Ideias para melhorar atendimento no transporte metroferroviário serão premiadas nesta terça, 22/10, em São Paulo
21 de outubro de 2024A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizam a cerimônia de entrega do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, nesta terça, 22/10, 14h, dentro da Semana de Tecnologia Metroferroviária, no Nikkey Palace Hotel, R. Galvão Bueno, 425 – Liberdade, São Paulo (SP). “Estas ideias são projetos com enorme possibilidade de implantação para melhorar a infraestrutura que atendeu 2,48 bilhões de passageiros em 2023”, diz Luis Guilherme Kolle, presidente da AEAMESP. Em dez anos, praticamente todos os laureados foram implantados pelas empresas do setor. Segundo Kolle, conhecer tais projetos significa entender novidades em trens e metrôs nos próximos anos.
Além de terem participado de rigoroso processo de seleção (foram quase 110 projetos inscritos), todos os trabalhos serão expostos dentro da programação da Semana de Tecnologia, que pode ser acessada por este link
Os trabalhos finalistas do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU são:
Finalistas – Categoria 01 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.
1. SIEC: precificação para manutenção, investimento, construção e concessão de linhas metroferroviárias, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Dalmo Silveira, Anderson Calesso Izidoro e Vagner Carrara.
2. Progresso Urbano Sustentável: Obras Metroviárias e Relações de sucesso com a comunidade do entorno, Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ SP, Daniel Agra.
3. Análise de dados em auditoria para prevenção de fraudes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Erika Aparecida Siqueira Nanci, Juliana Stark.
4. Remanejamento de adutora para construção de túnel em área de grande adensamento urbano, Consórcio ICC (Expansão linha 2 verde), Jean Roberto dos Santos Margarido, Daniel Agra, Saulo Augusto Castro.
5. Alternativas de expansão do sistema de trens urbanos de Porto Alegre, Trensurb, Tiago Zulian
Finalistas – Categoria 02 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.
1. O geoprocessamento como ferramenta de gestão ambiental da Companhia de Trens Metropolitanos – CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Danilo Gonçalves de Araujo Amorim, Matheus Augusto Reis Silva, Ricardo Pereira da Silva.
2. Treinamento de atendimento a pessoas autistas pelos empregados da segurança do Metrô de São Paulo, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP, Gilson Siqueira do Nascimento.
3. Gestão de Riscos como suporte às tomadas de decisão, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Maria Luísa do Vale ozKalustyan, Sergio de Carvalho Junior, Carlos Eduardo Teixeira Scheliga.
4. Linha da Moda, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Natália Cristine Sales do Prado, Danilo Gonçalves de Araújo Amorim , Guilherme Lopes Soledade.
5. Reduzindo Custos sem Comprometer a Qualidade, MetrôRio, Robson Rocha, Igor Fuscaldi, Jonatas Cristiano Rodrigues.
Finalistas – Categoria 03 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.
1. Força de Movimento das PSD`s: Correlação com a Corrente e Aplicações em Monitoramento Contínuo, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP, Alexandre Mascarenhas, Carlos Alfredo Santos, Gilson Cappellano, Alessandro Lins, Constantinos Theodoridis, Rogério Patta, Marco Machado.
2. Transbordo de passageiros com utilização de prancha, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Anderson Ribeiro da Conceição, Edison Aparecido Candido, Daniel Amelio de Lucena, Fabio de Moura Tavares, João Victor Barriento Secco.
3. Aplicação de rede geodésica para o projetos segregações- MRS Logística, MRS Logística, Aurenice da Cruz Figueira, Luis Eduardo Abrantes Russo.
4. Sistema de automatismo dos registros e ocorrências dos ativos da manutenção, ViaQuatro, Caique Fernando Candido Augusto, Sandra Regina Cacioli, Silvia Aparecida da Costa Canals, Diego Sousa Almeida, Gustavo Leal do Amaral, Maurício Messa , Herik Ishihara Abranches.
5. Visão Computacional aplicada a Inspeção em AMV com Drone, MRS Logística, Marcelo Augusto Landim do Rosario, Alexandre Carvalho, Ronaldo Nogueira.
Debates sobre mobilidade e tecnologias do futuro
A abertura do evento (terça, 22, a partir de 12h) deverá contar com a participação do Secretário Nacional de Mobilidade, Denis Andia; do presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores; da Chefe para a América Latina da UITP, Eleonora Pazos; do presidente da CPTM, Michel Sotelo Cerqueira; do presidente da SPTrans, Levi dos Santos Oliveira; do diretor de operações da Trensurb, Ernani da Silva Fagundes; dirigentes de empresas públicas e privadas, representantes de administrações públicas do estado e das empresas da cadeia de valor sobre trilhos.
Com programação a se iniciar com visita aos estandes dos patrocinadores na MetroFerr Lounge Experience, o primeiro dia terá a entrega do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANP Trilhos-CBTU, palestra da Trensurb e exposição da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo.
Saiba mais sobre o evento em AEAMESP – 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Conheça raio x do transporte metroferroviário em – https://anptrilhos.org.br/o-setor/
Conheça a AEAMESP em https://www.aeamesp.org.br/
Cleinaldo Simões Assessoria – Nayara Alves