Especialista dá seis dicas para lidar com as dívidas e obter saúde financeira em 2023
13 de dezembro de 2022Projeto de educação financeira comportamental participa da 9ª Semana ENEF e oferece livro digital gratuito com orientações para cuidar do dinheiro de maneira sustentável
São Paulo, 13 de dezembro do ano 2022 – Ganhar, gastar, poupar, investir. Saber lidar com o mundo das finanças pessoais de maneira equilibrada e sustentável é um desafio para todas as idades e perfis de renda. Planejar o futuro financeiro e o equilíbrio dos ganhos e gastos deve começar desde cedo. Para ajudar famílias e educadores nesta jornada, a consultoria Oficina das Finanças desenvolveu uma metodologia conhecida como “Os 6 Gs para ter dinheiro para sempre”, que é aplicada em centenas de escolas em todo Brasil, para milhares de estudantes, em parceria com a FTD Educação.
O programa também é voltado para as famílias e permite enxergar novas possibilidade financeiras, mapear o fluxo de dinheiro na vida atual, identificar possíveis gargalos e áreas que devem ser priorizadas, estabelecer objetivos, além de ensinar a começar na jornada para ter dinheiro para sempre, com saúde e tempo para gastá-lo.
“O dinheiro é usado pelas pessoas, diariamente, em todas as etapas da vida, e poucas são aquelas que pensam em estratégias de uso ou tiveram a oportunidade de aprender a usá-lo. Introduzir a educação financeira em nossa vida pode contribuir para que tenhamos menos pessoas endividadas, sem reservas para imprevistos, angustiadas, com desafios familiares e conflitos, aposentadoria insuficiente e problemas de saúde”, destaca Carolina Ligocki, autora, empresária e diretora da Oficina das Finanças.
Conheça a seguir o Método dos “6Gs para ter dinheiro para sempre”:
1. GERAR DINHEIRO – Capacidade de perceber habilidades, agir, estudar, aprender e empreender para ter renda ativa, que depende de tempo e esforço pessoal envolvidos. Como você gera seu dinheiro? Você é funcionário público ou de uma empresa privada? É um empreendedor? É um profissional liberal? Quais outras possibilidades em que você acredita para gerar renda? Aqui entram salário, vendas, prestação de serviços etc.
2. GASTAR DINHEIRO – Aprender a direcionar o dinheiro para suprir necessidades e atender aos desejos atuais, no dia a dia, fazendo escolhas de consumo conscientes. Quais são seus gastos, suas despesas? Aqui entram telefonia, transporte, alimentação, internet, TV a cabo. No meio dos gastos, há ainda as despesas que têm juros embutidos (parcelamentos, financiamentos etc), em que, além do preço do produto, os juros precisam ser pagos. “Para ter dinheiro pra sempre, é necessário compreender que o dinheiro tem limite, tem fim e, por isso, é necessário aprender a gerir o fluxo dele e fazer escolhas que possibilitem que ele não acabe”, ensina Carolina.
3. GUARDAR DINHEIRO – Habilidade de não gastar todo o dinheiro do reservatório e ser capaz de identificar necessidades e desejos futuros, guardando dinheiro mensalmente para alcançar esses objetivos. É importante criar uma lista de objetivos em duas áreas: SEGURANÇA (itens que contribuem para uma vida mais segura, por exemplo, reserva para saúde, imprevistos, futuro dos filhos etc) e CONFORTO (itens que contribuem para aumentar o bem-estar, como lazer, viagens, carros, doações etc). Já o reservatório INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA é usado para guardar o dinheiro que será investido e possibilitará a prática do 4º G, abordado a seguir.
4. GANHAR DINHEIRO COM INVESTIMENTOS – Capacidade de colocar o dinheiro para trabalhar e gerar renda extra, renda passiva, que não depende mais de tempo e dedicação diária. Você ganha dinheiro sem trabalhar? Você é aposentado ou tem imóvel ou livros, músicas, obras de arte no mercado? Aqui entram aluguéis, dividendos, direitos autorais. Se você ainda não tem nenhuma fonte de renda passiva, separe opções que você identifica como sendo capazes de cumprir esse objetivo, independentemente do fato de você ter ou não intimidade e conhecimento nessas áreas. Faça um exercício apenas de classificação e pergunte-se: como seria possível ganhar dinheiro com esses itens?
5. GERIR O FLUXO DE DINHEIRO – Ser capaz de administrar, de forma consciente e harmônica, os 4Gs para a construção, a efetivação e a manutenção da sustentabilidade financeira.
6. GRATIDÃO – Ser capaz de perceber, reconhecer e valorizar tudo o que se tem e tudo o que se é, independentemente da quantidade de dinheiro e do estilo de vida em questão.
“A educação financeira é um processo que ajuda os indivíduos a melhorar os próprios resultados financeiros e a gerar impactos sociais e ambientais positivos. Desenvolve padrões comportamentais de autocontrole, gratidão, disciplina, organização, planejamento, perspectiva temporal, autoconhecimento e empatia”, reforça Carolina.
Semana ENEF
O e-book Dinheiro para sempre, dos autores Carolina Ligocki e Leonardo Silva, fundadores da Oficina das Finanças, estará disponível para download gratuito durante a 9ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece de 12 a 18 de dezembro, com o tema central “Resiliência Financeira”.
A Semana ENEF é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que acontece anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país. Mais informações no site: https://www.gov.br/semanaenef/pt-br
O link para download do livro é: https://bit.ly/OficinadasFinancasENEF2022
A Oficina das Finanças é parceira da FTD Educação no programa Oficina das Finanças na Escola, desde 2019. O projeto de Educação Financeira abrange mais de 265 escolas-parceiras e já beneficiou mais de 200 mil estudantes.
Sobre a FTD Educação
Há 120 anos, a FTD Educação tem como missão transformar o futuro por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa inovadora, parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Conectamos Histórias. Construímos Futuros”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais (com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros); novas tecnologias (ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula); obras e serviços que envolvem a família na busca por uma educação completa.
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