Goiás foi o estado do Centro-Oeste que mais criou empresas em abril, revela Serasa Experian

Goiás foi o estado do Centro-Oeste que mais criou empresas em abril, revela Serasa Experian

26 de julho de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Mato Grosso do Sul marcou os menores números da região; no cenário Brasil, Microempreendedores Individuais equivaleram a 75,4% do total de novos negócios

São Paulo, 26 de julho de 2023 – O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou que, em abril, 28.656 empresas foram criadas no Centro-Oeste do país. Dessas, a maior parte estava no estado de Goiás, que marcou a abertura de 11.816 novos empreendimentos na região. Confira no gráfico abaixo os dados das demais Unidades Federativas (UF):

Sudeste registra a maior abertura de empresas no país

Ainda de acordo com o Indicador da Serasa Experian, a maior parte dos empreendimentos criados no país em abril estavam localizados no Sudeste (151.072). O Sul veio logo em seguida, com a abertura de 56.544 empresas. Depois estavam o Nordeste (47.431), Centro-Oeste (28.656) e Norte (15.195). Veja no gráfico abaixo dados por Unidade Federativa (UF):

Cenário Brasil mostra MEIs como maioria na criação de empresas

Em abril, 298.898 novos negócios passaram a existir no país. Dentre eles, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, 225.263 eram Microempreendedores Individuais (MEIs), ou seja, representavam a fatia mais expressiva, de 75,4%. “Essa é uma natureza jurídica muito popular porque, além do custo reduzido para dar início ao empreendimento, outros fatores como declarações e tributos simplificados, incentivo às linhas de crédito e benefícios previdenciários, tornam a opção bastante atrativa para aqueles que estão começando no mundo dos negócios”, explica o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Confira nos gráficos abaixo os dados gerais e das demais naturezas jurídicas: 

A análise por segmento mostrou que o de “Serviços” foi o que mais registrou criação de empresas em abril, com 213.773 empreendimentos abertos. Em sequência estavam o “Comércio” (62.684), a “Indústria” (18.903) e a categoria “Demais” (3.538), que contempla negócios do setor “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”.

Por Viviane Garcia


Compartilhar