FPA: Análise de Mídia – 24/07

FPA: Análise de Mídia – 24/07

24 de julho de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto destaque: Ministro da Agricultura Carlos Fávaro

– O Globo destaca que integrantes da chamada Bancada da Bala no Congresso articulam um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar o novo decreto de armas. De acordo com o deputado André Fernandes (PL-CE), o PDL já conta com mais 50 assinaturas e ganhou a aderência da Bancada Ruralista. O próprio presidente da Frente Parlamentar Ruralista, Pedro Lupion (PP-PR), já assinou o documento e prometeu empenho para conseguir mais subscrições.
Leia +: https://shre.ink/9lKS

– Portal R7 noticia que a Bancada do agro articula novas alterações à reforma tributária no Senado. Frente parlamentar quer mais mudanças, mesmo tendo negociado uma série de alterações na Câmara e votado majoritariamente a favor do texto.
Leia +: https://shre.ink/9llZ

– Folha de S. Paulo destaca que o Brasil assume neste ano mais uma liderança mundial no setor do agronegócio. Será, pela primeira vez, o maior exportador mundial de farelo de soja. O país retoma também a liderança mundial no milho neste ano. Esses dois produtos se somam a café, soja, açúcar, suco de laranja, celulose e carnes bovina e de frango.
Leia +: https://shre.ink/9uSY

– Valor Econômico divulga que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse em vídeo em rede social, nesta manhã, que irá “ajustar os protocolos de gripe aviária” em sua visita ao Japão com uma comitiva do ministério, parlamentares e empresários do agronegócio. O grupo viajou na sexta-feira à noite para uma missão no continente asiático. Além do Japão, a missão irá à Coreia do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes.
Leia +: https://shre.ink/9l08

– Globo Rural ressalta que autoridades ucranianas disseram que drones russos atacaram os portos ucranianos do rio Danúbio, uma das últimas rotas de exportação de grãos do país depois que a Rússia se retirou do acordo de grãos do Mar Negro. Segundo relatos de agências internacionais, a Rússia lançou um ataque de drones à infraestrutura portuária no Danúbio, que incluiu armazéns de grãos.
Leia +: https://shre.ink/9lHU

– Globo Rural destaca que seguindo uma orientação do Ministério da Agricultura, cinco Estados brasileiros já decretaram emergência zoossanitária para a gripe aviária na última semana. Até este domingo (23/7), Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia já havia adotado a medida estipulando um prazo 180 dias – o mesmo estabelecido pelo Governo Federal no último dia 22 de maio, quando foi decretado a emergência zoossanitária a nível nacional.
Leia +: https://shre.ink/9lWN

– Broadcast Agro, do Estadão, destaca que o Ministério da Agricultura pretende lançar o Plano Estratégico Inova Cacau 2030 antes da 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP28), para apresentá-lo como um projeto brasileiro durante o evento. Nos bastidores do 6º Fórum Anual do Cacau, realizado em Ilhéus (BA), na sexta-feira (21), a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Renata Miranda, afirmou que o plano deve ser publicado pela pasta até outubro.
Leia +: https://shre.ink/9lDt

– Folha de S. Paulo noticia que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse em entrevista à Folha que Jair Bolsonaro é perseguido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e insinua que Alexandre de Moraes, presidente da corte, provoca os apoiadores do ex-presidente com suas decisões. “Aí vão julgar o Bolsonaro, tem tantos dias para escolher do mês, ele escolhe o dia 22 [número do PL]. Isso, o cara do PL, da direita, que fez isso com ele [agrediu Moraes] lá na Itália, acompanha. Esse é o problema. Não somos nós que fazemos campanha contra ele. Ele [o apoiador de Bolsonaro] vê um negócio desse e não se conforma.”
Leia +: https://shre.ink/9l9r

– Valor Econômico fala que o embarque ainda não oficializado do Republicanos no governo com objetivo imediato de ampliar a base no Congresso é visto por lideranças partidárias e setores do Palácio do Planalto como o início de uma articulação alternativa ao candidato do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na sucessão em 2025 para o comando da Casa. O entendimento é de que a minirreforma ministerial teria como efeito a aproximação natural do governo com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), que já articula sua candidatura.
Leia +: https://shre.ink/9lhC

– O Globo diz que o posicionamento das bancadas dos estados na Câmara ainda espelha, em parte, os resultados das urnas nas eleições presidenciais do ano passado. Levantamento feito pelo GLOBO, com base nas principais votações do primeiro semestre, aponta que os deputados federais do Mato Grosso e de Santa Catarina são os mais oposicionistas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em média, 76% dos congressistas mato-grossenses e 73% dos catarinenses votaram contra interesses do Palácio do Planalto na Casa.
Leia +: https://shre.ink/9lhq

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar