FPA: Análise de Mídia – 30 e 31/01/2023

FPA: Análise de Mídia – 30 e 31/01/2023

31 de janeiro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análise de Mídia – 31/01

– O Presente Rural destaca afirmação do presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), onde diz que a restauração do Marco Temporal representa uma defesa vigorosa do direito de propriedade no país. Lupion ressalta que essa ação não se trata apenas de proteger os produtores rurais, mas também de assegurar a produção alimentar para o Brasil e o mundo.
Leia +: https://bit.ly/3OnLTUh

– O Globo ressalta que frentes parlamentares da Câmara ligadas ao setor produtivo, como a do Empreendedorismo e da Agropecuária, trabalham para apresentar um projeto de regulamentação da reforma tributária em paralelo ao governo federal. Depois de criarem um grupo de trabalho para elaborar a proposta, os congressistas querem um texto autoaplicável, ou seja, que não necessite de regulamentação do Executivo para ser aplicado.
Leia +: https://bit.ly/482kMVI

– Folha de S. Paulo destaca que diante das dificuldades e perdas de produtores rurais, o ministério da Agricultura prepara um plano de ajuda que deverá prever uma linha de crédito em dólar e com juros reduzidos no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a prorrogação de parcelas de contratos que são subsidiados pelo Tesouro Nacional.
Leia +: https://bit.ly/48TdBk5

– CNN Brasil ressalta que a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres, disse nesta terça-feira (30) que as negociações entre o Mercosul e a União Europeia para chegar a um acordo comercial continuam, depois de dúvidas recentes sobre o estado das conversas. Os comentários de Prazeres, feitos em coletiva de imprensa para apresentar o balanço do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimentos do G20, vieram após a Comissão Europeia ter dito que continua a buscar um acordo comercial com o Mercosul.
Leia +: https://bit.ly/3SnE6al

– Valor Econômico destaca que com seguidas reduções nas estimativas para a safra 2023/24, em razão de fatores climáticos, o Ministério da Fazenda já receia que o desempenho da agropecuária possa frear o crescimento da economia neste ano.
Leia +: https://bit.ly/3u5tNQ9

– IstoÉ ressalta que o memorando de entendimento assinado nesta terça-feira (30) entre Brasil e Bolívia para cooperação em fertilizantes favorece a produção dos insumos em ambos países, avaliou o Ministério da Agricultura, em nota. Conforme antecipado pelo Estadão/Broadcast, os países firmaram acordo para cooperação sobretudo em fertilizantes potássicos, nitrogenados e fosfatados, além de calcário e insumos agrícolas de forma geral.
Leia +: https://bit.ly/42kTmJu

– Globo Rural destaca que o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, afirmou nesta terça-feira (30/1) que a Pasta vai acompanhar de perto o novo levantamento da safra de grãos brasileira em curso pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ele defendeu os números divulgados pela estatal e rebateu questionamentos de representantes do setor produtivo quanto aos dados de projeção de colheita.
Leia +: https://bit.ly/3SOALm9

– Valor Econômico destaca que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nessa terça-feira (30) a demissão do diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alessandro Moretti, considerado o “número 2” na estrutura do órgão, e de outros quatro servidores da agência. A exoneração foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”. O substituto é Marco Aurélio Cepik, atual diretor da Escola de Inteligência da Abin, nomeação publicada na mesma edição.
Leia +: https://bit.ly/49ghoHP

– Folha de S. Paulo noticia que probabilidade de União Brasil caminhar com Lula em 2026 é maior do que não, diz ministro. Celso Sabino, do Turismo, diz respeitar anseios individuais de integrantes do partido, como governador Ronaldo Caiado.
Leia +: https://bit.ly/4bhPvkm

– Caderno de Opinião do Estadão destaca que o Congresso terá ano produtivo apesar de eleições municipais, com reformas e agenda ambiental. Regulamentação da reforma tributária, pauta do meio ambiente e até pacote de reforma administrativa estão nas listas de desejos de Brasília para o ano.
Leia +: https://bit.ly/3u3P50w

– Portal R7 destaca que em entrevista exclusiva na sexta-feira (26), o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), declarou que “não consegue enxergar o Congresso Nacional aprovando” a medida provisória que propõe a reoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. O deputado também criticou a determinação de Fachin que suspendeu decisões que impediam demarcação de terras indígenas no PR.
Leia +: https://bit.ly/48NThQW

– Portal Capital News noticia que o Programa Combustível do Futuro (PL 4516/2023) deve trazer um aumento gradual da utilização do biodiesel. Este é um dos pontos que deve ser acrescentado pelo relator, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), ao projeto original. Em entrevista ao portal Brasil61.com, o parlamentar afirma que o objetivo é elevar ao patamar de 20% a mistura do biodiesel ao diesel fóssil, com possibilidade de ampliação. Hoje, o percentual mínimo de adição obrigatória de biodiesel estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética é de 14%.
Leia +: https://bit.ly/4bsoawa

– IstoÉ, repercute Estadão Conteúdo, e ressalta que em ofício enviado na sexta-feira, 26, ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) apresentou uma série de propostas para socorrer os agricultores do setor. Entre as propostas , está a liberação de R$ 500 milhões do Tesouro para alongar as dívidas dos produtores do Estado afetados pela estiagem. A entidade também propôs a criação de duas linhas emergenciais de crédito.
Leia +: https://bit.ly/42iUeya

– Estadão destaca que o ‘agronegócio está na iminência de uma crise, mas governo tomará medidas antes’, diz ministro. Carlos Fávaro, da Agricultura, afirma que cenário se deve à quebra na safra de grãos, preços baixos das commodities e custo elevado de produção; medidas emergenciais passam por crédito, renegociação das dívidas e apoio à comercialização.
Leia +: https://bit.ly/47UNEz1

– Globo Rural ressalta que cobertura de seguro rural diminui no Brasil, na contramão de concorrentes. Em tempos de extremos climáticos que afetam a produção, área segurada no país caiu quase 53% desde 2020.
Leia +: https://bit.ly/3UfoTdS

– Valor Econômico destaca que líder do governo defende reforma no sistema de inteligência do país. Posição do PT vem no rastro de investigações sobre suposto monitoramento ilegal de autoridades e cidadãos comuns pela Abin, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Leia +: https://bit.ly/47Y49dP

– Estadão noticia que Eduardo Bolsonaro diz que operação contra Carlos é ‘ilegal’, ‘imoral’ e acusa PF de excessos. Deputado federal diz que agentes cogitaram apreender telefones dele e do irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que não são alvos da operação.
Leia +: https://bit.ly/3HFMwF4

– O Globo destaca que o presidente luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que, se ficar provado que Alessandro Moretti, número dois da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), favoreceu investigados pela PF e manteve relações com Alexandre Ramagem, não há “clima” para ele permanecer no órgão.
Leia +: https://bit.ly/48JIF5D

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar