Indicações Geográficas de MS valorizam gastronomia local e preservam tradição

Indicações Geográficas de MS valorizam gastronomia local e preservam tradição

7 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Sebrae/MS atua para fomentar a produção e certificação de produtos com Indicação Geográfica no estado

Mato Grosso do Sul é um estado rico em diversidade cultural e gastronômica. Além de abrigar ecossistemas únicos, como o Pantanal, a região tem uma série de produtos locais que são verdadeiras iguarias, como o mel do Pantanal, a linguiça de Maracaju e a carne sustentável pantaneira. Para garantir a qualidade e autenticidade desses produtos, as Indicações Geográficas (IGs) são uma opção, por reconhecer a origem e a tradição de cada um deles.

Nesse sentido, o Sebrae/MS tem desempenhado um papel fundamental na promoção e valorização das IGs do estado. Por meio do programa Pró Pantanal, a instituição vem trabalhando em parceria com os produtores locais e entidades representativas para incentivar a produção sustentável, o fortalecimento das cadeias produtivas e a busca pela certificação.

De acordo com a coordenadora do Programa Pró Pantanal do Sebrae/MS, Isabella Montello, o objetivo é garantir que esses produtos regionais possam chegar a novos mercados, gerando mais renda e valorizando a cultura e as tradições da região.

“Os produtos dos biomas de Mato Grosso do Sul, em especial do Pantanal, merecem reconhecimento e valor justo frente às qualidades que são agregadas pela nossa bioeconomia, o foco em sustentabilidade utilizado na produção, e os desafios embutidos no processo de fabricação. As identificações geográficas dão o destaque necessário a esses produtos, que mudam de status nas prateleiras e passam a carregar junto ao selo da IG toda reputação da região e/ou do formato de produção empregado”, ressaltou.

Com essa iniciativa, o Sebrae MS tem contribuído para a preservação do patrimônio cultural e ambiental do Pantanal, além de fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região. Conheça os produtos regionais de destaque:

Mel do Pantanal – A produção de mel no Pantanal é uma atividade que valoriza o meio rural, contribui para a preservação ambiental e fomenta a economia local. Produzido de forma sustentável e em conformidade com a preservação ambiental, o mel do Pantanal tem uma demanda crescente entre os consumidores que buscam produtos de qualidade e com identidade própria.

Com a certificação de IG, conferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o Mel do Pantanal passou a integrar a lista dos 100 produtos brasileiros que possuem esse selo, garantindo proteção ao patrimônio econômico e municipal da região. Essa é a primeira IG de uma região produtora de mel e a primeira da região Centro-Oeste. A cadeia do mel em Mato Grosso do Sul recebeu reforço com ações do Sebrae/MS, por meio do Pró Pantanal, que está atuando para fortalecer a governança e auxiliar empreendedores.

Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Katia Muller, a certificação oferece novas oportunidades de mercado e a possibilidade de agregar valor à toda a cadeia produtiva. “A Identidade Geográfica projeta o mel do Pantanal no mercado, além de agregar valor ao produto e garantir a credibilidade de um item que é produzido de forma sustentável, mantendo as peculiaridades únicas de produtos de origem da planície pantaneira”, pontuou.

Linguiça de Maracaju – A cidade de Maracaju, situada a 160 km da capital sul-mato-grossense, Campo Grande, tem sua história e tradição entrelaçadas à produção da linguiça artesanal, reconhecida pelo seu alto valor agregado. Em 2015, os produtores da iguaria conquistaram o registro da IG, que protege a linguiça contra falsificações de origem e produção. Com o apoio do Sebrae/MS, o processo envolveu um estudo detalhado do produto, levantamento de dados e documentação para registro no INPI.

A certificação da linguiça de Maracaju como selo de origem representa uma importante estratégia para a visibilidade e competitividade dos pequenos produtores locais. Além de proteger o patrimônio municipal e econômico da região, a certificação garante a procedência do produto, o que contribui para a geração de emprego e renda e preservação das suas particularidades.

Carne sustentável do Pantanal – Com uma tradição pecuarista consolidada, especialmente na região pantaneira do estado, Mato Grosso do Sul tem a oportunidade de se destacar no mercado de carne por meio de um sistema sustentável de criação. A Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) tem atuado junto ao Sebrae/MS, por meio do Pró Pantanal, para que consiga ampliar a produção de gado sustentável e lançar a carne sustentável com IG do Pantanal.

A certificação como Carne Sustentável do Pantanal tem sido uma importante iniciativa para valorizar os produtores locais e incentivar a preservação do meio ambiente em Mato Grosso do Sul. Em novembro do ano passado, entidades ligadas à pecuária do estado foram até o Rio Grande do Sul para conhecer detalhes sobre a IG da Carne do Pampa Gaúcho, criada pela Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho (Apropampa) desde 2006. As visitas ocorreram em propriedades ligadas às raças Hereford e Braford, bem como cases ligados à produção de uvas e azeite de oliva.

De acordo com Kátia Muller, analista-técnica do Sebrae/MS, a ação tem auxiliado os pecuaristas fortemente durante todo o processo de certificação, ofertando subsídio à certificação da carne para 30 propriedades na região pantaneira, das quais 13 já foram concluídas e 12 estão certificadas. “A certificação da Carne Sustentável do Pantanal tem sido uma oportunidade única de inserir o produto em um mercado mais exigente”, afirmou.

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, iniciativa do Sebrae, está fomentando atividades econômicas no eixo do agronegócio com o incentivo para ampliação da produção da carne sustentável e a orgânica. O programa também possui eixos de atuação no turismo e na economia criativa.

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Sebrae-MS


Compartilhar