FPA: Análise de Mídia – 19/11/2024
20 de novembro de 2024Análise de Mídia – 19/11/2024
– Valor Econômico destaca que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou ao Valor nesta segunda-feira que a expectativa do governo federal é que o acordo entre União Europeia e Mercosul seja anunciado na reunião de cúpula do bloco sul-americano, em 6 de dezembro.
Antes, Fávaro afirmou que “os avanços são bastante animadores para que se chegue a um bom termo” e que “nunca estivemos tão perto desse acordo”.
Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “tratou e superou que questionamentos do Paraguai” sobre o acordo.
Leia +: https://bit.ly/4fSSiSJ
– Vaivém das Commodities, da Folha de S. Paulo, divulga que o dirigente da China, Xi Jinping, se encontra novamente com Lula.
Provavelmente terão pouco a discutir com relação ao agronegócio, mas a simples manutenção da estabilidade comercial entre os dois países é bom sinal para o setor. Foram-se os tempos de apenas chá, lichia e especiarias nessa relação comercial, como citado pelo líder chinês em artigo na Folha.
Os negócios subiram de patamar e se tornaram essenciais para os dois países. O Brasil já caminha para US$ 500 bilhões em exportações do setor para a China. Nos últimos 25 anos, conforme cálculos da coluna, foram US$ 494 bilhões.
Leia +: https://bit.ly/3Oh6MQq
– Globo Rural informa que o agronegócio brasileiro está atento aos debates da Cúpula do G20, que começou nesta segunda-feira (18/11), no Rio de Janeiro. Há acordos a serem firmados, com a intenção de mostrar protagonismo em temas correlatos como transição energética, resiliência climática e produtividade sustentável.
A China é um dos países na mira. Entre os segmentos de destaque a serem debatidos durante a Cúpula estão as frutas, biocombustíveis, como o etanol de milho, gergelim, sorgo, moídos bovinos e suínos.
Leia +: https://bit.ly/3AKZem2
– Poder 360 divulga que no último domingo (17.nov.2024) o primeiroministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, anunciou que o país irá doar U$ 60 milhões ao Fundo Amazônia, como maneira de reconhecer os esforços do Brasil ao reduzir os desmatamentos em 31% em 2023.
Os 2 países possuem uma pareceria de longa data relacionada a questões de clima e à preservação da floresta tropical.
“O sucesso do Brasil na redução do desmatamento é uma prova clara das ambições e da determinação do governo Lula. Mostra como medidas direcionadas podem produzir resultados importantes para o clima e a natureza”, disse o primeiro-ministro.
Em 2023 o desmatamento na Amazônia no Brasil atingiu o menor nível desde 2015, de acordo com dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite.
Leia +: https://bit.ly/4fTdiIV
– UOL destaca que o ministro italiano da Agricultura, Francesco Lollobrigida, rejeitou nesta segunda-feira (18) o projeto de acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul nas condições atuais e exigiu as mesmas “obrigações” para os agricultores de ambos os blocos.
O tratado entre UE e Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) “na sua forma atual não é aceitável”, afirmou. O pacto não se aplica à Bolívia, recentemente integrada ao bloco sul-americano.
Leia +: https://bit.ly/40ZxuEG
– Globo Rural fala que o Ministério da Fazenda espera uma queda de 1,7% no PIB da Agropecuária em 2024, em um movimento contrário ao desempenho geral da economia do país.
A informação está no Boletim Macrofiscal, divulgado nesta segunda-feira (18/11) pela Secretaria de Política Econômica. A previsão anterior da pasta era de uma retração de 1,9% este ano.
No boletim, a Secretaria explica que a mudança foi feita depois de revisões nas expectativas de produção nos segmentos de trigo, laranja, café, algodão e cana-de-açúcar.
Houve também uma melhora nas expectativas de abate de animais no terceiro trimestre deste ano. Na avaliação do Ministério da Fazenda, a agropecuária teve um leve crescimento de 0,2% no intervalo de julho a setembro, em comparação com o trimestre anterior.
Leia +: https://bit.ly/3Og1Prm
– Valor Econômico destaca que com o apoio cobiçado pelo PT para 2026, o PSD guardou sequelas da decisão do partido de apoiar rapidamente o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na eleição para a presidência da Câmara e abandonar o deputado Antonio Brito (PSD-BA), que renunciou à candidatura na semana passada após ficar sem espaço.
Parlamentares da sigla já admitem publicamente que a postura pode contaminar a relação da legenda com o Palácio do Planalto.
Apesar do compromisso de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não interferiria no processo de sucessão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a decisão do PT de aderir à campanha de Motta foi interpretada como um passo que teve a anuência do presidente.
Leia +: https://bit.ly/3OeXk00
– O Globo divulga que o Senado impôs nesta segunda-feira uma derrota ao governo na votação do projeto que altera as regras das emendas parlamentares.
Foi aprovada uma alteração no texto, sugerida pelo PL de Jair Bolsonaro, que engessa ainda mais o Executivo em caso de necessidade de cortes no Orçamento. A mudança, chancelada por 47 votos a 14, teve o apoio de partidos da base, como PSD e União Brasil. A proposta volta à Câmara dos Deputados.
O projeto foi apresentado com o objetivo de tentar resolver um impasse com o Supremo Tribunal Federal (STF), que bloqueou a execução das emendas.
Leia +: https://bit.ly/3AQYuf9
– Folha de S. Paulo informa que a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão na manhã desta terça (19) contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa que, segundo as investigações, planejou um golpe de Estado em 2022 para impedir a posse do presidente Lula (PT).
O petista derrotou o então presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma acirrada disputa de 2º turno. Durante seu mandato, o hoje inelegível Bolsonaro acumulou declarações golpistas e hoje é alvo de investigação da PF sobre o seu papel na trama que tentou impedir a posse de Lula.
Leia +: https://bit.ly/3YT0ZFL
Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com