FecomercioSP discute capacitação de trabalhadores em período de transformação digital

FecomercioSP discute capacitação de trabalhadores em período de transformação digital

24 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento híbrido e gratuito contará com a presença do Senador Marcos Pontes, além de representantes de instituições de ensino profissionalizantes, empresários e associação da área da tecnologia

A capacitação e a qualificação dos empregados em meio a um ambiente de trabalho cada vez mais digital é tema central de evento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), marcado para o dia 24 de março.

O seminário O Trabalho do Presente e do Futuro: Capacitação em Tecnologias Digitais, organizado pelos conselhos de Emprego e Relações do Trabalho (CERT) e de Economia Digital e Inovação (CEDI), ambos da FecomercioSP, vai reunir empresários, especialistas, autoridades e formadores de opinião que já estão lidando com a modernização impulsionada pela digitalização.

Gratuito e aberto ao público, o evento, que tem presença confirmada do senador Marcos Cesar Pontes (PL-SP) será transmitido via Zoom a partir das 9h, com painéis presenciais para convidados na sede da Federação. Interessados podem fazer as inscrições pelo link

Painéis

A abertura do evento ficará a cargo de Ivo Dall’Acqua Júnior, vice-presidente da FecomercioSP e contará com a fala do senador Marcos Cesar Pontes, e de Anna Beatriz Waehneldt, diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo.

Para uma provocação inicial, Andriei Gutierrez, presidente do CEDI, e Felipe Prado, especialista em cibersegurança, falarão da transformação digital e dos desafios para a qualificação.

No primeiro painel, Cristiano Kruel, da StartSe, e Silvia Bassi, da The Shift, vão analisar as melhores práticas do setor privado: as novas competências digitais no mundo profissional.

O que tem sido feito pelo ensino profissionalizante será o assunto principal do segundo painel, com, e Emilena Lorenzon Bianco, vice-diretora superintendente do Centro Paula Souza.

Vão encabeçar os debates do terceiro painel, sobre as políticas públicas relacionadas ao tema, Sérgio Sgobbi, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom, e Guilherme Mercês, diretor de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio (CNC). José Pastore, presidente do CERT, será o responsável pelo encerramento do encontro.

Urgência no debate

O evento tem o objetivo de abordar a necessidade de os trabalhadores acompanharem a tecnologia nas atividades exercidas, bem como as importâncias da modernização e do avanço de legislações sobre o assunto. Os temas são, inclusive, recorrentes em debates na Federação graças à incorporação cada vez maior de palavras como “digital”, “metaverso” e “Inteligência Artificial (IA)” no vocabulário e nas ações de consumidores e empresários.

“As tecnologias digitais garantem uma extensão da memória e do raciocínio humanos. O seu domínio é condição para sobrevivência e desenvolvimento. É da responsabilidade de toda as instituições apoiar e promover iniciativas para a capacitação das pessoas nas tecnologias digitais. Esta é a principal razão deste seminário patrocinado pela FecomercioSP”, destaca Pastore, que ainda enfatiza: “Foi-se o tempo que a educação digital era uma opção para os empresários e seus colaboradores. Hoje, é a mais necessária condição para a sua sobrevivência e crescimento”.

Segundo Andriei Gutierrez, presidente do CEDI, “a transformação digital se acelerou com a pandemia e já está exigindo novas competências dos funcionários, como saber manejar as aplicações digitais que têm se tornado essenciais nas atividades cotidianas”. Neste contexto, ele reforça que “seria de grande relevância que se avance num grande debate nacional unificado em torno da qualificação em competências digitais, a fim de alavancar a inovação e a competitividade das empresas e, ao mesmo tempo, garantir a inclusão dos trabalhadores.”

O credenciamento de imprensa pode ser realizado até 23 de março pelos e-mails vinicius@cultedge.com e arletemariamoraes@outlook.com, além dos telefones: (11) 96860-1503 e (11) 94291-8055. 

Serviço

Evento O Trabalho do Presente e do Futuro – Capacitação em Tecnologias Digitais

Híbrido e gratuito

Data: 24 de março

Horário: das 9h às 13h

Inscrições: link

Confira a programação

9h – 9h30: abertura

Com o senador Marcos Cesar Pontes (PL-SP); Anna Beatriz Waehneldt, diretora de Educação Profissional do departamento nacional do Senac; e Ivo Dall’Acqua Júnior, vice-presidente da FecomercioSP.

09h30 – 10h: provocação inicial 

“A transformação digital e os desafios para a qualificação”

Com Andriei Gutierrez, presidente do CEDI, e Felipe Prado, especialista em cibersegurança.

10h – 10h40: painel 1

“Desafios e melhores práticas do setor privado: novas competências digitais no mundo profissional” 

Com Cristiano Kruel, CIO da StarSe, e Silvia Bassi, publisher da The Shift

10h40 – 11h20: painel 2 

“O que tem sido feito pelo ensino profissionalizante?”

Com Anna Beatriz Waehneldt, diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senac, e Emilena Lorenzon Bianco, vice-diretora do Centro Paula Souza.

11h20 – 11h50: painel 3

“Políticas públicas voltadas para capacitação por meio da aquisição de competências digitais”

Com Sérgio Sgobbi, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom, e Guilherme Mercês, diretor de Economia e Inovação da CNC.

11h50 – 12h40: debates

12h40 – 13h: encerramento

Com o professor José Pastore, presidente do CERT

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Mais informações:

Assessoria de imprensa FecomercioSP


Compartilhar