Hospital de Belo Horizonte promove ações para ampliar a experiência dos pacientes
19 de julho de 2024Visita pet, passeio na praça e apresentação de música foram as iniciativas que ajudaram a estreitar a relação entre equipes e pacientes
Crédito da imagem: Divulgação (Na imagem, o senho Divino, Sua filha e a enfermeira)
Em junho, foi celebrado o dia “What Matters to You?” ou “O Que Importa Para Você?” – um movimento mundial que busca estimular uma melhor relação entre médicos, colaboradores e pacientes nos serviços de saúde a partir de um gesto simples: a escuta.
Inspirado nesta campanha, durante todo o mês de junho, um hospital de Belo Horizonte promoveu diversas iniciativas para ampliar a confiança, o respeito e o fortalecimento das relações entre profissionais e pacientes.
Visita pet, passeio com pacientes na praça, apresentação de música e treinamentos com o corpo clínico e colaboradores foram algumas das ações realizadas.
“Queremos estimular nos colaboradores e no corpo clínico uma boa prática de modo que se torne recorrente: perguntar e fazer ‘o que importa para você?’, seja para os colegas de trabalho ou nosso paciente. Esse exercício permite ampliar a nossa capacidade de escuta e buscar fazer o que realmente importa para eles. O nosso resultado reflete o que fazemos diariamente e temos todas as habilidades para entregarmos a melhor experiência para nossos pacientes”, explica Viviane Cunha, diretora técnica do Hospital Unimed – Unidade Contorno, localizado em Belo Horizonte.
Visita pet
Uma das ações de maior sucesso entre pacientes e corpo clínico foi a visita do cão Hope. O golden retriever, treinado para ser um “cão terapeuta”, levou emoção e alegria aos corredores da unidade.
Vestido a caráter com sua roupinha junina, ele possibilitou momentos de descontração às equipes e, principalmente, aos pacientes em condição de interagir com o “doguinho”.
Diversas pesquisas têm demonstrado o efeito positivo da interação entre animais e pacientes internados. Esses encontros podem ajudar a reduzir o estresse, aliviar a solidão, além de oferecer uma sensação de conexão significativa e até incentivar a recuperação física.
Para garantir a segurança assistencial, foi seguido à risca o Protocolo para Visita de Animais Domésticos e de Estimação em Hospital.
Entre os requisitos obrigatórios estão a apresentação do cartão de vacinas, que deve estar em dia, e o banho em pet shop realizado em menos de 24 horas.
Hope faz parte do projeto de extensão Terapia Assistida por Animais, realizado pela Faculdade de Veterinária do Centro Universitário UNA. Ele também é bem ativo nas redes sociais e possui um perfil no Instagram: @hope_ogolden.
Respirar ar puro e música
O Hospital Unimed – Unidade Contorno também possibilitou que dois pacientes internados na unidade fizessem um passeio pela Praça Floriano Peixoto. Um dos agraciados foi o paciente Divino Pereira Silva, de 76 anos, internado há mais de 40 dias, acompanhado de sua filha.
Dar uma volta ao ar livre é uma atividade corriqueira. Mas, para pacientes em longo período de internação, a oportunidade de passear em uma praça pode se tornar um verdadeiro evento.
Os banhos de sol oferecem várias vantagens, tanto para a saúde física quanto mental dos pacientes. Segundo a médica, a exposição à luz solar nos horários indicados é crucial para a síntese de vitamina D, essencial para a saúde óssea e a função imunológica.
Além disso, ela melhora o humor ao estimular a produção de serotonina, um neurotransmissor que contribui para a sensação de bem-estar e felicidade.
A atividade também promoveu a socialização do paciente com a equipe, criando um ambiente mais positivo e estimulante, o que contribui para a redução do estresse.
Para alegrar o dia dos pacientes internados, a equipe também realizou, no final do mês de junho, a visita de um violinista que se apresentou nos corredores do hospital para pacientes e equipes assistenciais.
Assim como as outras iniciativas, percebe-se que a música, em geral, também contribui para o estado emocional dos pacientes e para promover um ambiente hospitalar mais positivo e acolhedor.
Nathalia Gôrito
Relacionamento com a Imprensa
nathalia.gorito@redecomunicacao.com
(31) 9 9217-6603
(31) 2555-5050