illycaffè divulga resultados do primeiro semestre de 2024
29 de julho de 2024Receitas consolidadas de 289,1 milhões de euros, um aumento de 3,8% a taxas de câmbio constantes em comparação com o primeiro semestre de 2023, impulsionadas por todos os principais mercados e canais de distribuição.
· EBITDA de 46,2 milhões de euros, mais 26,2% em comparação com 2023, com uma margem EBITDA de 16,0%, mais 2,9 pontos percentuais em comparação com o mesmo período de 2023
· Lucro líquido de 13,6 milhões de euros, duplicado em relação ao mesmo período de 2023
· Posição financeira líquida de 144,8 milhões de euros, um aumento de 16,8% em relação a junho de 2023
Trieste, 29 de julho de 2024 – No primeiro semestre de 2024, as receitas consolidadas da illycaffè atingiram 289,1 milhões de euros, refletindo um aumento de 3,8% em comparação com o ano anterior, impulsionado pelo crescimento em todos os principais mercados.
O EBITDA atingiu 46,2 milhões de euros, 26,2% a mais do que no ano anterior, devido ao crescimento orgânico das receitas e ao aumento da eficiência operacional do Grupo. A margem EBITDA melhorou para 16,0%, um aumento de 2,9 pontos percentuais em relação a 2023. O lucro líquido atingiu 13,6 milhões de euros, duplicado em relação aos 6,4 milhões de euros do primeiro semestre de 2023, graças ao aumento da rentabilidade operacional. A posição financeira líquida foi de 144,8 milhões de euros, mostrando uma melhoria de 16,8% em comparação com o exercício anterior, apoiada por tendências positivas de rentabilidade operacional e gestão eficaz do capital de giro.
Cristina Scocchia, CEO da illycaffè, comentou:
“Fechamos o primeiro semestre de 2024 com um crescimento de dois dígitos em todos os indicadores de rentabilidade, impulsionado pelo crescimento orgânico, sustentável e rentável em todos os principais mercados. Os Estados Unidos, em particular, alinhados com nosso plano estratégico, contribuíram significativamente para a expansão da receita, com os segmentos doméstico e fora de casa registrando aumentos ano a ano. Apesar do complexo ambiente macroeconômico e da contínua volatilidade e tendência de subida dos preços das matérias-primas, os nossos resultados nos permitem abordar com confiança o segundo semestre do ano e continuar os nossos investimentos na inovação sustentável e no aumento da capacidade de produção”.
Todos os principais mercados registaram um crescimento no primeiro semestre de 2024 em comparação com 2023. Os Estados Unidos registaram um forte aumento das receitas de 11%, apoiado principalmente pelos canais Ho.Re.Ca. e de comércio eletrônico. Todos os mercados europeus também registaram uma expansão em comparação com 2023, em particular Itália (+5%) e Espanha (+21%).
Do ponto de vista de canais, o crescimento foi impulsionado principalmente pelo Ho.Re.Ca., apoiado por uma taxa positiva de aquisição de novos clientes no segmento premium, pelo Modern Trade, através da contínua expansão da distribuição, e pelo e-commerce, impulsionado pelo recente lançamento de um novo e-shop.
Com base no desempenho no primeiro semestre de 2024, a illycaffè espera continuar aumentando as receitas e a rentabilidade no segundo semestre do ano, apesar da complexidade contínua do contexto macroeconômico e geopolítico.
Sobre a illycaffè
A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933 e comprometida em oferecer o melhor café ao mundo. Produz a blend único illy 100% Arábica, composto por 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, com um olhar constante para a inovação. A atribuição do primeiro “ Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” em 1991 no Brasil e o “Prêmio Internacional Ernesto Illy para o Café” em 2016 simbolizam seu compromisso com os cafeicultores, a quem a illy paga um preço premium por um café de qualidade. Em 2019, adotou o estatuto de Società Benefit nos termos da lei italiana e, em 2021, tornou-se a primeira empresa italiana de café a obter a certificação internacional B Corp, graças ao seu compromisso de respeitar os mais elevados padrões de desempenho ambiental e social. A empresa, que está presente em mais de 140 países, registrou receitas consolidadas de 595,1 milhões de euros em 2023.
ADS Comunicação Corporativa