agritest, esse prêmio veio reconhecer e coroar a trajetória de muitos anos percorrida por todos os envolvidos neste desenvolvimento, e ainda reforçar a relevância da inovação que está sendo proposta.

“Esse é um projeto feito a muitas mãos, e pelo qual, de forma particular, eu tenho um carinho muito especial em conduzir o desenvolvimento desde o princípio.

E, claro, que eu não poderia deixar de agradecer à Embrapa Instrumentação, parceira desde o início desta nossa jornada, à VLI que acreditou e investiu no projeto, aos demais parceiros-empresas envolvidos, à Embrapii pelo apoio financeiro fundamental, às agências de fomento e, principalmente, a todo nosso time pela dedicação”, diz a diretora.

Ela reforça o apoio de cada um pela parcela essencial de contribuição.

“O prêmio é de todos. Agora, muito próximos do período de validação da tecnologia, temos ainda mais motivação para seguir! Com certeza receber esse reconhecimento traz um combustível extra”, afirma Ranulfi. 

Tecnologia inovadora

O GRAS gera análise, de forma rápida e precisa, das informações físico-químicas, dispensando o corte do grão de soja, oferecendo solução única, que é o grande diferencial da inovação.

Embora o grão de soja seja de grande relevância, a determinação da sua qualidade, no mundo todo, se baseia ainda na inspeção visual, realizada pelos poucos profissionais de classificação existentes, por meio de um processo totalmente manual.

Enquanto o GRAS realiza a tarefa em 4 minutos, os métodos tradicionais levam até 90 minutos. 

Atuação Itech-Agro

A Unidade Itech-Agro, credenciada pela Embrapii em julho de 2023, atua no desenvolvimento de materiais avançados e insumos nanotecnológicos e biotecnológicos para o agronegócio; desenvolvimento de sensores, equipamentos e metodologias fotônicas integradas a IoT para a agricultura de precisão e digital; desenvolvimento de tecnologias para controle de qualidade de produtos e automação integrados com inteligência artificial aplicados à agroindústria.

Os critérios para concorrer ao prêmio envolveram originalidade, intensidade da inovação, valor agregado para empresa contratante, relevância para o país, incerteza e escalabilidade, que avalia a possibilidade de aplicação da ação de inovação em outros produtos e ou processos.

Além disso, os projetos contratados nas modalidades de financiamento deveriam ter a parceria do Sebrae.

“Esse prêmio é muito importante para a Unidade Itech-Agro, porque traz visibilidade nacional para a Unidade Embrapii e consolida a qualidade dos pesquisadores e infraestrutura da Embrapa Instrumentação na proposição de projetos inovadores para o agronegócio, desde soluções para a área de insumos, produção agrícola, no pós-colheita e agroindústria”, diz a coordenadora da Unidade Itech-Agro, Débora Milori.

Para o diretor de Operações da Embrapii, Marcelo Prim, não há nada mais humano do que a inovação.

“O prêmio Embrapii é um reconhecimento às pessoas que se destacaram nessa jornada de conexão entre conhecimento com produtos e soluções inovadoras, que é a missão da Embrapii”, afirma Prim. 

Embrapii

A EMBRAPII é uma organização social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira.

Sua missão é contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira através do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades.

Com a colaboração da Embrapii.Joana Silva (MTb 19554)Embrapa Instrumentação
Contatos para a imprensainstrumentacao.imprensa@embrapa.br

Telefone: (16) 2107 2901 / 9.99946160

Informamos que seus dados encontram-se no mailing de jornalistas especializados da Embrapa com a única finalidade de envio de sugestões de pauta.

Os dados pessoais que temos em nossos registros são: nome, cargo e e-mail.

Caso não queira constar mais no nosso mailing, favor retornar este e-mail solicitando a sua exclusão.

Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

imprensa@embrapa.brwww.embrapa.br | fb.com/embrapa | twitter.com/embrapa


Compartilhar