Hospital Municipal da Brasilândia entra na Virada Sustentável

Hospital Municipal da Brasilândia entra na Virada Sustentável

21 de novembro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento de sustentabilidade, dias 28 e 29 de novembro, terá exposição imersiva, moda circular e práticas esportivas, como basquete e artes marciais

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, se prepara para entrar na Virada Sustentável 2024, oferecendo uma programação diversificada e gratuita para toda a comunidade.

Nos dias 28 e 29 de novembro, a partir das 10h, o evento promete envolver e encantar crianças e adultos com uma série de atividades planejadas para promover uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade.

Os participantes poderão escolher três peças de roupas doadas, participar de brincadeiras monitoradas no jardim e desfrutar de sessões de dança e esporte.

As palestras foram cuidadosamente planejadas para despertar o interesse e o pensamento crítico sobre temas relacionados à sustentabilidade em um ambiente acolhedor e educativo.

Moda circular

Na Virada Sustentável, a moda circular está na vanguarda da promoção de práticas sustentáveis, incentivando a doação, a reciclagem e a reutilização.

A seleção de roupas de segunda mão são um exemplo de como reduzir nosso impacto ambiental.

Ao escolher peças que já tiveram um dono anterior, as pessoas estão contribuindo para minimizar o desperdício e a poluição gerada pelos processos industriais tradicionais.

“Aqui unimos a solidariedade com o conceito da moda circular que preconiza a economia de recursos ambientais. Essa ação promove a conscientização sobre o consumo responsável e também gera economia para as famílias fortalecendo nosso vínculo com a comunidade”, afirma Carla Ribeiro, supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e uma das responsáveis pela organização da Virada Sustentável no HMB.

Exposição imersiva

Três áreas foram preparadas para a exposição que usa tecnologia para garantir uma experiência imersiva. O tour começa pela sala dos vídeos que apresentam o impacto ambiental da atividade humana e termina no corredor sensorial que “apagará” o olhar com o escuro, trazendo a sensação de se estar em meio à floresta, com cheiros e barulhos característicos.

A devastação provocada pelas queimadas é o alerta do cheiro dessa última sala e o ingresso, impresso numa folha com sementes para plantar, é a esperança que se renova com a conscientização. Por isso, quem sai dessa experiência é convidado a escolher três roupas que estarão expostas no espaço. Todas são frutos de doações que passaram por lavanderia e estão em araras a espera de novos donos. 

“Assim nós conseguimos nos conectar com a comunidade e dividimos essa visão de responsabilidade com o meio ambiente”, explica Fernando Tavares, gerente de Infraestrutura do IMED e um dos organizadores da virada no HMB.

Virada é um movimento

O evento, considerado o maior festival de mobilização para a seguimento no Brasil, foi criado em 2011, em São Paulo. Cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus já realizaram suas edições, reunindo organizações da sociedade civil, órgãos públicos, movimentos sociais e grandes empresas.

Na Zona Norte, o HMB estreia no movimento querendo trazer a comunidade para o debate sobre como transformar o mundo a partir de ações individuais.

“Convidamos toda a população para participar e se engajar com ações práticas que podem transformar a cidade e o nosso futuro. A Virada Sustentável é uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos fazer a diferença no meio ambiente e na sociedade”, anuncia Carla.

Dia 28 de novembro no HMB

10h: abertura do evento

10h30: abertura da exposição imersiva

10h30: abertura do espaço de moda circular

11h às 12h: palestra Secretaria Municipal de Meio Ambiente

14h às 15h: palestra Eficiência energética para crianças

15h às 16h: curso Eletricidade básica (jovens e adultos)

16h: Encerramento do primeiro dia da Virada com distribuição de mudas

Dia 29 de novembro no HMB

10h: abertura da exposição imersiva

10h: abertura do espaço de moda circular

10h às 11h: Ginástica

12h às 13h: Artes Marciais

14h às 16h: Basquete

15h às 16: palestra Alimentação saudável

16h: Encerramento da Virada com distribuição de mudas

Endereço: Av. Michihisa Murata, 150 – Jardim Maristela, São Paulo
Assessoria do Hospital Municipal da Brasilândia

Contatos da assessoria Assessoria do Hospital Municipal da Brasilândia

ECCO – Escritório de Consultoria e Comunicação E-mail: christiane@ecco.inf.brHMB terá programação para adultos e crianças na Virada Sustentável dias 28 e 29/11. (Foto: IMED)


Compartilhar