Estudo realizado na Bahia detecta nova variante do HIV em circulação em três estados do Brasil
Foto: Freepik

Estudo realizado na Bahia detecta nova variante do HIV em circulação em três estados do Brasil

19 de agosto de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Variante foi detectada a partir de amostras de sangue de pacientes em acompanhamento no ambulatório de infectologia do Hupes-UFBA/Ebserh

Salvador (BA) – Um estudo liderado por pesquisadores(as) da Bahia descobriu uma nova variante do vírus HIV, que se não tratado pode culminar em AIDS. A descoberta é resultado de uma coleta de 200 amostras de sangue de pacientes com HIV e que estão em acompanhamento no ambulatório de infectologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, unidade da Universidade Federal da Bahia e vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Hupes-UFBA/Ebserh).

De acordo com o estudo, a nova variante combina genes dos subtipos B e C do HIV, predominantes no Brasil, e por isso é chamada de vírus recombinante. Há registros da nova variante na Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

“Estudamos as características genéticas do HIV em um grupo de pacientes de nosso ambulatório (Hupes-UFBA/Ebserh) e detectamos um vírus recombinante, mistura de dois vírus diferentes, em um paciente. Este recombinante já havia sido detectado em três outros pacientes em outros estudos e nosso achado demonstra que ele já circula na Bahia”, afirma Carlos Brites, professor da UFBA e coordenador do Laboratório de Infectologia do Hupes-UFBA/Ebserh, que colaborou com o estudo.

Os vírus recombinantes podem ser únicos, quando são encontrados em um único indivíduo que passou por uma reinfecção, ou podem ser recombinantes viáveis ou circulantes, quando se tornam versões transmissíveis. É o caso da nova variante descoberta, batizada de CRF146_BC.

A pesquisadora da UFBA, bióloga e co-autora do estudo, Joana Paixão, explica que é possível que o vírus também esteja presente em outras partes do país, mas ainda sem identificação. “Vale ressaltar que nem sempre é possível a identificação de genomas recombinantes, porque eles são vírus que têm partes de um subtipo numa região do genoma e partes de outros subtipo em outra região. Para dizer com certeza se é um recombinante, em geral, é preciso ter a sequência completa do genoma viral. Então, é possível que não só essa, como muitas outras formas recombinantes, estejam circulando nas várias regiões do Brasil”.

Sobre a Ebserh

O Hupes-UFBA/Ebserh faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

O QUÊ?

Estudo realizado na Bahia detecta nova variante do HIV em circulação em três estados do Brasil

QUEM?

Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA/Ebserh)

QUANDO?

Agosto 2024

ONDE?

Salvador (BA)

FONTES

Carlos Brites, Professor da UFBA e Coordenador do Laboratório de Infectologia do Hupes-UFBA/Ebserh

 Joana Paixão, Pesquisadora da UFBA e Bióloga

ASSESSORIA

Lidiane Borges

Chefe da Unidade de Comunicação Regional para a Bahia

(71) 99286-7829

Luiz Carlos Lima

Jornalista da Unidade de Imprensa e Informação para as Regiões Norte e Nordeste

(83) 98140-0797

Ebserh


Compartilhar