Escola Técnica Tupy vence prêmio nacional
2 de novembro de 2022Instituição joinvilense foi considerada a melhor do país no Prêmio IEL de Estágio na categoria ensino técnico
A Escola Técnica Tupy, de Joinville, foi considerada a melhor instituição de ensino técnico do país pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O anúncio dos vencedores do Prêmio IEL de Estágio foi realizado em evento híbrido, com transmissão feita dos estúdios da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Foram reconhecidos os destaques das edições de 2020, 2021 e 2022.
O diretor da ETT, Flávio Sartori, diz que o prêmio confirma o excelente relacionamento da instituição com as empresas da região e que, por meio de convênios, parcerias e estágios, é possível aprimorar ainda mais a qualidade do ensino.
“Essa aproximação com o mundo do trabalho é fundamental. Para reforçar a prática no dia a dia dos estudantes, também investimos na ampliação e modernização dos laboratórios. O Complexo de Engenharias inaugurado neste ano no Campus Anita Garibaldi é um exemplo. O local tem mais de 1,5 mil m2 e recebeu R$ 2,5 milhões em equipamentos de alta tecnologia e infraestrutura”, diz.
Para o coordenador da Escola Técnica Tupy, professor Jeferson Marcelo da Silva, a premiação chancela as iniciativas e as estratégias educacionais. “O Prêmio IEL é concedido a projetos inovadores, empresas e instituições de ensino com excelência em programas de estágio. Em 2020, submetemos as nossas práticas de estágio ao Prêmio IEL e recebemos o resultado agora com imensa satisfação”, diz.
Em função da pandemia, o anúncio dos vencedores do Prêmio IEL de Estágio só foi feito agora, em um evento com o resultado das últimas três edições.
Única catarinense no ranking
A Escola Técnica Tupy/UniSociesc é a única instituição catarinense a figurar no ranking. Em segundo lugar no Prêmio IEL 2020 – Categoria Ensino Técnico ficou o Senai Itumbiara (GO), seguido do Centro Tecnológico Sete Cursos (BA). Vinte escolas estavam classificadas na etapa nacional.
O objetivo do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) é dar visibilidade às boas e inovadoras práticas de estágio. Neste ano, a competição recebeu mais de 160 inscrições nas categorias Projetos Inovadores, Educação Inovadora e Empresa Inovadora.
Para 2023, a intenção dos organizadores é estender o reconhecimento a bolsistas, tutores e empresas do Inova Talentos – um programa de fomento a projetos de inovação empresarial e capacitação de jovens talentos por meio de bolsas de estudo.
Alta empregabilidade
De acordo com o professor Jeferson Marcelo, a ETT tem mais de 60 anos e é referência na educação técnica. “Essa conquista mostra o quanto estamos comprometidos com a formação de nossos estudantes. Os números não mentem e a prova da excelência está, por exemplo, no índice de empregabilidade: cerca de 90% dos nossos estudantes conseguem colocação no mercado antes mesmo da formatura”, diz.
Com a filosofia “mão na massa”, as aulas da ETT estimulam o protagonismo estudantil e o aprimoramento não apenas das habilidades técnicas, mas também das soft skills (habilidades emocionais altamente requisitadas no mundo atual do trabalho). “Transformar o país pela educação é o que nos move. O nosso compromisso é formar grandes profissionais e, com certeza, ‘Quem passa por aqui, vai longe’”, avisa o coordenador da escola.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo ETT, acesse www.ett.com.br
Por Graziela Lindner