Governo realiza missões em MS e PR para garantir proteção a indígenas

Governo realiza missões em MS e PR para garantir proteção a indígenas

16 de julho de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Missões vão mediar conflitos fundiários, após ataques com armas de fogo que deixaram diversos indígenas feridos

Em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania , o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a Funai iniciam, nesta terça-feira (16), duas missões para mediar conflitos fundiários nos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, após ataques com armas de fogo ocorridos no fim de semana que deixaram diversos indígenas feridos. Um contexto de conflito do Rio Grande do Sul também vem sendo monitorado e acompanhado pelo MPI.

Durante o final de semana, indígenas Guarani Kaiowá levaram a cabo ações de retomada de territórios tradicionalmente ocupados nos municípios de Douradina e Caarapó, no Mato Grosso do Sul. Um grupo de dez pessoas foi atacado por cerca de 50 homens armados no sábado (13). No domingo (14), outra retomada conduzida pelos indígenas, em Caarapó, foi atacada a tiros.

A Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de MS, disponibilizou uma equipe para acompanhar os indígenas que deram entrada para atendimento hospitalar.

No início do mês, a ministra Sonia Guajajara remeteu um ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública solicitando a emissão de portaria autorizando o emprego da Força Nacional de Segurança Pública na área.

EBC


Compartilhar