Indústria de SC precisa de 118 mil profissionais com formação técnica
18 de julho de 2022Levantamento da CNI aponta demanda até 2025. Escola Técnica Tupy acaba de formar novos profissionais nas áreas de Mecânica, Metalurgia, Plástico e Edificações
Santa Catarina precisa qualificar, até 2025, 118 mil profissionais de áreas técnicas para atender as demandas da indústria. Os dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram o universo de oportunidades que os profissionais com essa formação terão pela frente.
A Escola Técnica Tupy, referência no ensino técnico, acompanha o ritmo. No dia 15 de julho, novos profissionais se formaram nos cursos técnicos de Mecânica, Metalurgia, Plástico e Edificações. A formatura ocorreu no Campus Anita Garibaldi, em Joinville.
Graduada em engenharia civil, a professora do curso de Edificações da ETT, Dilarimar Maria Costa, foi a paraninfa das turmas. Os professores Bernard Augusto Rodrigues (Edificações), Charles Schulter (Mecânica), Dacio do Nascimento (Metalurgia) e Gualter Nogueira Netto (Plástico) foram homenageados.
Marcada por muita emoção, a noite teve também uma homenagem surpresa à mestre de cerimônias do evento, Maria Inês Reinert. A professora e organizadora da tradicional Festa do Fundidor teve reconhecidas a sua trajetória e dedicação ao curso de Metalurgia por mais de três décadas.
Novos desafios
Convidada especial, a gerente das unidades UniSociesc, Marcela Xavier, diz que é extremamente gratificante ver esses estudantes formados e prontos para novos desafios. “A indústria enfrenta escassez de mão de obra qualificada e é uma honra para a ETT contribuir para a redução desse gap. Certamente, a formação técnica é um importante diferencial no mundo do trabalho e a maioria dos nossos estudantes consegue boas colocações antes mesmo de concluir o curso.”
O coordenador da Escola Técnica Tupy, professor Jeferson Marcelo, lembra que a formatura coroa o esforço dos estudantes e a dedicação dos professores. “Temos certeza de que esses novos profissionais saem daqui capacitados para fazer a diferença em suas profissões, assim como tantos outros que já passaram pela ETT e hoje se destacam no país e no exterior.”
Matrículas abertas
Com aulas práticas voltadas ao mundo do trabalho, altos índices de empregabilidade, infraestrutura moderna integrada ao universo acadêmico e laboratórios inovadores, a Escola Técnica Tupy está com matrículas abertas para os cursos técnicos em Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Enfermagem, Farmácia, Informática, Mecânica, Metalurgia, Metrologia, Plástico e Química.
Para fazer inscrição e iniciar a formação ainda no segundo semestre deste ano basta acessar o site www.ett.com.br e clicar na aba “Faça sua pré-inscrição”. O telefone para informações é (47) 3461-0252, com atendimento das 7h30 às 17h15. A ETT tem dois campi em Joinville: Campus Anita Garibaldi e Campus Park, no bairro Boa Vista.
Assessoria de imprensa ETT
Graziela Lindner
47 99176-0080
Fotos: Divulgação