Entidade literária internacional inaugura sede em Mato Grosso do Sul
6 de novembro de 2023Neste dia 6, é comemorado o Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense. Para celebrar a data, será realizado um evento que vai marcar a instalação da filial da entidade literária internacional PEN Clube em Mato Grosso do Sul, a primeira fora do Rio de Janeiro, onde fica a sede brasileira. O evento será realizado no anfiteatro da OAB-MS, a partir das 19h30, com palestra com o renomado escritor Ricardo Cravo Albin, presidente do PEN Clube do Brasil.
A filial do Estado será coordenada pela escritora, poetisa e ativista cultural e da paz Delasnieve Daspet, que tomou posse em junho como sócia-titular do PEN, órgão que congrega os maiores escritores do mundo. Delasnieve, inclusive, foi a propositora do anteprojeto do Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense (Leis nº 3.486 e 3.945), que será comemorado na segunda-feira, levado a cabo, na época, pela ex-deputada Dione Hashioka.
O PEN (abreviatura de poets, essayists and novelists, poetas, ensaístas e novelistas) é um clube internacional de escritores fundado em 5 de outubro de 1921 pela escritora inglesa Catherine Amy Dawson Scott. A organização visa promover a literatura, defender a liberdade de expressão e estabelecer uma comunidade de escritores.
No Brasil, fundado em 1936, pelo escritor Cláudio de Sousa, como uma associação de caráter cultural, não governamental e sem fins lucrativos, o PEN congrega escritores e profissionais da palavra e já teve e tem afiliados consagrados na literatura brasileira, como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Coelho, Carlos Nejar, Antonio Carlos Secchin, Nélida Piñon, entre outros. Desde 1949, o PEN adquiriu o status de consultor na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como representante dos escritores do mundo.
Raquel de Souza