Feriado prolongado tem programação cultural gratuita em cidades do interior de SP
3 de setembro de 20237ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China, que faz parte da Temporada 2023 dos Concertos EPTV, leva apresentações gratuitas a Campinas, Franca, São Carlos e Ribeirão Preto
Trio León/Schaefer/Ring | Fotos: divulgação Stravinsky Produções Artísticas
(mais imagens aqui)
Programação cultural para quem vai ao interior de São Paulo no feriado prolongado de 7 de setembro. As cidades de Campinas, Franca, São Carlos e Ribeirão Preto receberão a 7ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China, parte Temporada 2023 dos Concertos EPTV, que tem a proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao interior.
No palco, os músicos Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring, os músicos convidados Pang Wai Lun (pipa) e Pablo Rossi (piano), levarão ao público uma programação especial com clássicos da música tradicional chinesa, além de obras fundamentais do repertório camerístico da música clássica e romântica.
Em Campinas e Robeirão preto, serão apresentadas obras de Brahms e Música tradicional chinesa. Já em Franca e São Carlos, as apresentações levarão obras de Mozart e Música tradicional chinesa
Pang Wai Lun e Pablo Rossi (mais imagens aqui)
Os Concertos EPTV são viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio CPFL Energia e EPTV. Produção Stravinsky Produções Artísticas. Realização Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL – União e Reconstrução.
SERVIÇO
“Concertos EPTV – CPFL Intercâmbio Brasil-China”
Locais:
Campinas
07 de setembro, quinta-feira, 20h
Teatro Municipal “José de Castro Mendes”
Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial
Informações: (19) 3272-9359
Ingressos: Entrada franca
Retirada: 1 hora antes do início do concerto
Classificação: 10 anos
Obras de Brahms e Música tradicional chinesa
Franca
08 de setembro, sexta-feira, 20h
Teatro Municipal De Franca “José Cyrino Goulart”
Av. Sete de Setembro, 455 – Res. Baldassari
Informações: (16) 3723-9531
Ingressos: Entrada franca
Retirada: 1 hora antes do início do concerto
Classificação: 10 anos
Obras de Mozart e Música tradicional chinesa
São Carlos
09 de setembro, sábado, 19h
Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”
Rua 7 de Setembro, 1735 – Centro
Informações: (16) 3371-4339
Ingressos: Entrada franca
Retirada: 1 hora antes do início do concerto
Classificação: 10 anos
Obras de Mozart e Música tradicional chinesa
Ribeirão Preto
10 de setembro, domingo, 18h
Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
Informações: (16) 3977-8111
Ingressos: Entrada franca
Retirada: 09/09 das 14h às 18h, 10/09 das 14h às 18h
Classificação: 10 anos
Obras de Brahms e Música tradicional chinesa
Pang Wai Lun pipa (instrumento tradicional chinês)
Pablo de León violino
Horácio Schaefer viola
Roberto Ring violoncelo
Pablo Rossi piano
– Programa:
Johannes Brahms (1833-1897)
Quarteto com Piano nº 2 em Lá Maior, Op. 26
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Divertimento para Trio de Cordas em Mi bemol Maior, K. 563
Música tradicional chinesa
The Moon Represents my Heart, Jasmin, Canções Folclóricas de Xinjiang, Horse Race, Dança da Tribo Yi.
–
PROGRAMA
Música Tradicional Chinesa
O encontro do trio de cordas com a Pipa, um dos instrumentos mais antigos da cultura chinesa, transportará a audiência para uma jornada inesquecível através das paisagens sonoras do Oriente com as obras: The Moon Represents My Heart, Jasmin, Canções Folclóricas de Xinjiang, Horse Race e Dança da Tribo Yi.
Brahms
Brahms sempre escreveu com maestria, sua música frequentemente explora uma ampla gama de emoções, variando entre momentos delicados e introspectivos, e momentos apaixonados e intensos. Estreado com o próprio compositor ao piano, o “Quarteto nº 2” se divide em quatro movimentos capazes de transitar em um grande lirismo em sua abertura e a uma intensidade dançante, impetuosa e crescente em seu encerramento.
Mozart
O “Divertimento em Mi bemol” foi a única obra composta por Mozart para a formação de violino, viola e violoncelo. É considerada uma referência para a música de câmara, e que por muito tempo foi tida como inatingível em termos de execução. A composição apresenta uma qualidade e virtuosismo acima da média, característica muito recorrente na criação operística de Mozart.
BIOGRAFIAS
Trio León/Schaefer/Ring
Comemorando em 2023 vinte e dois anos de atividade, este time de peso do cenário da música clássica brasileira reúne o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring.
Juntos desde 2001, o grupo já ultrapassou a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil. Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, em concertos prestigiosos na Série Llao Llao no Alvear em Buenos Aires, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago.
Já receberam convidados do mundo todo, entre eles os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França), Pablo Rossi e Cristian Budu (Brasil), entre outros.
Juntamente com o pianista francês Emmanuel Strosser gravaram o arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven.
Pang Wai Lun
Natural de Hong Kong, Pang Wai Lun é formado pela Academia de Artes Performáticas, onde estudou Pipa com Wong Chi-ching e Cheung Yim-yu, e Ruan com Lei Qun-an. Recebeu uma bolsa de estudos pela Fundação do Banco HSBC e estudou Pipa em Pequim com o Ren Hong.
Em 2013, Pang conquistou o Prêmio de Ouro no Concurso Internacional de Pipa para Jovens, organizado pelo Centro de Treinamento e Comunicação da Fundação China Soong Ching Ling.
Como solista, Pang se apresentou com várias orquestras, incluindo “Lady Hua-Mulan” em 2013 e “The Conqueror Unarms” em 2014, com a Associação de Música Chinesa Yao Yueh, “The Moon Aloft” em 2014 e “Newly Transcribed Excerpt
in the Mode of Yu” em 2015, com a Orquestra Chinesa Wang Kwong.
Pablo Rossi
Vencedor do 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003, Pablo Rossi é considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais.
Ganhou seu primeiro concurso com sete anos e foi ganhador de mais de dez primeiros prêmios em concursos internacionais, com destaque ao Encuentro Internacional de Jóvenes Músicos (Argentina) e o Concurso Internacional de Piano Ciutat de Carlet (Espanha). Aos treze anos teve sua estreia nacional, solando à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra.
Dentre as diversas orquestras nacionais e internacionais com quem Pablo tem colaborado, encontram-se os Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.
Informações à imprensa
Taís Santos
(11) 98066-7705