Estudo aponta caminhos para reduzir o desperdício de alimentos em toda a cadeia de suprimentos

8 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
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O Capgemini Research Institute desenvolveu o estudo, “Reflect. Rethink. Reconsider. Why food waste is everybody’s problem” (em livre tradução “Reflita. Repense. Reconsidere. Por que o desperdício de alimentos é um problema de todos”), com o objetivo de entender como a população e as organizações estão lidando com o desperdício de comida em momento em que os preços dos alimentos estão subindo e o índice de pessoas que passam fome está crescendo.

A pesquisa apontou que o consumidor comum vem mudando seus hábitos e a conscientização sobre o tema é o principal fator para essa transformação. A busca por informação em como fazer com que os alimentos tenham maior durabilidade aumentou em 80%. E se por um lado o consumidor está fazendo sua parte, de acordo com o relatório, isto também indica que ele está mais exigente quanto a postura e obrigações de varejistas e fabricantes. 91% dos entrevistados disseram estar dispostos a comprar de marcas e varejistas que divulgam informações sobre seu desperdício de alimentos, e 58% afirmaram ter maior propensão a aumentar seus gastos com empresas que tomam medidas ativas para gerenciar o desperdício.

“As pessoas querem que as marcas se envolvam cada vez mais em seu dia a dia. Não basta mais não ser parte do problema, é necessário combatê-lo. Hoje, as organizações devem contribuir com soluções. Na pesquisa, apenas 39% dos consumidores consideram as informações dos rótulos claras e 33% dizem conseguir dados de como aumentar a longevidade do alimento nas embalagens. E neste sentido a tecnologia pode ajudar muito, como, por exemplo, na implementação de soluções que levam a informações mais completas, com vídeos, dicas, receitas, opiniões entre tantas outras opções”, explica Willian Valiante, vice-presidente para as áreas de Bens de Consumo, Varejo e Distribuição para a América Latina da Capgemini

O executivo ainda aponta que a adoção de Inteligência Artificial em toda a cadeia produtiva de alimentos irá não só evitar o desperdício, como gerar ganhos para as marcas. “A implementação de IA irá proporcionar a definição de um modelo de monitoramento completo de todo o ciclo com métricas relacionadas ao desperdício de alimentos. A organizações poderão estabelecer metas, medir progressos, uma estrutura de governança correta para entender as causas básicas do desperdício e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de correção das distorções. Em outras palavras, a adoção correta da tecnologia transformará o desperdício em lucro para a companhia”.

Mauricio Andrade de Paula, diretor de Soluções para Bens de Consumo, Varejo e Distribuição LatAm da Capgemini, ressalta a importância destas práticas aliadas à realidade do Brasil. “Temos um país de dimensões continentais, a cadeia de transporte e armazenamento é um dos grandes desafios para produtores e fabricantes. A implementação de soluções de tecnologia, orientadas por dados, capazes de dimensionar e prever demanda, monitorar temperatura, realizar gerenciamento de estoque, por exemplo, não eliminará as perdas, mas certamente será capaz de criar um ecossistema de negócios ágil e inteligente, capaz de gerenciar de forma proativa os desperdícios, reduzindo-os ao máximo”, conclui.   

Os executivos da Capgemini estão à disposição para fornecer detalhes sobre a pesquisa e apontar soluções sobre a adoção de tecnologia em toda a cadeia logística.

Abaixo segue o release com outros destaques do relatório.

Por Adelson Júnior


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