Hack-a-feira: a tecnologia ao serviço do varejo

Hack-a-feira: a tecnologia ao serviço do varejo

22 de agosto de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
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Maratona de programação resultou em nove ideias de aplicativos que podem facilitar a vida de clientes e melhorar o faturamento de empresas; as três melhores levaram prêmio em dinheiro

Menos filas, estoque otimizado e cliente satisfeito. Essas foram as principais soluções almejadas nos três dias de Hack-a-Feira, uma maratona de programação que, durante o último final de semana, reuniu cerca de 70 profissionais, acadêmicos e entusiastas de tecnologia no Living Lab Sebrae MS, em Campo Grande. 

Na noite do último domingo, 20, as nove equipes que completaram a maratona apresentaram suas ideias de aplicações diante de seis jurados, que avaliaram critérios como a técnica e também o plano de negócio. “São dois critérios básicos: primeiro a técnica, se tudo aquilo que eles prometeram fazer realmente foi implantado, e para isso parte dos jurados era especialista nisso, e depois como plano de negócio, se a ideia pode ser de fato implantada na loja, e qual o impacto de inovação daquela ideia no dia-a-dia da empresa”, explica o diretor de tecnologia do Grupo Pereira e organizador do evento, Alfredo Lopes. Além disso, as equipes também foram avaliadas no pitch, a apresentação para vender a ideia do time. Para ele, o Hack-a-Feira atingiu em cheio o objetivo. “Todas as ideias estavam muito bem sintonizadas com o varejo e estamos muito satisfeitos com a imaginação e a capacidade de todo mundo”. 

Em primeiro lugar ficou a ideia “iShopCart”, um carrinho de compras inteligente que, utilizando o smartphone do cliente através de um QR Code, já escaneia e faz a cobrança dos produtos, eliminando a necessidade de enfrentar filas e passar por um atendente. A equipe, composta pelos programadores Wagner Júnior e Eduardo Máximo, além do engenheiro de automação Erik Mota e do especialista em IoT (Internet das Coisas) Jefferson Vieira, levou para casa um cheque de R$10 mil e a empolgação em tirar o projeto do papel. “Quando recebemos a tarefa, imediatamente pensamos: ‘como resolver esse problema de fila?’ Se a pessoa já usa o carrinho, ele mesmo pode fazer o checkout, então não tem mais fila nem nada para resolver”, resume Wagner. 

O segundo lugar ficou com a equipe Vision Insight, que desenvolveu uma aplicação chamada Fila Digital, que otimiza o tempo de espera nos caixas, evitando que os clientes precisem ficar parados, aguardando a sua vez. O app substitui a fila física por uma online, e os consumidores ficam livres para circular nas lojas. Quando chega a vez de fazer o checkout, ele recebe uma notificação e se encaminha ao caixa. 

E em terceiro lugar ficou a equipe Jovens Padawans, que criou o GP SuperApp, um aplicativo de cashback e benefícios que fideliza os clientes e oferece descontos em toda a rede do Grupo Pereira. Ao realizar as compras no Comper, por exemplo, o cliente ganha pontos que podem se transformar em descontos no Restaurante Trudy’s, frete grátis nas entregas ou até mesmo vouchers do no posto de combustíveis da rede. 

Foto: Divulgação

Network e aprendizados

O prêmio em dinheiro, apesar de atrativo, não foi o único objetivo dos participantes do hackaton. A oportunidade de aprender com profissionais da área e melhorar o network também foram muito visadas. “Essa jornada foi incrível pra mim, aprendi muitas coisas em pouquíssimas horas. Conseguimos entregar um produto bacana e com muito potencial, mas pra mim o mais importante foram as habilidades que desenvolvi aqui dentro, como resolver problemas, como se relacionar com os colegas e até mesmo como negociar e vender sua ideia”, avalia a acadêmica de Ciências de Dados da UFMS, Carolline Anderson. 

E mesmo as ideias que não saíram vencedoras do evento ainda podem ter mais uma chance. Mentores de outras áreas e “olheiros” do setor de inovação estiveram presentes durante todos os dias de maratona, com o objetivo de identificar ideias que tivessem aplicabilidade e potencial de mercado, como o líder da comunidade InovAtiva, um hub de empreendedorismo e inovação, Leandro Vigo. “Sempre que tem esse tipo de evento, nós, enquanto comunidade, viemos pra somar, ajudar e tentar de alguma maneira criar novas startups. Inclusive, caso surja interesse das equipes, a gente vai ajudar o pessoal a criar startups e aprimorar as ideias. Ajudamos a fazer todo o projeto com eles, sem cobrar nada, e os colocamos em contato com as aceleradoras do governo e as particulares que a gente tem acesso no ecossistema”. 

Uma das equipes foi surpreendida com um convite “ao vivo” para tirar a ideia do papel. A equipe Scrat apresentou uma ideia que utiliza Redes Neurais (sistemas de computação cujo funcionamento é inspirado no cérebro humano) para prever quebras de estoque, algo que animou o CEO da Multicoisas, Lindolfo Martin, um dos jurados do evento. Ao final da noite, ele convidou o time a testar na prática a viabilidade do projeto, em uma das lojas da rede. “Vocês apresentaram o santo mas não contaram o milagre, agora é a chance de mostrar ‘na vida real’ se a ideia funciona mesmo”, brincou Lindolfo. 

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebrou seus 60 anos de história em 2022. Atualmente, conta com 17 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem mais de 100 unidades de negócio, incluindo 29 lojas da rede de supermercados Comper, 54 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 16 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), uma agência de viagens e dois postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 900 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. 

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Por Grupo Sato


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