Escola Técnica no interior de São Paulo abre inscrições para vagas remanescentes em curso técnico gratuito

Escola Técnica no interior de São Paulo abre inscrições para vagas remanescentes em curso técnico gratuito

14 de julho de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Aulas para os aprovados têm início no segundo semestre de 2023

A Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), localizada em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, abre inscrições para o preenchimento de 20 vagas remanescentes para o curso técnico em agropecuária. O curso e as inscrições são totalmente gratuitos, sem taxas ou anuidades, e o aluno aprovado inicia os estudos no segundo semestre deste ano, de forma presencial.

Destinado a quem já finalizou o Ensino Médio, mas ainda não concluiu o ensino superior, o curso técnico em agropecuária da ETASA possui matriz curricular focada na prática, com o propósito de facilitar o ingresso no mercado de trabalho ou de colaborar para que o estudante confirme sua aptidão em um curto espaço de tempo. “A formação técnica permite ao aluno formado atuar profissionalmente, logo após a conclusão do curso. Atuando em um dos setores da agropecuária, este técnico pode optar por uma das formações superiores, como Agronomia, Zootecnia, Gestão Ambiental e, até mesmo, Engenharia Agrícola”, explica a diretora escolar Cristina Favaron Tugas.

Impulsionado pelo agro, o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve alta de 1,9% entre janeiro e março deste ano, ante o quarto trimestre de 2022, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda segundo o IBGE, o agronegócio emprega diretamente 20% dos brasileiros e há uma tendência de queda do trabalho nas fazendas e aumento na agroindústria e nos serviços relacionados à atividade.

“O crescimento do setor na economia vem acompanhado do desenvolvimento de avanços tecnológicos que exigem mão de obra qualificada. Como a ETASA está instalada em uma fazenda de produção com maquinários de última geração, nossos alunos são capacitados para lidar com a tecnologia de ponta, que ajuda a garantir a alta produtividade, e têm a oportunidade de vivenciar a rotina de uma produção em campo em suas aulas práticas”, explica Cristina.

A Escola é mantida pela Fundação Salvador Arena e, para contribuir para a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social em sala de aula até o final do curso, são oferecidos três tipos de bolsas para os estudantes. A Bolsa Permanência é destinada a apoiar as despesas com moradia, transporte e alimentação para aqueles que moram distante do polo próximo a Santa Rita do Passa Quatro. Já a Bolsa Transporte tem como objetivo garantir a frequência em sala, prevenindo a evasão ou perda das aulas causada por limitações na mobilidade até a Escola Técnica. Por fim, a Bolsa Alimentação é voltada às necessidades nutricionais do aluno e sua família.

Os estudantes têm, ainda, à sua disposição o Núcleo de Apoio à Carreiras (NAC), departamento que promove oficinas para o desenvolvimento e revisão de currículo, busca de vagas disponíveis, trilha de carreiras, acompanhamento efetivo de estágios, ações de incentivo ao empreendedorismo, entre outras atividades para inserir o aluno no mercado. Além disso, assim como em todos os demais cursos das unidades educacionais da Fundação Salvador Arena, são oferecidos alimentação no período das aulas, primeiro uniforme e material didático. As refeições são preparadas e servidas na própria Escola.

SERVIÇO:

Vagas remanescentes para o Curso técnico em Agropecuária

Inscrições: a partir de 10 de julho de 2023, diretamente no site da ETASA

Edital e mais informações: www.escolatecnicasalvadorarena.org.br

Grátis: sem taxas de matrículas, mensalidades ou anuidades

Sobre a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA)
A ETASA conta com uma infraestrutura moderna, composta por estações de aprendizagem como: estação do conhecimento, espaço de formação e informação, que propõe conexões entre diversas áreas do conhecimento, incluindo leitura e tecnologia e Estação Ciência, com uma abordagem interdisciplinar, que propõe a integração entre a física, matemática, biologia e tecnologia. Além de todos os espaços disponíveis na Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), empresa instalada no mesmo local, que dispõe de tecnologia avançada para a produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, café, gado de corte e criação de galinhas poedeiras, e se prepara para iniciar a ordenha de gado leiteiro, a fim de implantar futuramente uma unidade fabril de laticínios.Saiba mais em: http://escolatecnicasalvadorarena.org.br/
Sobre a Fundação Salvador Arena
A Fundação Salvador Arena é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência social, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Tema prioritário na área de educação, os programas próprios oferecidos no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, receberam aporte de R$ 61,2 milhões em 2022, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios. Apoia projetos sociais de OSCs em todo o Brasil por meio de recursos financeiros e assessoria técnica e disponibiliza ciclos de formação em Gestão Profissional e em Sustentabilidade Financeira, com cerca de 100 horas cada, que consistem em capacitar e qualificar as OSCs brasileiras para alcançar a condição de Excelência no Bem, de forma profissional, autônoma e eficaz. Em 2022 foram aplicados R$ 17,4 milhões em 110 programas socioassistenciais, que contemplaram projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 42.714 pessoas e indiretamente, 139.898 pessoas. Saiba mais: http://www.fundacaosalvadorarena.org.br/

CDN Com,.


Compartilhar