Empresa promove inovação no meio rural por meio de incentivo financeiro a projetos agrícolas de jovens

Empresa promove inovação no meio rural por meio de incentivo financeiro a projetos agrícolas de jovens

18 de setembro de 2023 Off Por Ray Santos
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Oitava edição do Prêmio Jovem Empreendedor Rural, criado pela Japan Tobacco International (JTI) premiou 18 projetos em setembro

Vencedora do Prêmio Jovem Empreendedor Rural em 2022, Viviane Kurtz, com seu projeto ‘Avicultura colonial, reforma do aviário e produção de ovos’ A manhã da última quinta-feira (14) foi dedicada a reconhecer e a valorizar jovens do meio rural e seus projetos voltados à área agrícola.

Foi a 8ª edição do Prêmio Jovem Empreendedor Rural, da Japan Tobacco International (JTI), que premia em dinheiro projetos de jovens para que possam ser implementados como um incentivo à sucessão rural e que impactem positivamente as famílias e comunidades.

Ao todo, foram 18 projetos premiados, sendo 15 na categoria individual, com valores de R$ 5.500 e três na categoria comunitária associativa, no valor de R$ 7.500.

A ajuda financeira incentiva os jovens egressos das Escolas Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL), Casa Familiar Rural do Paraná (CFR) e do Instituto Crescer Legal a colocar em prática os projetos desenvolvidos durante o curso de Técnicas Agrícolas e Empreendedorismo Rural respectivamente.

Escolhidos por uma banca formada por colaboradores da JTI, os projetos foram avaliados observando requisitos como: viabilidade, relevância, inovação, sustentabilidade e possibilidade de replicação dos trabalhos.

“Todos os anos, somos surpreendidos com projetos incríveis, que só precisavam de incentivo financeiro para saírem do papel e irem a campo. É muito gratificante fazer parte desse momento e impactar tantos jovens e comunidades”, explica Marinês Kittel, supervisora de projetos sociais da JTI.
Conforme estudo realizado pelo núcleo de pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul com os jovens premiados desde a 1ª edição, 95% deles colocaram em prática seus projetos premiados, 87% continuam no meio rural, empreendendo e valorizando a agricultura e a qualidade de vida que possuem no campo.

Bem-estar em meio a natureza

Um dos projetos vencedores foi o da estudante da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, Viviane Kurtz, que com o incentivo levará bem-estar à sua comunidade em Santa Cruz do Sul (RS). Seu projeto, intitulado ‘Cultivando o lazer e se desconectando das tecnologias’, reformará a praça pública presente na Comunidade de Linha Andrade Neves, presente na região há 17 anos e que atrai muitos visitantes.

“A praça marcou gerações e é um espaço para interagir, reunir famílias, brincar e estar em contato com a natureza. Com o tempo, os brinquedos presentes ali foram se desgastando, perdendo a cor e a beleza, mas o prêmio traz a esperança de termos esse espaço de lazer novamente. Vamos colocar piso, investir em iluminação inteligente, realizar a reforma em todos os brinquedos, além de inserir um novo escorregador e um gira-gira carrossel. Estamos empolgados com o projeto”, comemora Viviane.

Vencedora na categoria individual na edição de 2022, Viviane utilizou o prêmio da JTI para desenvolver seu projeto de melhoria do aviário da família, a fim de trazer diversificação na propriedade e geração de renda. Com o prêmio conquistado neste ano, a estudante realizará a reforma na pracinha até a primeira quinzena de dezembro de 2023.

Marinês reforça ainda que, mesmo com a consolidação do programa, o engajamento e a parceria da coordenação e gerência das escolas participantes do projeto é fundamental para auxiliar na divulgação e incentivo. Criando, assim, cada vez mais adesão entre os alunos e, consequentemente, fazendo com que mais projetos se tornem realidade e o programa se mantenha vivo.  

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países.

É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom.

Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos.

No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil.

As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum e Camel, esta última também exportada para a Bolívia, assim como a marca LD.

É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. Neste mesmo ano, conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW), consolidando-se como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.

Contato da assessoria de imprensa: Caroline Andrade(11) 99770-3461caroline.andrade@mslgroup.com


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