Feriado prolongado tem programação cultural gratuita em cidades do interior de SP

Feriado prolongado tem programação cultural gratuita em cidades do interior de SP

3 de setembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

7ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China, que faz parte da Temporada 2023 dos Concertos EPTV, leva apresentações gratuitas a Campinas, Franca, São Carlos e Ribeirão Preto

Trio León/Schaefer/Ring | Fotos: divulgação Stravinsky Produções Artísticas 

(mais imagens aqui)

Programação cultural para quem vai ao interior de São Paulo no feriado prolongado de 7 de setembro. As cidades de Campinas, Franca, São Carlos e Ribeirão Preto receberão a 7ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China, parte Temporada 2023 dos Concertos EPTV, que tem a proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao interior.

No palco, os músicos Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring, os músicos convidados Pang Wai Lun (pipa) e Pablo Rossi (piano), levarão ao público uma programação especial com clássicos da música tradicional chinesa, além de obras fundamentais do repertório camerístico da música clássica e romântica.

Em Campinas e Robeirão preto, serão apresentadas obras de Brahms e Música tradicional chinesa. Já em Franca e São Carlos, as apresentações levarão obras de Mozart e Música tradicional chinesa

ZzLa8_wioBTqN9Rj-bXSqknMM2BMQljtLwJrdXm_fkVB-EvPkqbqscc4q8URKBw8dW8u1trUl5abr2O9pfyKPKiVeNdwk3OdrMrtZza8vSMk7Y89Rb6FfsoBxtEHr8SSzD30cyBqtSQv
hF7ZceKPo6X3XG4qLlvFodeiRUgCpws6vdUJwzbNU5WB2AuXZNXoHVfGBQ4q8uPUNNh85JvZrDyhVrGr5KjvSCnqdoD6SY6pyWT1tJ1S7wAen7qTOtEZPD-3PZsLvE1mGlYLABQ7u9ET

Pang Wai Lun e Pablo Rossi (mais imagens aqui)

Os Concertos EPTV são viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio CPFL Energia e EPTV. Produção Stravinsky Produções Artísticas. Realização Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL – União e Reconstrução.

SERVIÇO

“Concertos EPTV – CPFL Intercâmbio Brasil-China”

 Locais:

Campinas

07 de setembro, quinta-feira, 20h 

Teatro Municipal “José de Castro Mendes” 

Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial

Informações: (19) 3272-9359

Ingressos: Entrada franca 

Retirada: 1 hora antes do início do concerto 

Classificação: 10 anos 

Obras de Brahms e Música tradicional chinesa

Franca

08 de setembro, sexta-feira, 20h

Teatro Municipal De Franca “José Cyrino Goulart”

Av. Sete de Setembro, 455 – Res. Baldassari

Informações: (16) 3723-9531

Ingressos: Entrada franca

Retirada: 1 hora antes do início do concerto

Classificação: 10 anos

Obras de Mozart e Música tradicional chinesa

São Carlos 

09 de setembro, sábado, 19h

Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”

Rua 7 de Setembro, 1735 – Centro

Informações: (16) 3371-4339

Ingressos: Entrada franca

Retirada: 1 hora antes do início do concerto

Classificação: 10 anos

Obras de Mozart e Música tradicional chinesa

Ribeirão Preto

10 de setembro, domingo, 18h

Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Informações: (16) 3977-8111

Ingressos: Entrada franca

Retirada: 09/09 das 14h às 18h, 10/09 das 14h às 18h

Classificação: 10 anos

Obras de Brahms e Música tradicional chinesa

Pang Wai Lun pipa (instrumento tradicional chinês)

Pablo de León violino

Horácio Schaefer viola

Roberto Ring violoncelo

Pablo Rossi piano

– Programa:

Johannes Brahms (1833-1897) 

Quarteto com Piano nº 2 em Lá Maior, Op. 26

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) 

Divertimento para Trio de Cordas em Mi bemol Maior, K. 563 

Música tradicional chinesa 

The Moon Represents my Heart, Jasmin, Canções Folclóricas de Xinjiang, Horse Race, Dança da Tribo Yi.

PROGRAMA

Música Tradicional Chinesa

O encontro do trio de cordas com a Pipa, um dos instrumentos mais antigos da cultura chinesa, transportará a audiência para uma jornada inesquecível através das paisagens sonoras do Oriente com as obras: The Moon Represents My Heart, Jasmin, Canções Folclóricas de Xinjiang, Horse Race e Dança da Tribo Yi.

Brahms

Brahms sempre escreveu com maestria, sua música frequentemente explora uma ampla gama de emoções, variando entre momentos delicados e introspectivos, e momentos apaixonados e intensos. Estreado com o próprio compositor ao piano, o “Quarteto nº 2” se divide em quatro movimentos capazes de transitar em um grande lirismo em sua abertura e a uma intensidade dançante, impetuosa e crescente em seu encerramento.

Mozart

O “Divertimento em Mi bemol” foi a única obra composta por Mozart para a formação de violino, viola e violoncelo. É considerada uma referência para a música de câmara, e que por muito tempo foi tida como inatingível em termos de execução. A composição apresenta uma qualidade e virtuosismo acima da média, característica muito recorrente na criação operística de Mozart.

BIOGRAFIAS

Trio León/Schaefer/Ring

Comemorando em 2023 vinte e dois anos de atividade, este time de peso do cenário da música clássica brasileira reúne o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring. 

Juntos desde 2001, o grupo já ultrapassou a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil. Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, em concertos prestigiosos na Série Llao Llao no Alvear em Buenos Aires, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago. 

Já receberam convidados do mundo todo, entre eles os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França), Pablo Rossi e Cristian Budu (Brasil), entre outros. 

Juntamente com o pianista francês Emmanuel Strosser gravaram o arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven.

Pang Wai Lun

Natural de Hong Kong, Pang Wai Lun é formado pela Academia de Artes Performáticas, onde estudou Pipa com Wong Chi-ching e Cheung Yim-yu, e Ruan com Lei Qun-an. Recebeu uma bolsa de estudos pela Fundação do Banco HSBC e estudou Pipa em Pequim com o Ren Hong.

Em 2013, Pang conquistou o Prêmio de Ouro no Concurso Internacional de Pipa para Jovens, organizado pelo Centro de Treinamento e Comunicação da Fundação China Soong Ching Ling.

Como solista, Pang se apresentou com várias orquestras, incluindo “Lady Hua-Mulan” em 2013 e “The Conqueror Unarms” em 2014, com a Associação de Música Chinesa Yao Yueh, “The Moon Aloft” em 2014 e “Newly Transcribed Excerpt

in the Mode of Yu” em 2015, com a Orquestra Chinesa Wang Kwong.

Pablo Rossi

Vencedor do 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003, Pablo Rossi é considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais.

Ganhou seu primeiro concurso com sete anos e foi ganhador de mais de dez primeiros prêmios em concursos internacionais, com destaque ao Encuentro Internacional de Jóvenes Músicos (Argentina) e o Concurso Internacional de Piano Ciutat de Carlet (Espanha). Aos treze anos teve sua estreia nacional, solando à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra.

Dentre as diversas orquestras nacionais e internacionais com quem Pablo tem colaborado, encontram-se os Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.

Informações à imprensa

Taís Santos

(11) 98066-7705


Compartilhar