Governo Federal firma parceria com Universidade Agrícola da China

Governo Federal firma parceria com Universidade Agrícola da China

20 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Cooperação se dará na área de agricultura familiar, em bioinsumos e na mecanização agrícola

Representando o Governo Federal, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, fizeram uma reunião com representantes da Universidade Agrícola da China para tratar da cooperação entre os dois países. Na ocasião, foi assinado protocolo de intenção entre a Universidade Agrícola da China e a Universidade de Brasília (Unb).

O foco em conteúdo nacional é prioritário, mas há, ainda, a sinalização da chegada, no Rio Grande do Norte, de maquinário chinês de sete empresas (22 tipos de equipamentos e 31 unidades) para testes e validação. O governo do estado planeja, ainda, ver instalada uma fábrica chinesa com tecnologia voltada, justamente, à agricultura de caráter familiar.

Atualmente, a Região Nordeste responde por 50% da agricultura familiar praticada no Brasil, mas o índice de mecanização é de 2%. O economista e ativista do Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, reforçou a importância do investimento no campo a partir da produção de famílias, e sinalizou importantes demandas, como o apoio à produção de fertilizantes orgânicos, intercâmbio de sementes de arroz e trigo e energia solar concentrada.

Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com edição da Agência Gov


Compartilhar