Empresa júnior contribui para aplicação de metodologia de educação empreendedora em escola na Capital

25 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Jovens Empreendedores Primeiros Passos, iniciativa do Sebrae/MS que atende estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental, aponta para o protagonismo do aluno na educação

A educação empreendedora vai muito além da preparação para o mercado de trabalho. É, também, uma forma de estimular nos estudantes o desenvolvimento de habilidades como autonomia, proatividade, liderança, inovação, trabalho em equipe, criatividade e compromisso com metas e prazos.

Em alinhamento com esse conceito e levando em conta o poder do empreendedorismo nas redes de ensino, a Escola Gappe, localizada em Campo Grande (MS), tem desenvolvido há mais de 22 anos uma empresa júnior na educação básica, levando o cenário do empreendedorismo jovem para dentro da sala de aula, com promoção de autonomia, capacitação e protagonismo.

Segundo a diretora pedagógica da Escola Gappe, Ana Christina Espinola, a iniciativa surgiu a partir de um professor que participou de um curso imersivo do Sebrae que trabalha as 10 características do perfil empreendedor, o Empretec. Com o novo conceito, outros docentes foram se envolvendo e a empresa júnior tornou-se um projeto interdisciplinar.

“Cada área apresenta uma visão, como por exemplo, na disciplina de história trabalhamos a cronologia do dinheiro até os dias atuais; dentro do empreendedorismo os alunos realizam pesquisa de campo e entendem as necessidades do cliente; na matéria de artes, o professor orienta os alunos com a parte de marketing, desenvolvimento de logomarca e slogan”, explicou a diretora.

E o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), metodologia do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS chegou na escola para trabalhar essas características do perfil empreendedor. A Escola Gappe foi uma das primeiras a aderir a essa metodologia no estado e hoje o empreendedorismo já integra a grade curricular.

“Por meio da metodologia e do ensino do empreendedorismo de forma lúdica, as crianças desenvolvem características e comportamentos empreendedores. Muitos alunos têm a oportunidade de aprender sobre o tema durante todo o Ensino Fundamental, 1º ao 9º ano. A iniciativa permite aos alunos desenvolver habilidades que podem ser usadas em quaisquer áreas de trabalho”, pontuou a gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso Silva.

Empresa júnior

A cada ano, a empresa júnior recebe um nome e um modelo de negócios diferentes, que são definidos junto a turma de alunos. Esse ano, os estudantes do 7º ano do ensino fundamental montaram a empresa júnior Toy Toy, uma loja de brinquedos que envolveu o trabalho de toda a turma e a cada semana uma equipe diferente ficou responsável pelo empreendimento, passando pelo processo de venda, controle de estoque e até mesmo o marketing em um perfil no Instagram.

A aluna Marina Rezende, que ficou com o cargo de secretária na Toy Toy, detalhou um pouco sobre o início da empresa. “O primeiro passo foi uma reunião para definir os produtos que venderíamos, depois definimos uma cota para a compra, além de escolhermos o melhor fornecedor e mais barato, e o local de venda”, disse ela.

Outra temática discutida entre os alunos foi a escolha do nome e logotipo da empresa, conforme explicou o vice-presidente da Toy Toy, Vinicius Alencar. “O nome foi escolhido por votação e todos os participantes confeccionaram uma logo para escolhermos a que mais se identificasse com o que a empresa iria oferecer”, disse o aluno.

Lorena do Amaral, tesoureira Toy Toy, destacou que com a iniciativa aprendeu a trabalhar melhor em equipe e também passou a conhecer mais sobre empreendedorismo de perto. “Como sou tesoureira da empresa, estou cada vez mais envolvida com a matemática e essa experiência prática foi muito interessante para todos”, disse.

Programa de Educação Empreendedora

O Sebrae entende que a educação deve ser transformadora, incentivando as pessoas a quebrar paradigmas e desenvolvendo habilidades e comportamentos empreendedores, atendendo aos preceitos estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o Sebrae desenvolveu metodologias e ferramentas pedagógicas adequadas à promoção da competência empreendedora, de forma multidisciplinar, em todos os níveis de ensino, integrando conteúdo à prática.

O Programa Educação Empreendedora, que já alcançou mais de 5 milhões de crianças e jovens de todo o país, desenvolve o empreendedorismo como um projeto de vida, a partir de conhecimentos de assuntos como cooperação, pensamento crítico, comunicação, entre outros.

Em Mato Grosso do Sul, mais informações sobre o programa podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br.

Sebrae-MS


Compartilhar