Fomento à agricultura familiar: Sebrae/MS e Suzano atendem produtores de Selvíria em projeto para geração de renda

Fomento à agricultura familiar: Sebrae/MS e Suzano atendem produtores de Selvíria em projeto para geração de renda

4 de outubro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Iniciativa beneficia cerca de 100 famílias de três assentamentos com palestras e acompanhamento técnico para melhoria da produção

Com a proposta de fomentar a agricultura familiar e alavancar a economia local, o Sebrae/MS e a Suzano implementaram em Selvíria o projeto “Desenvolvimento e Geração de Renda para Produtores Rurais”, destinado aos moradores dos Assentamentos São Joaquim, Alecrim e Canoas. Ao todo, cerca de 100 famílias são beneficiadas no município.

Por meio da iniciativa, o grupo recebe conhecimento técnico e apoio para melhorar a produção e acessar novos mercados.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Márcio Ohashi, explica que o intuito é fazer com que os produtores rurais participantes ampliem as vendas e garantam o sustento das famílias.

“Além das palestras, agendamos atendimentos técnicos, o que foi muito elogiado pelos assentados. Esse público tem pouco acesso às informações, então, é importante levar conhecimentos para o dia a dia deles, contribuindo para que produzam mais e com melhor qualidade, o que vai gerar mais renda e trazer mais qualidade de vida para todos”, esclarece.

Segundo o gerente de desenvolvimento social da Suzano, André Becher, com esse trabalho é possível promover a inclusão produtiva do grupo e trazer melhorias para a comunidade.

“A parceria da Suzano com o Sebrae para o desenvolvimento socioeconômico no Vale da Celulose faz parte de uma série de ações da empresa, visando honrar o seu compromisso de retirar famílias da linha da pobreza nas regiões onde mantém operações. Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e, com ações como esta, pretendemos melhorar a qualidade de vida de centenas de famílias, promover inclusão social e contribuir para a construção de um futuro mais justo e menos desigual onde estamos presentes”, disse.

O projeto teve início em Selvíria, em agosto, com a realização dois Dias de Campo – o primeiro na Associação dos Produtores do Assentamento São Joaquim e o segundo no Assentamento Canoas. Em cada dia, a programação contou com três palestras técnicas: “Produção eficiente: os vínculos entre nutrição, reprodução e leite”; “Leite de qualidade: estratégias integradas contra mastite e parasitas na produção leiteira” e “O poder do associativismo: porque juntos somos mais fortes”.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Canoas, José Ribamar Ferreira, a ação foi de grande relevância para os produtores dos dois assentamentos.

“Foi muito bom, trouxe grande repercussão e despertou o interesse dos produtores rurais sobre o manejo das vacas leiteiras. Estão todos de parabéns”, destaca.

Sidney de Almeida, produtor rural do Assentamento São Joaquim, considerou o conteúdo das palestras muito importante e agora quer implementar melhorias na propriedade.

Valeu muito a pena, aprendemos o manejo da forma correta. E isso traz resultados práticos, evitando desperdícios e a melhoria do nosso lucro com o leite”, relata.

E para o assentado Edinaldo de Oliveira Santos, morador do Assentamento Canoas há 14 anos, a ação serviu para reforçar a importância das boas práticas na produção leiteira.

“Tem coisas que a gente sabe, mas vai esquecendo. As palestras serviram para nos lembrar das boas rotinas de manejo. Parabéns aos instrutores pela didática, foi muito gratificante participar”, finaliza.

Produtores apoiados na Costa Leste

Além de Selvíria, na região Costa Leste de Mato Grosso do Sul, o projeto “Desenvolvimento e geração de renda para produtores rurais” também é desenvolvido em Bataguassu, onde mais de 400 famílias recebem acompanhamento – 156 no Assentamento Santa Clara, 70 famílias no Assentamento Montana, e 217 famílias dos Assentamentos Aldeia I e II.

Além de palestras, o grupo já participou dos cursos oferecidos pela Rota Rural, quando aprendeu técnicas de queijaria e processamento de hortifrutis para a produção de compotas, geleias e doces.

As atividades da iniciativa, executada pelo Sebrae/MS e Suzano, em Bataguassu seguem até 2025.

Mais informações sobre podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, por meio do número 0800 570 0800.


Compartilhar