Festa do Toro Candil de Porto Murtinho (MS) pode ser declarada patrimônio imaterial

Festa do Toro Candil de Porto Murtinho (MS) pode ser declarada patrimônio imaterial

20 de outubro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Apresentado nesta manhã pelo deputado Zeca do PT (PT), o Projeto de Decreto Legislativo 25/2023, que declara a festa do Toro Candil de Porto Murtinho como patrimônio imaterial e cultural do Estado de Mato Grosso do Sul. A declaração reconhece sua importância histórica, cultural e social para a população sul-mato-grossense.

O texto destaca que o Poder Executivo, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, promoverá a adoção das medidas cabíveis para registro do bem de que trata este Decreto Legislativo, que entra em vigor no dia de sua publicação. A matéria segue para análise de sua constitucionalidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). 

O reconhecimento da festa popular do Toro Candil como patrimônio imaterial e cultural do Estado consiste na valorização desta importante prática cultural do povo murtinhense, que ocorre em sinergia com o povo paraguaio, fortalecendo a identidade e os laços sociais e culturais históricos entre os povos irmãos da fronteira sul-mato-grossense com o Paraguai. O Toro Candil é comemorado no dia 8 de dezembro, na celebração do dia da Nossa Senhora do Caacupê”, justificou o deputado.

Agência ALEMS


Compartilhar