III Marcha das Mulheres Indígenas reúne lideranças em Brasília

III Marcha das Mulheres Indígenas reúne lideranças em Brasília

12 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Ato marca a reivindicação por mais espaço de poder e luta contra o garimpo ilegal. Evento ocorre até o dia 13 de setembro

A capital Federal sedia, até esta quarta-feira (13/09), a III Marcha das Mulheres Indígenas. Nesta edição, a marcha tem o tema “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais”, reafirmando o compromisso das mulheres na preservação dos territórios indígenas como parte fundamental da proteção da existência dos povos indígenas.

O encontro é promovido pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e as Mulheres Biomas do Brasil, e conta com o apoio do Governo Federal, que tem um Ministério para a temática, o dos Povos Indígenas, chefiado por Sônia Guajajara. A pasta está com uma tenda permanente no evento, promovendo atividades e espaços de diálogo e escuta às participantes.

A programação da II Marcha das Mulheres Indígenasinclui debates, lançamento de livros, grupos de trabalho e apresentações culturais, entre outros. O objetivo é conectar e reconectar a potencialidade das vozes das ancestralidades que são as sementes da terra, que compõem a rede ANMIGA, fortalecer a atuação das mulheres indígenas, debater os desafios e propor novos diálogos de incidência na política indígena do Brasil.

Como parte da jornada de luta por direitos, em janeiro de 2023 foi realizada a Pré-Marcha das Mulheres Indígenas, sob o tema “Vozes da ancestralidade dos 6 biomas do Brasil”, com a participação de mais de 200 mulheres, estimulando debates coletivos na perspectiva da política indígena na construção e manutenção de direitos a nível nacional.

Participação do Ministério das Mulheres

O Ministério das Mulheres está presente na Marcha. Para isso, preparou uma agenda de atividades com a participação da ministra Cida Gonçalves. A programação da Tenda do MMulheres conta com rodas de conversa e distribuição de materiais, além de serviços de orientação.

Segundo a pasta, “as reivindicações da III Marcha das Mulheres Indígenas buscam a consolidação e o fortalecimento da presença de mulheres indígenas em diferentes espaços de representatividade. Temas como o enfrentamento à violência de gênero e à violência política, emergências climáticas, acesso à educação e saúde, demarcação de terras, entre outros, estão entre as pautas que serão debatidas durante o encontro”.

Funai apoia e marca presença na Marcha

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também está presente na III Marcha das Mulheres Indígenas. Além da participação da presidente Joenia Wapichana e da ouvidora Maial Kayapó, a fundação está fornecendo apoio logístico para mulheres indígenas participarem do evento.

Por: Agência Gov, com informações do Ministério das Mulheres e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)


Compartilhar