Imersão com Pedro Kosovski marca início do processo de criação de novo espetáculo da Cênica
27 de março de 2023Encontro com diretor e dramaturgo carioca convidado para assinar dramaturgia e encenação de ‘Boi Material’ acontece na sede do coletivo rio-pretense, que no trabalho pesquisa a figura do boi para refletir sobre relações de poder na sociedade contemporânea
Coletivo teatral com foco no teatro popular fundado em 2007 em São José do Rio Preto, a Cênica dá início ao processo de pesquisa e criação de seu novo espetáculo adulto, “Boi Material”. O grupo recebe em sua sede para uma imersão o encenador, dramaturgo e professor universitário Pedro Kosovski, fundador da Aquela Cia de Teatro, do Rio de Janeiro, convidado para assinar a direção e o texto do novo trabalho. Esse primeiro encontro presencial teve início na quinta-feira, dia 23 de março, e segue até terça, dia 28.
Com previsão de estreia no segundo semestre, a montagem parte da figura do boi, que permeia o imaginário e o cotidiano regional e nacional das mais variadas formas, para refletir sobre a relação desigual do “homem” ocidental e capitalista com tudo o que considera não-humano ou menos humano e que, nessa lógica, existe tão somente para servir aos seus interesses.
A proposta é discutir por meio do espetáculo o ato político e estético de “estar vivo em coletividade” hoje no Brasil, a partir de uma investigação sobre a complexa multiplicidade do signo desse animal em nossa cultura. Seja na tradição que resiste viva na cultura popular, na narração capaz de reavivar uma experiência coletiva de oralidade, ou em seu sentido controverso como nos casos das festas de rodeio e da indústria de alimentos, que denota um perverso pacto social em torno das “vidas matáveis” – quais são as vidas realmente dignas de importância e quais são as que naturalmente aceitamos serem sacrificadas.
Essa é a segunda parceria do coletivo teatral com Kosovski. Em julho de 2019, a convite da Embaixada da França no Brasil/Instituto Francês do Brasil e do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), a Cênica participou de uma breve, mas especial, experiência com Kosovski: a leitura dramática da obra “Fiz bem?” (J’ai bien fait), da dramaturga francesa Pauline Sales, sob tradução e direção dele. Na ocasião, surgiu o desejo mútuo por um novo encontro artístico mais amplo e profundo. “Ao completarmos 16 anos de estrada em 2023, acreditamos ser um momento propício para refletirmos sobre nosso trabalho e também para esse reencontro, que nos trará a oportunidade de avançarmos na pesquisa sobre a ocupação de espaços, de mergulhar na experimentação e investigação de abordagens artísticas, estéticas e políticas que nos desafiem a sair de lugares já conquistados. Que, ao fim deste processo, possamos nos colocar como pessoas, artistas e coletivo em um novo lugar de reflexão, ação e criação”, assinala Fabiano Amigucci, ator e um dos produtores do projeto.
O Projeto Boi Material é viabilizado pelo Edital ProAC Nº 01/2022 – Teatro / Produção de Espetáculo Inédito, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Além da montagem do espetáculo, propõe a realização de outras seis ações, todas com acesso gratuito. São elas: lançamento do projeto com debate entre pensadores convidados/as, que farão provocações filosóficas, culturais, políticas e econômicas a partir da temática da peça; abertura do processo criativo para artistas e coletivos artísticos de São José do Rio Preto e região; ensaio aberto ao público seguido de palestra com Kosovski e elenco sobre o processo de criação do espetáculo; temporada com sete apresentações, distribuídas entre as cidades de São José do Rio Preto, Barretos, Araçatuba, Ribeirão Preto e Lins; roda de conversa após cada apresentação e produção e disponibilização ao público no canal da Cênica no YouTube de um vídeo documental, com acessibilidade em libras, sobre o processo de montagem.
Sobre a Cênica
Coletivo teatral de repertório fundado em 2007 em São José do Rio Preto, conta com onze espetáculos em circulação, concebidos para palco, rua, espaços alternativos e ambiente virtual. Ao longo de sua trajetória, suas pesquisas têm sido pautadas no teatro popular, na dramaturgia autoral, na música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico e na ocupação de ruas e espaços não convencionais. Para além de suas produções artísticas, o coletivo mantém, em sua sede, o projeto Território Cênico, voltado à pesquisa, formação e difusão artística-cultural, e realiza a Mostra Cênica Resistências.
Sobre Pedro Kosovski
Dramaturgo, diretor teatral e professor de artes cênicas da PUC-RIO e do Teatro O Tablado. Funda, em 2005, a Aquela Cia de Teatro, núcleo de criação e pesquisa da linguagem teatral. Concentra seus esforços artísticos em uma dramaturgia que está no trânsito entre os conceitos de memória coletiva e fabulação. Suas obras foram apresentadas nos principais festivais do Brasil, em Portugal, Colômbia e está prevista, em 2022, na França. Recebeu indicações e foi vencedor dos principais prêmios de artes cênicas do Brasil como Shell, APCA, Cesgranrio, Questão de Crítica, APTR, Aplauso Brasil, Zilka Salaberry. Foram encenadas vinte peças de sua autoria dentre as quais a ópera contemporânea “Aquilo que mais eu temia desabou sobre minha cabeça” (2017), que estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Três de suas peças que formam a “Trilogia Carioca” (Cara de Cavalo”, “Caranguejo Overdrive”, “Guanabara Canibal”) estão publicadas pela editora Cobogó. Traduziu a obra “Fiz Bem?” da dramaturga francesa Pauline Salles também publicada pela mesma editora. Atualmente, está em cartaz com “Chega de Saudade!”, espetáculo da Aquela Cia., dirigido por Marco André Nunes e no qual assina a dramaturgia.
Cênica na internet:
Site: https://cenica.com.br | Facebook: @cia.cenica | Instagram: @_cenica | YouTube: @ciacenica
Por Graziela Delalibera