Fórum debate a campo seleção por fenótipo e genótipo

24 de junho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A seleção de gado de corte avançou muito no Brasil nos últimos anos e trouxe ao criador o desafio de embasar suas escolhas em dois pilares: o fenótipo (escores visuais) e o genótipo (dados e estatísticas). Na tentativa de mostrar a melhor forma de integrar as duas avaliações para maximizar resultados, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) reúne criadores na próxima terça-feira (28/06) no 1º Fórum Promebo na Prática. O evento inédito contará com animais de quatro raças (Angus, Devon, Charolês e Braford) ao vivo na Associação Rural de Pelotas (RS) e ensinará como valorizar o “olho do dono” e calibrar o gosto do criador com os dados disponíveis no Promebo.

“Será uma forma de orientação prática para os selecionadores. É uma oportunidade rara em um modelo diferenciado desenvolvido para aqueles que sabem a importância do Promebo na rentabilidade da fazenda e na excelência de seus produtos”, ponderou a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas. Segundo ela, avaliação genética e fenotípica precisam andar juntas. “Um reprodutor com excelente fenótipo não necessariamente terá bons dados para a característica que o criador busca para o seu plantel. Da mesma forma, um animal pode não ter o melhor fenótipo, mas ter os atributos para o seu rebanho. Saber usar todas as informações disponíveis é a forma de maximizar resultados”, explica.  

O Fórum ainda contará com palestra do chefe geral da Embrapa Pecuária Sul e consultor de genética do Promebo, Fernando Cardoso, que falará sobre “Como aumentar a produtividade e rentabilidade do seu rebanho usando as avaliações genéticas e os Sumários de Touros” e do zootecnista e proprietário da Meat Science Consultoria, Leandro Lunardini Cardoso, que detalhará a ultrassonografia de carcaça, importante ferramenta na seleção de animais com foco na produção de carne de qualidade. A programação também inclui apresentação de cases dos criadores Fernando Gonçalves, da Fazenda Santa Cecília, de Santiago (RS) e Paulo Azambuja, da Fazenda Santa Tereza, de Arambaré (RS), palestras que também serão ministradas na Associação Rural de Pelotas.

No mesmo dia, a partir das 19h30min, a ANC lançará, na sede da entidade (Rua Padre Anchieta, n° 2043), em Pelotas, o Sumário de Touros e Ventres 2022/2023. A novidade neste ano é a inclusão da raça Canchim, que se soma a Angus, Devon, Brangus, Charolês, Hereford, Braford e Ultrablack.

Para participar do Fórum e do lançamento do Sumário, é necessário inscrever-se pelo link tinyurl.com/forumpromebo. Interessados podem optar por acompanhar o evento de forma on-line pela plataforma Zoom.

Investimento
Os associados da ANC, inspetores técnicos e avaliadores serão isentos da taxa de inscrição. Para os demais interessados o valor é de R$ 100,00 para participação presencial ou on-line.
Confira a programação completa: 
8h30min: 
Abertura | Local: Associação Rural de Pelotas (Av. Fernando Osório, 1754)
9h: Palestra | Como aumentar a produtividade e rentabilidade do seu rebanho usando as avaliações genéticas e Sumários de Touros – Fernando Cardoso – Embrapa
9h45min: Case de Sucesso | Paulo Azambuja, da Fazenda Santa Tereza, de Arambaré (RS)
10h30min: Coffe Break
11h: Palestra | Ultrassonografia de carcaça – como os dados podem gerar informações para a seleção? – Leandro Lunardini Cardoso – zootecnista
11h30min: Case de Sucesso | Fernando Gonçalves, da Fazenda Santa Cecília, de Santiago (RS)
12h: Almoço
13h30min: Demonstração prática de ultrassonografia
14h30min: Análise conjunta de animais: Fenótipo x Genótipo
19h30min: Lançamento do Sumário de Touros e Ventres | Local: Sede ANC (Rua Padre Anchieta, n° 2043)  

Crédito da foto: Carolina Jardine 

Jardine Agência Com,.


Compartilhar