Franquias discutem tendências do setor, liderança e engajamento na transformação digital
26 de setembro de 2023Temas fazem parte da Reunião da Regional ABF Interior de São Paulo, que terá apresentação de iniciativa inédita para a região e a participação do presidente da ABF, Tom Moreira Leite
O mercado de franquias cresceu 12,9% no 2º trimestre, sendo 4% (faturamento) e 6% (unidades) em Rio Preto. Para discutir esta e outras questões do setor, a ABF – Associação Brasileira de Franchising promove no próximo dia 28 de setembro (quinta) a Reunião da Regional ABF Interior de São Paulo. O evento, voltado a associados da entidade, irá ocorrer na Bella Capri Rio Preto Redentora e deve reunir cerca de 100 pessoas de franqueadoras e players do interior paulista.
Nos últimos anos, Rio Preto vem se consolidando como um polo de franqueadoras. Há cerca de 61 redes franqueadoras associadas sediadas na região, que representam mais de 7.636 mil unidades em todo o país. O mercado de franquias presentes no município (sediadas ou não) também é bastante representativo, tendo faturado R$ 1,3 bilhão em 2022, contando com mais de 1.450 unidades de franquias e gerando 12 mil empregos diretos. Segundo o último Ranking ABF das 30 Maiores Cidades em crescimento de número de unidades de franquias, divulgado em outubro de 2022, Rio Preto foi a quarta cidade com maior variação, 30,6% entre 2021 e 2022, sendo a primeira entre as cidades paulistas.
Durante o evento, será apresentada uma iniciativa que visa reconhecer o mercado de franquias em Rio Preto e trazer oportunidades, que contará com a participação de representantes, além da ABF, do Sebrae, da Prefeitura de Rio Preto e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento.
Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “estamos acompanhando um movimento das franquias brasileiras para polos regionais no interior e Rio Preto é um dos destaques. De forma geral, as redes buscam consumidores ávidos por marcas conhecidas e uma oferta de serviços mais sofisticados, condições que estão em Rio Preto e Região, com a vantagem de aqui haver também redes e fornecedores locais que já difundem o sistema”.
O Diretor da ABF Regional Interior de São Paulo, Guto Covizzi, ressalta que “Rio Preto tem essa forte característica empreendedora, visando não apenas o mercado local, mas o país como um todo e até o exterior. Temos redes e grupos estabelecidos que podem contribuir com o desenvolvimento do setor como um todo. Na reunião, vamos promover este networking e trocar boas práticas para uma expansão sustentável do franchising”.
A programação do evento contará com uma palestra do presidente da ABF sobre “Liderança e Engajamento em tempos de Transformação Digital”, painéis sobre como planejar e executar um repasse bem-sucedido e comunicação e dados para o sucesso do negócio, além de mesas redondas sobre temas do dia a dia das franquias. Fechando a programação de conteúdo, haverá uma visita técnica a rede rio-pretense Mercadão dos Óculos.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita.
Associação Brasileira de Franchising