Estudantes da rede estadual participam da 2ª etapa da Olimpíada Alagoana de Matemática
22 de setembro de 2023Provas serão aplicadas neste sábado (23), a partir das 14h, em 10 polos espalhados pelo estado
Duzentos e vinte um estudantes da rede estadual de ensino participam neste sábado (23) da segunda etapa da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM). As provas serão aplicadas a partir das 14h em dez polos espalhados pelo estado (ver lista abaixo). Organizada pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática e Stone, a OAM visa estimular o estudo da Matemática e descobrir novos talentos na área.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também é parceira da olimpíada, que acontece desde 2003 e possui uma proposta similar à da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Um dos organizadores da competição, o Professor Davi Lima, do Instituto de Matemática da Ufal, comemora o resultado recorde de inscritos – mais de nove mil inscritos na primeira fase, sete mil a mais do que a edição 2022 -, e fala das expectativas para a segunda etapa.
“A segunda fase tem um caráter mais desafiador, onde os alunos precisam explicar as duas questões da parte B. Isso nos traz um diagnóstico mais preciso quanto à compreensão dos exercícios propostos. Sem dúvida vai ser uma grande festa, pois, apesar da competição, os alunos se divertem encontrando amigos e fazendo amizades nos locais de prova no dia da competição”, destacou.
Gerente de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico da Seduc, Emanuele Kamila Souza parabeniza os estudantes da rede estadual que avançaram para a segunda fase e fala da importância de se participar da olimpíada. “ A OAM desafia o estudante a testar suas habilidades em matemática e traz diversas oportunidades para o futuro acadêmico do estudante. Estamos em uma etapa decisiva e ficamos muito felizes por termos 221 estudantes da rede estadual classificados”, declarou.
POLOS DE APLICAÇÃO
Confira abaixo os dez municípios polos de aplicação e seus respectivos locais de prova:
Maceió – Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Bloco de Salas 13 – anexo ao Instituto de Bioquímica e Tecnologia (IQB);
Arapiraca – Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste;
São Miguel dos Campos – Campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal);
Coruripe – Campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal);
Campo Alegre- Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães;
Penedo – Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto;
Palmeira dos Índios – Escola Estadual Almeida Cavalcanti;
Santana do Mundaú – Escola Municipal Monsenhor Clóvis Duarte de Barros;
União dos Palmares – Colégio José Correia Viana;
Piranhas – Campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Secretaria de Educação de Alagoas