FPA: Análise de Mídia – 02/12/2020

FPA: Análise de Mídia – 02/12/2020

2 de dezembro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análise de Mídia – 02/12/2024

– Metrópoles divulga que integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária, a chamada “bancada do boi” do Congresso Nacional, viram um ponto positivo na recente crise envolvendo o Carrefour e o setor de carnes brasileiro.

Nos bastidores, deputados ligados ao agronegócio dizem que a crise ajudou a destravar, no Legislativo brasileiro, a votação do projeto da “reciprocidade ambiental”, demanda antiga do segmento.

A proposta proíbe o governo federal de assinar acordos que restrinjam produtores brasileiros, sem que medidas equivalentes sejam adotadas por outros países signatários.

A urgência do projeto foi aprovada na quarta-feira (27/11), com apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A expectativa é de que o mérito da proposta seja votado nos próximos dias.
Leia +: https://bit.ly/3Oxvxbp

– Poder 360 informa que o vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), disse ao Poder360 que o setor já contratou um escritório em Bruxelas (Bélgica) para processar declarações que considerem difamatórias.

A decisão vem na esteira de uma polêmica do setor com a rede de supermercados Carrefour, de origem francesa.

O grupo anunciou que deixaria de comprar carnes do Mercosul, o que inclui o Brasil.

Argumentou que os produtos não atendem seu padrão de qualidade. Em uma carta considerada “insatisfatória”, o Carrefour reconheceu a “alta qualidade” do produto local. Mas não mudou a política de compras.
Leia +: https://bit.ly/3ZiermQ

– Globo Rural fala que peça-chave na finalização dos termos para o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia em 2019 como ministra da Agricultura à época, a senadora Tereza Cristina (PPMS) afirma que o pacto birregional precisa ser assinado agora ou a melhor opção será “enterrar” a proposta e olhar outras oportunidades.

“Se desta vez não assinar, enterra e faz acordos bilaterais com países que queiram de fato fazer acordo”, defende em entrevista exclusiva ao Valor. Ela pondera que tais negociações devem necessariamente ser feitas via Mercosul, não isoladamente.
Leia +: https://bit.ly/4gdTZKz

– UOL destaca que a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira o projeto de lei que regulamenta a produção, o uso e a comercialização de bioinsumos.

A decisão é considerada um avanço porque esse tipo de produto ainda não tem regulamentação própria e funciona sob a lei dos agrotóxicos.

O PL 658/21 é de autoria do deputado Zé Vitor (PL-MG) e foi aprovado com o texto do relator, o deputado e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Sergio Souza (MDB-PR).

O texto, que segue para o Senado, também foi elogiado pela Frente Parlamentar Ambientalista.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) falou sobre a oportunidade que o projeto abre para agricultura familiar.
Leia +: https://bit.ly/3OwZLv5

– Poder 360 fala que a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4.689/19. A proposta fortalece o monitoramento e o controle das autorizações de desmatamento de vegetação nativa, além de aumentar as punições para os infratores.

A proposta exige que todos os produtores rurais autorizados a praticar o manejo florestal insiram informações no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e na plataforma do Sicar (Sistema de CAR).

Os dados deverão ser atualizados constantemente.
Leia +: https://bit.ly/3VkKAZD

– Globo Rural informa que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou na noite desse domingo (1/12) que a inflação brasileira, puxada pela alta nos preços dos alimentos, é causada pela desconfiança e pela especulação do mercado financeiro.

Fávaro disse que a safra em curso será boa e que não haverá falta de produtos básicos no país.

Ele destacou a possibilidade de recorde na produção de soja e milho, o crescimento do cultivo de arroz, a estabilidade no feijão e na produção de carnes.
Leia +: https://bit.ly/4eVDEZR

– Poder 360 divulga que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou 15 decretos na 6ª feira (29.nov.2024) que desapropriam áreas em 8 Estados brasileiros para a definição de quilombos.

Em cerimônia fechada no Planalto, também participaram os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Social e Agrário), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Nísia Trindade (Saúde).

A desapropriação de áreas é um dos passos no procedimento de titulação de territórios quilombolas, que ainda devem ser demarcados antes de serem regulamentados.

Segundo o governo, a “titulação desses Territórios Quilombolas é o primeiro passo para garantir autonomia e proteção das comunidades, promovendo a preservação de suas tradições culturais”, diz em nota.
Leia +: https://bit.ly/3CUhTMU

– Globo Rural fala que o governo federal prepara o lançamento da Estratégia Nacional de Adaptação ainda este ano.

Trata-se de um dos eixos do Plano Clima 2024-2035 que, ao lado da Estratégia Nacional de Mitigação, dará os caminhos da descarbonização da economia brasileira e do enfrentamento da crise climática em uma trajetória com melhor custo-efetividade e calculando-se uma taxa de crescimento do PIB de 2,6% ao ano.

Uma das peças centrais da iniciativa, a meta climática nacional para 2035, conhecida pela sigla NDC, foi lançada em novembro.
Leia +: https://bit.ly/3CUi76I

– Estadão informa que antes de encerrar o mandato como presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) quer deixar mais uma marca: a aprovação de projetos de segurança pública.

O deputado alagoano pretende realizar uma semana de votações em dezembro somente de propostas relacionadas ao tema. Há uma avaliação, contudo, de que o foco do Congresso no pacote de corte de gastos do governo pode atrapalhar esses planos.

A ideia, então, é pautar ações efetivas, mas nada muito polêmico, para facilitar a votação.
Leia +: https://bit.ly/3Zf3YZh

– Valor Econômico fala que o ministro da Secretaria de Relações Institucionais e articulador político do governo, Alexandre Padilha, afirmou que está confiante na aprovação pelo Congresso das medidas de contenção de gastos até o fim do ano, e que tem o compromisso dos presidentes das duas Casas legislativas nesse sentido.

Padilha admitiu que o Legislativo poderá ampliar os cortes propostos pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e esclareceu que o debate sobre a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil ocorrerá somente no ano que vem, com efeito em 2026.
Leia +: https://bit.ly/4fVebkI

– O Globo destaca que chamou atenção entre correligionários do PL a mudança de tom de Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de um de seus filhos concorrer à Presidência, em 2026.

Integrantes do partido afirmam que, há poucos dias, o capitão reformado passou a admitir, a portas fechadas, que um de seus herdeiros poderia concorrer à vaga.

Até poucos meses atrás, ele rechaçava com todas as forças essa ideia. Publicamente, Bolsonaro tem dito que o próprio será o candidato, mesmo inelegível.

O ex-presidente já foi alertado por conselheiros jurídicos de que a chance de reverter a sua situação na Justiça Eleitoral é zero.
Leia +: https://bit.ly/49dnr1b

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar