Instituto Avon promoveu mais de 255 mil atendimentos em prol do enfrentamento à violência contra mulheres e da atenção ao câncer de mama
31 de março de 2023 Off Por Ray SantosFoto: arquivo
Braço social da Avon atua há quase 20 anos pela saúde, segurança e bem-estar das brasileiras por meio de iniciativas de conscientização, acolhimento, suporte e disseminação de conhecimento
Em 2022, o Instituto Avon, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos fundamentais da população feminina do Brasil, possibilitou 255.611 atendimentos e 1.847 capacitações em prol das causas que apoia: o enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e a atenção ao câncer de mama.
Desde a sua fundação, a organização já investiu mais de R$ 180 milhões em mais de 400 projetos, pesquisas e ações de conscientização.
Essa pequena amostra de atendimentos realizados ao longo do ano passado revela o quanto ainda precisamos evoluir enquanto sociedade para acolher e assegurar os direitos de mulheres que passam por entraves que as distanciam de seu pleno desenvolvimento e liberdade”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
Enfrentamento à violência contra mulheres
No primeiro semestre do ano passado, o Brasil bateu recorde de feminicídios, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registrando 1400 casos ao longo do período – média de quatro mulheres por dia. Para colaborar com a redução desses índices e facilitar o acesso da população feminina a redes de apoio, o Instituto Avon, em parceria com o Grupo Accor, continuou a ampliar a atuação do Programa Acolhe.
A iniciativa, implementada em 2020, é um pilar do Fundo de Investimento Social Privado Pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, criado com o objetivo de acolher brasileiras e seus dependentes em situação de violência e contribuir com o fortalecimento de políticas públicas.
Atualmente, 302 municípios, em 22 estados do país, estão habilitados a usar o programa. Somente em 2022, 403 pessoas foram acolhidas pelo projeto e 1376 servidores públicos que atuam em prol desta causa foram impactados.
Além disso, três novos acordos foram assinados com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, Consórcio ABC e Osasco para a execução do programa nestas regiões.
Outra iniciativa que auxilia o braço social da Avon no enfrentamento às violências de gênero é a assistente virtual Ângela.
Via WhatsApp, a chatbot recebeu 19.621 solicitações ao longo do último ano e gerou 219 encaminhamentos de pessoas em situação de violência para atendimentos multidisciplinares oferecidos pela organização, como acolhimento psicológico e orientação jurídica.
O objetivo da ação foi fortalecer as redes de proteção a mulheres do estado por meio da capacitação de agentes públicos.
No total, 120 profissionais participaram dos treinamentos.
Atenção ao câncer de mama
Visando contribuir com a melhora desse quadro, a organização deu continuidade, ao longo do ano, a uma série de projetos voltados para a conscientização sobre o tema, como a realização de 1.621 atendimentos sobre câncer de mama via Ligue Câncer – uma plataforma que, em parceria com o Instituto Oncoguia, esclarece dúvidas sobre todos os tipos da doença de maneira personalizada.
A instituição viabilizou 114.212 mamografias gratuitas e 111.828 atendimentos ao longo do ano por meio de uma Carreta da Mamografia, em parceria com o Hospital de Amor.
Durante o período de Outubro Rosa, a carreta permaneceu no Largo da Batata durante cinco dias e realizou 428 exames.
Cerca de 484 mulheres vêm sendo monitoradas pelo projeto, que também capacitou 311 profissionais da saúde em 2022.
O Instituto Avon também atuou intensivamente para a sanção da lei nº 14.450 para a implementação do Programa Nacional de Navegação de Pacientes com Neoplasia Maligna de Mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A eficácia desta metodologia foi verificada em um projeto piloto da instituição, que demonstrou que a navegação de pacientes reduz o tempo de espera para diagnóstico do câncer de mama, agiliza o início de tratamento para a doença e diminui as chances de abandono de cuidados médicos.
Formação cidadã
A participantes tiveram acesso a treinamentos sobre Gênero e Cidadania no contexto das violências; Saúde e Cidadania; Educação e Inclusão Digital; Educação Financeira, Empreendedorismo e Modelo de Negócio; e Liderança e Empoderamento Feminino.
Sobre o Instituto Avon
Por meio de ações próprias e também de parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de iniciativas que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas.
Desde a sua fundação em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 180 milhões no país em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5 milhões de mulheres e engajando mais de 120 empresas privadas em suas iniciativas.
Informações para a imprensa
Weber Shandwick – institutoavon@webershandwick.com
Catarina Marrão – (11) 9 9342.8644
Giulia Leocadio – (11) 9 4127.1620
Rosângela Pádua – (11) 9 8384.0141
Camilla de Andrade – (11) 9 8199.0409